Compartilhe:

Manter um blog é um dos elementos básicos do Marketing de Conteúdo. Embora seja um canal bem conhecido há quase duas décadas, muitas empresas ainda têm dúvidas sobre o que escrever em um blog de negócios e como ele deve ser atualizado.

Sobre o que escrever?

A primeira pergunta normalmente é essa. “Sobre o que eu deveria escrever?”

Para definir qual será a linha editorial responda:

  • Qual o objetivo do blog? Por que fazer um blog?
  • Para quem será esse blog? Quem será a audiência?

Quando definimos o objetivo do blog, sabemos qual será o caminho trilhado para chegar a esses objetivos. O conteúdo do blog será o condutor para essas conquistas. Saber qual será a audiência é crucial para determinar qual linguagem utilizar, se será algo mais técnico ou uma abordagem genérica.

Quanto escrever?

A próxima pergunta provavelmente deve ser essa. “Qual deve ser exatamente o tamanho de um post?”

A regra geral para blogs de negócios é escrever entre 300 e 2000 palavras por post. O comprimento de um post é variável pois o que determina isso é exatamente o seu objetivo. Também depende do público. Será que a audiência ficará na página tempo suficiente para ler um post longo? Ou eles estão procurando informações rápidas?

Para não deixar essa pergunta com uma resposta tão ampla, de forma geral os posts devem ter entre 500 e 700 palavras, para ser algo mais dinâmico. Tenha em mente que um post tem a seguinte estrutura:

  • Introdução (em média 100 palavras)
  • Desenvolvimento (em média 300 palavras)
  • Conclusão (em média 100 palavras)

Qual a estrutura de um post?

Exponha o problema – ou seja, as dificuldades que o leitor enfrenta. Apresente a solução. Faça o link entre a solução e o seu produto ou serviço. Chame-os para a ação. Que ação você quer que os leitores tomem? Pode ser deixar um comentário ou enviar um email para você ou sua equipe. Seja claro e específico.

Que estilo é apropriado para um blog?

Um blog, mesmo sendo de negócios, deve ser interessante e envolvente, sendo também casual e pessoal. Não deve ser intimidante, não deve parecer com artigos científicos, muito menos com discurso de vendas. Independente de ser um blog B2B ou B2C, quem lê são pessoas. Pessoas de variados segmentos, com variados backgrounds de conhecimento.

Tanto quanto possível, o ideal é escrever como se fala. Como se fosse uma conversa. Um truque para ajudá-lo a encontrar a sua voz é gravar como você explica um produto ou um cenário de negócios para um cliente. Reproduza a gravação e ouça como você fala – como você descreve essas situações complexas em termos leigos.

Com que frequência escrever no blog?

Os blogs podem ser publicados diariamente ou até mesmo quinzenalmente. Para avaliar qual a frequência certa, liste uma série de tópicos que você vai abordar no blog. Organize esses tópicos e distribua ao longo de um mês. Se for possível escrever toda semana, ótimo. O ideal é que a frequência seja mantida, pois a audiência estará esperando pelas atualizações e se elas não vierem, seu público vai parar de esperar.

Uma vez que você sabe o quanto você quer escrever, selecione o dia da semana e siga seu calendário.

As postagens no blog devem ser agendadas?

Sim! Um blog é parte da estratégia de conteúdo. Seus tópicos devem se alinhar com outros itens no calendário editorial, como eventos e promoções. Além disso, o conteúdo não é desenvolvido apenas para o blog, os posts devem estar alinhados também às postagens em mídias sociais. Para que tudo esteja uniforme.

Manter um calendário e ter as postagens agendadas permite que a atuação da empresa em todas os canais se complemente. Por exemplo se você tiver uma postagem já agendada e acontecer algo que seja mais relevante escrever sobre, sem problemas, é só reorganizar o calendário. Bem melhor do que ficar sem conteúdo.

Como atrair as pessoas para o blog?

Você deve compartilhar seus posts nas redes sociais e investir em táticas de SEO. Quando você compartilha os posts, você atrai as pessoas até seu conteúdo e implementar a otimização do blog para as buscas faz com que você seja encontrado por pessoas que ainda não conhecem seu blog. Você pode também enviar atualizações do blog para seus contatos, pode ser a sua lista do Whatsapp ou sua lista de emails.

Seu blog não precisa ser apenas em texto. Vídeos e infográficos são ótimos para aumentar o envolvimento dos leitores. Mais importante, um blog não deve ser algo maçante, nem mesmo para você! Divirta-se.

Diagnóstico Gratuito de Marketing Digital

Write A Comment