O Marketing Digital emergiu como uma forma de unir os conceitos chave do Marketing às novas plataformas e tecnologias, as marcas têm agora muitas maneiras de se comunicarem diretamente com seus consumidores ou potenciais clientes. Desta forma, os conceitos de Branding também devem ser aplicados às mídias digitais e às novas tecnologias para desenvolver as marcas através de interações com os consumidores em seus dispositivos digitais. Em toda e qualquer interação da marca seu posicionamento deve estar claro, deve ser parte das ações, integrando todos os canais com a mesma voz, a mesma proposta de valor.

A cada dia, mais pessoas fazem seu primeiro contato com sua marca por meio de canais online. Encontram sua marca por meio de pesquisas no Google ou mídias sociais. Se você tem uma marca forte que foi construída para prosperar em canais digitais, esta é uma grande notícia! Se você tem uma marca com posturas completamente diferentes quando se comunica nos meios digitais e nos meios tradicionais, isso é sinal de alerta!

Marketing é o que você faz, Branding é o que você é.

Identidade Visual

Já é de conhecimento de todos a importância da construção de uma identidade visual eficaz para a sua marca, mas o mundo digital pode apresentar novos desafios que você pode não considerar se você iniciou o desenvolvendo da identidade de marca com olhos para a impressão. São muitos fatores que precisam de uma revisão para adequar a mesma identidade para um meio diferente: paleta de cores, logo, fontes, guia de estilos, perfis nas mídias sociais e assinaturas. Isso só para citar alguns deles. Além de toda a personalidade, cultura e psicologia que envolve a marca.

A Voz da Marca

A voz da sua marca é o item mais essencial para seus esforços de Branding Digital por causa de quão onipresente é a voz da sua marca ao longo de seus esforços digitais. Um post no Instagram precisa da voz da sua marca. Um post em um blog também. Uma live? Tudo isso. Apesar deste fato, a voz da marca é esquecida por muitos profissionais de Marketing. Isso é um fator de alerta quando toda a comunicação da marca é feita in house, ou seja, quando você tem uma equipe dedicada a essas ações. Agora pense no caos se você contrata um freelancer ou uma agência para cuidar da sua comunicação digital e não fornece a eles essas diretrizes de forma clara e determinante?

É importante que você crie uma marca autêntica que ressoe com suas motivações. Sem isso, torna-se cada vez mais difícil se comunicar e fazer negócios online.

Branding na Era Digital

Construir uma marca forte na era digital é vital. É claro que o Branding sempre foi vital, mas agora, além da sua marca ser encontrada diretamente via canais digitais, não tem ninguém lá para explicar um mal entendido e ao mesmo tempo existem milhares de usuários dispostos a replicar sua mensagem e fazer brincadeiras que podem ferir e muito a sua marca.

Branding é uma ferramenta para desenvolver e manter uma vantagem competitiva, no mundo barulhento da mídia digital, ser competitivo é um desafio diário. Os consumidores online são autônomos, gostam de ter a informação na ponta dos dedos, têm acesso a produtos e serviços do mundo todo e assim podem avaliar e comparar. Uma marca bem definida é essencial para distinguir o seu produto ou serviço do resto. Hoje em dia, as marcas têm menos controle sobre o que é dito sobre elas, as pessoas podem ter acesso às opiniões de outras pessoas, sendo assim influenciadas nas suas decisões de compra. As relações não terminam no momento da venda, hoje é crucial transformar clientes em fãs que amam, recomendam e defendem a sua marca.

O Branding sempre foi sobre conexão e relacionamento, hoje essa conectividade entre marcas e pessoas está mais do que nunca clara e em constante aprimoramento e evolução. Branding digital é a personalidade online da marca, a maneira como as pessoas se sentem após visitarem o site ou interagirem nas mídias sociais. Branding Digital é onde a estratégia, a psicologia e o design se encontram.

Os Elementos do Branding Digital

Branding Digital é sobre tudo que você precisa fazer nos canais digitais para influenciar as pessoas na decisão de compra. É a construção de uma comunidade em torno da marca. Os elementos que fazem parte do Branding Digital são:

Identidade – A marca digital deve transmitir a sua personalidade. O objetivo é contar sua história e envolver as pessoas de uma maneira realmente autêntica.

Visibilidade – Se a identidade representa quem é a marca, a visibilidade representa como o público poderá encontrá-la. Em que canais ela está presente, esses canais devem estar alinhados a proposta de valor e a personalidade da marca. A visibilidade está relacionada a todos os pontos de contato da marca. Anúncios, websites, resultados de busca, emails, perfis nas redes sociais e etc.

Credibilidade – É definida pelas informações que são divulgadas nos canais onde a marca está presente e também o que outras pessoas compartilham sobre a marca, determina sua reputação e estabelece sua credibilidade digital. Pode levar anos para que uma marca consiga construir a sua credibilidade online, por outro lado, em apenas um segundo isso pode ser totalmente arruinado. Transparência e autenticidade são as chaves aqui.

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