Compartilhe:

Nesse post eu explico alguns conceitos básicos do Branding (gestão de marca). A palavra “marca” nem sempre é bem compreendida. Algumas pessoas usam o termo como sinônimo de empresa. Uma marca é realmente algo muito específico. Trata-se, em essência, de uma promessa ao comprador sobre o tipo de produto ou experiência que estão comprando, e como eles vão se sentir quando usá-lo.

A Coca-Cola é uma marca bem conhecida. A marca da Coca-Cola diz o que esperar da experiência de beber uma Coca-Cola e a diferencia de produtos similares. A frase have a Coke and a smile (beba uma Coca-Cola e sorria) define a marca de Coca-Cola na mente de muitos consumidores como uma experiência que os fará felizes.

Por que a estratégia de marca é tão importante?

Marcas fortes não acontecem simplesmente. São os resultados de uma estratégia de longo prazo que orienta como uma empresa faz negócios e está estreitamente ligada à sua compreensão das necessidades dos clientes.

Por que é importante ter uma estratégia de marca sólida também no B2B? Segundo McKinsey, é porque a marca serve como um tipo de guia para os tomadores de decisão, assim como para os consumidores, mas as apostas para o B2B são muitas vezes muito mais elevadas. Se um consumidor escolhe a marca errada de pasta de dente, ele sempre pode comprar um novo tubo se o produto não funciona.

Mas no B2B, escolher os produtos errados pode ter consequências desastrosas. Por exemplo, se um fabricante compra componentes de baixa qualidade para os produtos que fabrica, poderia custar a confiança não só de compradores B2B, mas também consumidores finais. Em suma, uma marca forte dá confiança ao cliente B2B para avançar com uma decisão de compra.

Público

A natureza do processo de compra é mais complexa no B2B, você precisa olhar não apenas quais empresas são susceptíveis de comprar seu produto ou serviço, mas também quem dentro dessas empresas vai tomar essas decisões. É um gerente de compras, um gerente de departamento ou uma equipe de executivos? Dependendo do valor de seus produtos, a decisão pode ter vários influenciadores e decisores. Você precisará de mensagens que fale com todos eles.

Promessa

A promessa da marca é a mensagem que fala ao seu público o que esperar do seu produto.

Uma promessa de marca é como a empresa se compromete com as pessoas que interagem com ela. Não é uma descrição do que uma empresa faz em um sentido literal, mas até certo ponto, é uma missão. Como a empresa cria e oferece valor.

Uma promessa de marca deve atingir três objetivos:

  • Transmitir um benefício atraente
  • Deve ser autêntica
  • Deve ser mantida, sempre!

Percepção

Uma maneira de saber qual a percepção da sua marca é pesquisar seus clientes atuais para descobrir o que eles pensam de sua marca. Os seus clientes potenciais conhecem a sua marca? O que eles pensam de você? O que você quer que eles pensem de você? Compreender como sua marca é percebida é especialmente importante se você quer mudar sua estratégia de negócios. Talvez você queira entrar em novos mercados, ou você foi conhecido como o provedor de preços baixos no passado, e agora quer mudar sua estratégia de preço.

A percepção de marca é de propriedade dos consumidores, não das marcas. Independentemente da sua mensagem, o que as pessoas estão pensando e dizendo sobre sua marca.

Valores

Define claramente o que orienta a tomada de decisão da sua empresa. Estes são os valores fundamentais que a sua marca pretende personificar. A visão representa o porquê de seu negócio, os valores definem como.

Os valores fazem parte do DNA de uma empresa.

Os valores estão no núcleo da sua marca. Eles são o centro do qual tudo irradia – incluindo o visual da marca (design), a mensagem (voz) e as relações (atendimento ao cliente).

Voz

Como sua marca “fala”? Qual é a sua personalidade? É séria ou divertida? A resposta a essas perguntas dependerá do público que você está tentando se engajar, e deve haver um ajuste entre o seu público e a voz que você usa para falar com eles.

Posicionamento

O posicionamento da marca é definido como a posição que uma marca tem (ou quer manter) na mente do cliente, é o que a diferencia dos seus concorrentes.

O posicionamento orienta as decisões de marketing e questões operacionais do seu negócio. Uma declaração de posicionamento ajuda você a tomar decisões importantes que afetam a percepção do cliente sobre sua marca.

Há muitos componentes em uma marca, incluindo logotipos e embalagens, o patrimônio da marca (que é o valor das percepções e expectativas sobre sua marca) e a voz.

Sua estratégia de marca é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento desses elementos de forma que eles trabalhem juntos na mente dos compradores para dar-lhes confiança ao considerar a compra.

Write A Comment