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O Google Analytics é a ferramenta mais popular para medir o tráfego de um site e o desempenho de um negócio. Neste artigo vou falar sobre as noções básicas de relatórios do Google Analytics tais como Aquisição, Comportamento e Conversão, Dimensões vs. Métricas, KPIs e muito mais. O primeiro passo é configurar o Google Analytics, lembre-se que isso não significa apenas incluir o código no site.

Dimensões vs. Métricas

Antes de começar, é importante ter a compreensão de algumas terminologias básicas que você encontrará no Google Analytics. Em particular, existem dois blocos de construção que são importantes – dimensões e métricas.

As dimensões descrevem os dados. Por exemplo, uma localização geográfica pode ser descrita por coordenadas, código postal, cidade ou país. Estas são todas as dimensões. Um valor para uma dimensão da cidade poderia ser Rio de Janeiro, São Paulo ou Minas Gerais. As dimensões aparecem em todos os relatórios e podem ser adicionadas ou aplicadas para organizar, segmentar e analisar seus dados. Alguns exemplos de dimensões no Google Analytics incluem locais geográficos, dados demográficos, origens de tráfego e páginas de destino.

Métricas medem dados. Eles são elementos individuais de uma dimensão que são medidas por uma soma ou uma proporção. Por exemplo, uma dimensão da cidade pode ser associada a uma métrica de população que mede a soma de todos os residentes em uma determinada cidade. Em outras palavras, para uma dimensão São Paulo, uma população de 12 milhões seria sua métrica. Alguns exemplos de métricas no Google Analytics incluem número de visitas, páginas por visita, taxa de conversão, taxa de rejeição, etc.

Todos os relatórios no Google Analytics mantêm as dimensões e métricas padrão. No entanto, para obter o máximo de seus relatórios e para obter uma análise mais aprofundada, você precisará aplicar dimensões e métricas adicionais.

Quais Relatórios Analisar?

Seu foco principal deve ser nos KPIs que são vitais para alcançar o objetivo do seu site (relacionados aos objetivos de negócios). Ao usar o Google Analytics ou qualquer outra ferramenta de análise, você verá dezenas de relatórios que mostram vários dados. Como saber quais KPIs são importantes para o seu site?

O ponto de partida são as métricas SMART do site. Reveja seus objetivos e métodos para atingir esses objetivos e, em seguida, trabalhe em reversão – do resultado desejado, para trás. Por exemplo, se o objetivo geral do seu site for aumentar o número de leads, você deve se concentrar na eficácia do seu site na conversão de visitantes em leads de qualidade em relação à quantidade total de tráfego que seu site obtém.

Vejamos alguns dos KPIs mais comuns e como eles são usados para medir o sucesso do seu site em direção a vários objetivos. Nesse post uso o Google Analytics como exemplo, referenciando os Relatórios do Google Analytics, mas relatórios e terminologia semelhantes também estão disponíveis em outros programas.

Aquisição, Comportamento e Conversão

O Google Analytics agrupa os dados e relatórios baseados em: Aquisição (quantidade de tráfego para o site), Comportamento (nível de engajamento no site) e Conversões (eficácia do site na conversão de visitantes em clientes ou leads). O Público também é um componente importante do Google Analytics.

Por que essas são as KPIs mais importantes?

Já destaquei a importância de medir KPIs que são vitais para atingir as metas SMART de negócios no site. Independentemente dos objetivos específicos do site, medir o ciclo de Aquisição – Comportamento – Conversão será crucial para alcançá-los.

  • Aquisição mede o tráfego para o site e diz como o site conquista visitantes.
  • Comportamento diz o quanto o site está envolvendo os visitantes, também aponta as páginas que eles visualizam e as ações que eles tomam no site.
  • Conversão rastreia a eficácia do seu site para persuadir os visitantes do site a realizarem ações desejáveis.

Uma conversão é a conclusão de uma atividade no site que é importante para o sucesso da empresa. Rastrear as conversões em última análise mede o desempenho global do site para os objetivos de negócios.

As conversões geralmente se referem a vendas (checkouts), leads (formulários preenchidos), inscrições de usuários e outras ações que os usuários tomam que medem a eficácia do seu site para persuadi-los a tomar a ação desejada.

Relatórios de Aquisição e KPIs

Sem tráfego, seu site é um peso morto no espaço digital. Independentemente do nível de eficácia do seu site, ele não pode cumprir sua missão se não houver visitantes. É por isso que você deve rastrear os seguintes KPIs de aquisição:

Sessões e Usuários

Os usuários medem o número de visitantes únicos em seu site. As sessões mostram quantas visitas aconteceram (não únicas). Ambos, os usuários e as sessões, mostram o quão eficaz é o marketing na geração de tráfego, trazendo pessoas para o site. O objetivo obviamente é ser consistente em aumentar esses números ao longo do tempo. Uma grande quantidade de tráfego sempre pode ser convertida em leads, vendas ou outras formas de receita. No entanto, é também sobre a qualidade do tráfego, não apenas a quantidade.

Novas Sessões

Calcula a porcentagem de visitas pela primeira vez. É a proporção de visitantes únicos em comparação com os visitantes que retornam. Esse número deve ser analisado no contexto do que está acontecendo e do que você está tentando realizar. Uma porcentagem elevada de novos usuários pode ser um bom sinal de que sua nova campanha de marketing está produzindo resultados atraindo novos visitantes. No entanto, uma porcentagem elevada também pode representar uma base substancial de visitantes únicos, o que pode significar que você não está construindo um seguimento leal ou gerando tráfego residual para o seu site. Novas sessões é o número de visitas pela primeira vez (pessoas que nunca visitaram seu site antes).

Relatórios de Comportamento e KPIs

Os comportamentos são melhor considerados como um caminho para um objetivo. Os KPI de comportamento informam sobre os comportamentos dos usuários no site. Esta visão é crucial para garantir a melhor experiência do usuário e melhorá-la ao longo do tempo para maximizar as conversões.

Taxa de Rejeição

A taxa de rejeição é uma métrica que mostra a porcentagem de visitas de uma única página (ou seja, pessoas que deixam o site rapidamente depois de visitar apenas a primeira página). Esses usuários não seguiram para qualquer lugar da página de destino. Este número precisa permanecer baixo. Uma alta taxa de rejeição, geralmente significa uma das duas coisas:

  1. O site é ineficaz para capturar e atrair os visitantes. Não é centrado no usuário ou user-friendly. Isso também pode significar que há um “desvio” que faz com que um visitante perca o interesse.
  2. O site está atraindo a audiência errada. Os visitantes podem estar procurando outra coisa e eles abandonam o site quando eles percebem que não é exatamente o que eles querem.

Páginas por Sessão

Páginas por Sessão mostra o número médio de páginas que as pessoas visualizam durante sua visita. Quanto maior este número, mais eficaz é o site na promoção da visão de páginas adicionais no site.

Duração Média da Sessão

A Duração Média da Sessão revela a duração da visita ou a quantidade média de tempo que os visitantes gastam no site por visita. Isso também fornece um indicador de nível de engajamento.

No entanto, há um outro lado dessa métrica e da métrica Páginas por Sessão. Um número alto pode representar um problema. Por exemplo, se os visitantes do site acessam muitas páginas ou gastam uma quantidade excessiva de tempo no site, isso pode significar que eles não encontram facilmente o que estão procurando. É imperativo que você analise esta métrica no contexto do site e avalie o que realmente representa.

É bom que mais páginas sejam visitadas e mais tempo seja gasto no site? Depende das páginas. Por exemplo, se os visitantes passam muito tempo lendo vários artigos em seu blog, isso é ótimo. Seu site está funcionando bem! No entanto, se você estiver observando o mesmo comportamento no processo de checkout do seu componente de comércio eletrônico, isso pode ser uma questão de preocupação. Talvez o processo de pagamento seja muito complicado.

Conversões de Meta com o Google Analytics

Uma conversão é a conclusão de uma atividade no site que é importante para o sucesso da empresa. Conforme descrito anteriormente, as conversões de rastreamento medem o desempenho global do site. O Google Analytics rastreia conversões usando uma função chamada metas (precisa de uma configuração extra na conta do GA).

Quais suas dúvidas com relação aos relatórios no Google Analytics? Escreva nos comentários e eu responderei nos próximos posts!

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