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De forma geral, uma landing page é qualquer página pela qual um visitante chega a seu site. No entanto, quando abordamos as landing pages no âmbito do marketing, é mais comum estarmos falando de uma landing page como sendo uma página independente da navegação do seu site que foi projetada para um único objetivo. Esse objetivo pode ser guiar o visitante para uma oferta que está em outra página ou obter dados do visitante, como nome e endereço de e-mail. Nesse post eu abordo em 15 passos simples uma auditoria que você mesmo pode fazer antes de lançar a sua landing page. Continue lendo e saiba como otimizar a conversão de uma landing page.

OFERTA

Clareza

  • O título é claro e responde as perguntas: “O que é essa a oferta?” e “Qual o benefício que terei com ela?”
  • A promessa feita no título é desenvolvida no conteúdo da página.
  • O título é atraente sem ser enganoso.

Consistência

  • As promessas estão expressas na página.
  • O design da página é consistente com a mensagem.

Relevância

  • A oferta é algo que sua audiência quer/precisa.
  • A linguagem empregada é personalizada em acordo com a audiência.

Visualização

  • O produto ou serviço está descrito ou retratado na página.
  • As características do produto ou serviço são apresentadas com fidelidade.

Todos esses pontos funcionam em conjunto. Você precisa ter uma oferta clara, atender às expectativas da audiência (consistência/relevância) e retratar a oferta e os benefícios de forma atrativa.

FORMULÁRIO

Formulário Visível

  • O formulário é rapidamente visto na página.

Número de Campos

  • A quantidade de informações que o visitante deve fornecer devem estar em acordo com a oferta.
  • Não é aconselhado incluir campos opcionais, se a informação não é relevante, melhor não estar no formulário.

Formulário Encorajador

  • O título no formulário deve ser convincente, deve deixar claro porque o visitante está preenchendo. Qual benefício terá em troca pelo envio das informações.

Call-To-Action (CTA) Visível

  • Se destaca.
  • É descritiva, por exemplo, não é apenas ‘Enviar’

Se o visitante não pode ver o formulário, então ele não vai preenchê-lo. É importante ter um número adequado de campos no formulário em acordo com o valor percebido da oferta. Um formulário com muitos campos deve ter um alto valor percebido. Se as pessoas vão enviar suas informações, elas precisam de uma boa razão para fazê-lo.

Também é importante apresentar um título sólido no formulário. Não basta repetir algo já dito na página ou usar o genérico “Preencha este Formulário” no título.

CONFIANÇA

Design Profissional

  • Layout é agradável e gira em torno de uma única ideia, que é a oferta.
  • As fontes utilizadas são consistentes e compatíveis com o layout.
  • As imagens são relacionadas a oferta.
  • O fluxo de página é intuitivo para o visitante.

Ícones de Confiança

  • A página apresenta ícones que reafirmam confiança de que os dados não serão repassados e que o site é seguro.

Depoimentos Autênticos

  • Sua página apresenta depoimentos.
  • Os depoimentos não são anônimos.
  • Incluem informações da pessoa que deu o testemunho; como nome, foto, empresa que trabalha.

Políticas e Práticas Claras

  • A política de privacidade está visível e próxima ao CTA.

HIERARQUIA VISUAL

Destaques nas Palavras Importantes

  • O layout da página guia o visitante para as áreas mais importantes na página.

Comunicação

  • As fontes, as cores, as imagens, a linguagem empregada, toda a página comunica com uma única voz.

Imagens

  • As imagens do produto não disputam a atenção com o CTA e estão alinhadas a linha de comunicação utilizada.

O layout da página não só ajuda a conquistar a confiança, mas também representa sua marca e determina o fluxo dos olhos do visitante. Uma landing page desequilibrada que não possui uma hierarquia visual clara vai confundir seus visitantes, e um visitante confuso não converte.

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