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Estamos cada dia mais conectados, manter-se relevante hoje em dia é um grande desafio. Ganhar a atenção das pessoas não é nada fácil. Muito se fala sobre Marketing de Conteúdo, e enquanto todo mundo está tentando criar sua estratégia de conteúdo, a principal dificuldade é prender a atenção do cliente ideal. Aí então que táticas de Growth Hacking podem ser extremamente benéficas para o seu negócio. Afinal, trata-se de trazer mais tráfego, colocando mais usuários no topo do funil e transformando-os em clientes. Neste post vou falar sobre a união entre Growth Hacking e Marketing de Conteúdo. Por que esses dois conceitos juntos funcionam tão bem?

O Que é Growth Hacking?

Em post anterior eu abordei os conceitos básicos de Growth Hacking. Growth Hacking refere-se a um conjunto de táticas de marketing tradicional aliadas ao marketing digital que levam um negócio ao rápido crescimento. São profissionais de marketing e gerentes de produto que se concentram especificamente na criação e engajamento da base de usuários de um negócio.

As Características de um Growth Hacker

Ser um Growth Hacker não é algo que se encaixa a todos. Existem certas qualidades que fazem desse profissional eficaz. Segundo Aaron Ginn, Growth Hacker na campanha de Mitt Romney em 2011, define as três características principais como:

Dados – Você deve ter uma paixão por rastrear métricas.
Criatividade – Você deve ser um solucionador de problemas criativo.
Curiosidade – Você deve ter um fascínio pelo comportamento dos visitantes.

Se você pensar em termos de Marketing de Conteúdo, não fica muito longe disso também.

As Características de um Content Hacker

Qual a Relação entre Growth Hacking e Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo, no mundo digital é sobre atrair visitantes e converter clientes, já que os anúncios estavam ficando muito caros. Ou seja, o Marketing de Conteúdo está desempenhando o papel que a mídia paga desempenhava anteriormente. Então fica clara a relação entre os dois, ambos buscam crescimento. Isso significa que se complementam.

Quando você começou a criar sua estratégia de Marketing de Conteúdo, antes mesmo de começar a produzir o conteúdo, quais as metas que você definiu para pensar no conteúdo? Você pensou além das métricas de vaidade?

Claro! Você quer direcionar tráfego significativo que converte, que significa vendas, que fortalece seus relacionamentos com seus clientes. Em seguida, tente considerar alguns dos métodos abaixo para aumentar suas iniciativas de Marketing de Conteúdo, aplicando algumas metodologias de Growth Hacking.

Os Dados Guiam as Decisões

Você não pode melhorar o que você não mede. A base de qualquer boa estratégia de crescimento é a criação de um processo de decisão orientada por dados. Se você quer melhorar e levar seu conteúdo para o próximo nível, você deve usar o Google Analytics para tudo o que você faz. Você precisa ser capaz de entender o que está acontecendo e basear sua decisão nesses entendimentos.

Como Começar

Implemente o Google Analytics e mergulhe nos dados. Quais são as áreas do seu site recebendo a maior quantidade de tráfego? Quais páginas fazem seus leitores ficarem por mais tempo? Quais páginas fazem as pessoas deixarem o seu site? Olhar para estes dados vai te ensinar que conteúdo está atraindo as pessoas e que conteúdo mantém as pessoas em seu site. Assim você vai saber o conteúdo que você precisa produzir.

A mídia social é o lugar onde a maioria de seus leitores pode chegar até você. Por isso, analise também os dados das suas contas de mídia social. Tente diferentes táticas e veja o que gera mais engajamento. Depois de encontrar esses tipos de conteúdo e formatos, você pode começar a expandir e adaptar sua estratégia de mídia social.

Toda vez que enviar um e-mail, você precisa analisar o que está acontecendo. Comece a reunir e analisar tudo o que você criar e qual impacto que tem sobre o seu crescimento. Deixe os dados decidirem por você o que funciona melhor e não seu instinto.

Espalhe Seu Conteúdo

Como você pode fazer com que seu conteúdo seja visto por tantas pessoas quanto possível?

Comece compartilhando! Ninguém vai saber sobre esse lindo post que você escreveu se você não compartilhá-lo. Você provavelmente tem canais suficientes para começar a compartilhar e com um pouco de tempo você pode descobrir mais canais para compartilhar seu conteúdo. No caso das empresas, incentive seus funcionários a compartilhar através de seus canais também. E não tenha medo de compartilhar mais de uma vez, nem todos podem ter visto pela da vez.

Peça aos seus visitantes para compartilhem seu conteúdo, não esqueça de facilitar as coisaspara eles. Se você criar conteúdo atraente, ele vai ajudar os indivíduos a estabelecer uma marca pessoal melhor e olhar mais conhecedor de um assunto, se eles compartilham. Aproveite o poder dos influenciadores. Experimente criar conteúdo junto com influenciadores em um determinado nicho e ajude seu conteúdo a atingir um público potencial totalmente novo.

Fale com as Emoções das Pessoas

O envolvimento emocional pode ser um fator diferenciador para o sucesso de suas campanhas de Marketing de Conteúdo. Ao desencadear uma resposta emocional no leitor, você pode fazê-los querer compartilhar seu conteúdo. Newsjacking é uma maneira de falar com as emoções das pessoas. O conteúdo visual, tanto estático como interativo, faz com que as pessoas interrompam a rolagem do feed nas redes sociais. Se tudo o que eles vêem for texto simples, tente adicionar mais imagens, gifs animados, vídeos e emojis ao seu conteúdo para acionar essa emoção nos seus visitantes. Nem todo mundo gosta de ler um post de blog. Tenha isso em mente para criar uma mistura de formatos de conteúdo. Isso não significa que você tem que construir tudo a partir do zero. Você pode reutilizar um post e transformá-lo em algo mais visual.

As pessoas são bombardeadas com conteúdo em uma base diária, e muitos apenas replicam conteúdo, sem criar seus próprios conteúdos,destacar-se da multidão está ficando mais difícil a cada dia devido a quantidade de informação, mas não no que se refere a qualidade. Use isso a seu favor.

Implementar o pensamento de Growth Hacking ao Marketing de Conteúdo é tornar mais fácil para as pessoas descobrirem o seu conteúdo, encontrarem em todos os seus canais e compartilharem em todos os lugares.

Quais as formas que você já descobriu de aplicar esse crescimento rápido? Deixe um comentário aqui, vou adorar aprender com você!

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