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Todo nós sentimos os efeitos de um mundo conectado 24/7, somos cada dia mais reativos e menos proativos. A solução: 10 Minutos de Mindfulness.

10 Minutos de Mindfulness por Dia

Estudos indicam que o treinamento mindfulness altera nossos cérebros e a maneira como nos envolvemos em nossos relacionamentos e atividades. Quando praticada e aplicada, a atenção plena altera o funcionamento da mente. Através da prática, a atividade cerebral é redirecionada de partes antigas do cérebro, incluindo o sistema límbico, para a parte mais nova e racional do cérebro, o córtex pré-frontal.

Desta forma, mindfulness diminui a atividade nas partes do cérebro responsáveis pelas reações de luta ou fuga e reações automáticas, enquanto aumenta a atividade na parte do cérebro responsável pelo que é chamado de função executiva (controle cognitivo). Esta parte do cérebro é o centro de controle de nossos pensamentos, palavras e ações. É o centro do pensamento lógico e controle do impulso. Simplificando, confiar mais na nossa função executiva nos coloca firmemente no banco do motorista de nossas mentes, e, sendo assim, de nossas vidas.

Um segundo pode ser a diferença entre alcançar os resultados desejados ou não. Um segundo é o suficiente para se tornar menos reativo e mais em sintonia com o momento. Nesse um segundo está a oportunidade de melhorar a maneira que você decide e direciona, a maneira que você se envolve e conduz. Essa é uma enorme vantagem para os líderes em trabalhos de alta pressão.

Aqui estão cinco dicas para ajudá-lo a se tornar mais consciente

  • Pratique pelo menos 10 minutos de mindfulness por dia. A maioria das pessoas prefere as manhãs, mas você pode escolher qualquer hora do dia.
  • Evite começar o dia lendo emails. Geralmente nossas mentes estão mais focadas e criativas nesse horário. Este é o momento de fazer o trabalho focado, estratégico e ter conversas importantes. Se você ler os emails nesse momento, sua mente será desviada e sendo assim você vai tender a ficar mais reativo ao longo do dia.
  • Desative as notificações. Os alarmes de notificação no seu telefone, tablet e laptop contribuem e muito para uma mente reativa. Eles nos mantêm mentalmente ocupados e nos colocam sob pressão, desencadeando respostas automáticas.

Experimente: Durante uma semana, desative todas as notificações e apenas verifique seu e-mail uma vez a cada hora (ou quantas vezes for necessário para o seu trabalho).

  • Elimine a multitarefa. Só faz manter a sua mente cheia, ocupada e sob pressão. Faz você reagir. Tente manter o foco em uma única tarefa e, em seguida, observe quando você encontrar sua mente vagando para outra tarefa – um sinal de que seu cérebro está buscando a multitarefa. Quando isso acontecer, abandone todas as tarefas supérfluas, mantendo o foco na tarefa em mãos.
  • Organize seu calendário. Agende um momento com você mesmo a cada duas semanas para avaliar o quão bem você está se saindo nas quatro dicas anteriores, ou como um lembrete para revisitar este post e atualizar sua memória. Considere convidar as pessoas a seu redor para fazer a mesma coisa. Isso lhe dá uma chance de avaliar uns aos outros, que pode ser útil e motivador.

Como você aplica a atenção plena no seu cotidiano? Escreva nos comentários.

Via Harvard Business Review

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