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Nos últimos anos por conta das redes sociais, a interação entre clientes e empresas mudou muito. Novos recursos de comunicação surgem todos os dias e os aplicativos de envio de mensagens tendem a ficar mais dinâmicos graças aos Bots e ChatBots.

Mas o que é um ChatBot afinal?

O termo Bots vem do diminutivo da palavra Robot, ou robô em inglês. Bots são softwares de resposta automática, sua programação lhes permite executar tarefas predefinidas a partir do input (inserção de dados) que pode ser escrita ou por reconhecimento de voz.

Conheça o Que é um ChatBot em 4 Passos

Já os ChatBots, que permitem interação com pessoas reais, é a aplicação desses softwares em ferramentas de conversa a partir do gerenciamento de perguntas e respostas. Exemplos de algumas ferramentas que suportam o desenvolvimento de bots: Allo do Google, Messenger do Facebook, Telegram, Slack e Skype.

Quem pode utilizar?

Os ChatBots por permitirem interação em linguagem natural entre pessoas e um programa de computador (chat) vem ganhando muita visibilidade em todo o mercado, por isso suas aplicações existem para todos os gostos.
Pode ser utilizado desde pizzarias (Pizza-Hut, por exemplo), ajudando o cliente a fazer seu pedido de maneira rápida e eficiente, até grandes companhias aéreas, auxiliando o cliente a realizar Check In (chatBot KLM).

No Brasil, todos os dias temos novos exemplos de empresas que utilizam os ChatbBots para alavancar suas vendas, com atendimento 24/7 de forma consistente, e interagindo de uma maneira muito especial. Como exemplo temos: Casas Bahia, Natura, Prudence, PoupaTempo, Banco Original, Esporte Interativo e páginas de pessoas públicas como a do cantor Pablo.

Conheça o Que é um ChatBot em 4 Passos

Por que utilizar?

Imagine um cliente que precisa comprar algo de sua loja virtual e gostaria de saber o valor do frete e o prazo de entrega, agora imagine esse cliente lhe enviando essas perguntas e obtendo resposta apenas no dia seguinte pois foi quando você visualizou e pode responder. Acontece que devido a demora o cliente desistiu de comprar de você e adquiriu o mesmo produto de um concorrente cujo atendimento foi mais rápido.

Agora imagine um cenário onde o cliente obtém essas respostas instantaneamente e você, dono do negócio, nem precisou intervir, seu próprio ChatBot sanou as dúvidas do cliente rapidamente e o mesmo super satisfeito com o pronto atendimento fechou o negócio no mesmo instante.

Essa é a principal proposta dos ChatBots, interagir com pessoas instantaneamente, oferecendo pronto atendimento e auxiliando o cliente, além de otimizar o serviço de atendimento ao cliente realizado por humanos, aumentando a qualidade do atendimento já que funciona 24 horas por dia e 7 dias na semana.

Outra vantagem dos Bots é que não exigem instalação de nenhum aplicativo, proporcionando assim economia de espaço no aparelho do usuário.

Abaixo ilustração do uso dos aplicativos de mensagens nos últimos anos:

uso dos aplicativos de mensagens nos últimos anos

Imagine pedir uma pizza naquele lugar que você adora sem ter que baixar um aplicativo específico no seu celular e não precisar fazer nenhuma ligação. Além disso, para as empresas é menos custoso ter um ChatBot do que desenvolver um aplicativo somente para realizar tarefas diretas como atendimento.

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Também sabemos que troca de mensagens instantâneas é um dos meios de comunicação mais utilizados atualmente. As pessoas preferem se comunicar por mensagens de texto utilizando aplicativos do que via ligação telefônica.

Vamos supor que você entre em contato com seu banco, realiza uma ligação, sinal de ocupado, liga novamente, mensagem de voz e você na espera com aquelas musiquinhas bacanas de fundo, depois de esperar alguns longos minutos sem ninguém te atender, você provavelmente desiste e fica nervoso.

Agora pense que você pode interagir com seu banco a partir do messenger em sua página do Facebook, obtém resposta no mesmo instante e resolve seu problema sem stress. Fantástico, né?

Conheça os ChatBots em 4 Passos

E além de tudo, o brasileiro adota novas tecnologias rapidamente como podemos observar no caso do uso dos smartphones.

Onde podemos encontrar os ChatBots?

Agora no primeiro semestre de 2017 podemos encontrar ChatBots espalhados em praticamente todas as plataformas, Amazon Echo, Android, Discord, Email, iMessage, iOS, Kik, Messenger, Skype, Slack, SMS, Telegram, Twitter, Viber, Web:

A plataforma mais aguardada por toda comunidade de desenvolvedores (BotMakers) e marcas é do WhatsApp que está prevista para o segundo semestre de 2017.

Os ChatBots já fazem parte do nosso dia a dia, muitas vezes até indiretamente auxiliam em atividades rotineiras nos proporcionando mais tempo livre para gastar energia em tarefas mais prazerosas fora do meio digital.


Esse texto foi produzido por dois especialistas em ChatBots.
Jorge Junior (Tecnologia) e Daniela Costa (Comercial)
WhatsApp: (11) 9.7602-3444

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