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O Marketing de Conteúdo não é um conceito novo, mas tem se tornado cada vez mais popular devido a grande necessidade de remodelar toda a maneira como as marcas se comunicam. Nesse post eu quero abordar alguns conceitos básicos do marketing de conteúdo.

O que é Conteúdo?

Quando falamos sobre conteúdo, estamos nos referindo a postagens em blogs, imagens compartilhadas nas redes sociais, emails, apresentações de vendas, vídeos de treinamento, tudo isso é conteúdo.

Conteúdo é qualquer comunicação que ofereça valor para o público, o propósito pode ser informar, educar, entreter ou inspirar.

O marketing tradicional é sobre você, seus produtos, seus serviços, sua empresa. O marketing de conteúdo é sobre o público, suas necessidades, suas dúvidas, seus problemas, suas esperanças e sonhos. Se a sua comunicação está focada sobre o porquê de seus produtos ou serviços serem tão surpreendentes, isso não é conteúdo!

O que é Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido, levando a uma ação esperada (venda).

Marketing de conteúdo é pensar de forma estratégica como você pode interagir com seus clientes atuais e potenciais.

O conteúdo deve ser:

  • Valioso – deve ter real valor para o público.
  • Relevante – o conteúdo precisa ecoar os desejos do público.
  • Consistente – para ter a confiança do público precisa ser algo constante.

A missão do marketing de conteúdo é atrair e reter um público claramente definido. Você precisa saber exatamente com quem está falando, em que momento e em que dispositivo.

Na sua essência, o marketing de conteúdo é a criação e o compartilhamento de conteúdo útil, a fim de criar um relacionamento com seu público.

Conceitos Básicos do Marketing de Conteúdo

Muitas marcas simplesmente assumem que sabem o que o público quer receber de informação e iniciam a criação desse conteúdo. Errado. Antes de criar o conteúdo é preciso conhecer de verdade as necessidades das pessoas com as quais você deseja se comunicar. E depois analisar o impacto e aceitação de cada material criado.

Outro erro comum é criar o conteúdo, mas não ter o mesmo cuidado na hora de compartilhar, distribuir. O que se vê é muito conteúdo sendo empurrado, mas não comunicado.

Na ansiedade de estar antenado e conectado a todos os canais, muitas marcas criam vários formatos de conteúdo, perfis em muitas redes sociais, mas não gerenciam com estratégia essas redes, não cuidam de uma real participação nas redes. Criar um infográfico lindo e super relevante é ótimo, mas é preciso planejar também como esse material será distribuído.

Ter uma estratégia clara e documentada é fundamental. Descobrir o tipo e formato do conteúdo, bem como as plataformas mais susceptíveis a realmente envolver o seu público. É essencial ter uma estratégia de conteúdo sólida desde o início, para que você possa tomar decisões conscientes.

O calendário de conteúdo é a ferramenta que impede que você se perca. Se você estiver criando e curando uma ampla variedade de conteúdo por meio de muitos canais, você precisa de algum tipo de sistema para manter o controle dos seus esforços. Eu já compartilhei com vocês em outro post um método com templates para essa organização. Trata-se de documentar a informação chave que você vai abordar, com um título ou um tópico, autores, prazos, data de publicação e canal de distribuição.

Marketing de Conteúdo e SEO

Algumas pessoas pensam que se deve escolher entre marketing conteúdo e SEO, porém uma das razões de você estar investindo em marketing de conteúdo é o Google. Esse é outro tema que eu já abordei aqui no blog, clique aqui para ler o post.

Analytics

Aqui é como você valida o resultado de seus esforços. Monitorar, rastrear e medir tudo. Sempre. Você precisa entender o que está funcionando.

Muitos profissionais tomam decisões baseadas em opinião pessoal ou hipóteses. O grande lance do marketing digital é que você pode, praticamente em tempo real, medir todas as ações das pessoas. Quem clicou, quando, o que fez a seguir e etc.

Criar conteúdo para a web e não fazer uso de todas essas informações para alinhar estratégias e táticas é um grande erro e infelizmente muito comum.

Como você organiza o conteúdo que produz? E como faz o acompanhamento dos compartilhamentos? Deixe seus comentários!

Gostou desse post? Veja também o ebook gratuito sobre Marketing de Conteúdo!

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