Compartilhe:

Qual a importância de fazer a sua declaração de propósito?

É curioso perceber que muitas vezes o propósito é entendido como um sinônimo de objetivo. De maneira mais resumida, propósito é algo mais íntimo, é dele que vem o combustível para seus objetivos. São dois conceitos muito parecidos e que caminham juntos. Porém propósito e objetivo são coisas diferentes. Uma maneira fácil de diferenciar esses dois conceitos é entender as perguntas que eles respondem sobre nós. Um objetivo é a resposta para “O Que” você quer atingir, conquistar ou realizar. Já um propósito responde “Por Que” você quer atingir tal objetivo. Daí a importância de escrever a sua declaração de propósito, vamos falar mais sobre isso.

Saber o seu porquê não é o único jeito de ser bem-sucedido, mas é o único jeito de manter um sucesso duradouro e de ter uma mescla de inovações e flexibilidade.
– Simon Sinek

Por Quê, Como e O Quê?

Ter essa clareza com relação a suas escolhas é saber porque você faz o que faz. É assim que as pessoas buscam por algo maior do que um simples resultado. Além disso também é importante compreender os valores e princípios que norteiam essa causa.

Ponto Central - Proposito

O “por quê” é uma crença. O “como” é a ação tomada. O “o quê” é o resultado da ação.

A Descoberta do Propósito

Todos nós sabemos o que fazemos. Muito facilmente conseguimos descrever nossos cargos e nossos papéis em sociedade. Também não é tão difícil descrever como fazemos essas atividades. A grande dificuldade é definir o porquê. E é justamente essa descoberta que fará tudo em nossa vida conectado, com sentido, com significado, é aí que nossa jornada será constante, nos aproximando cada vez mais do nosso propósito!

Muito provavelmente você já ouviu a frase: As pessoas não compram o que você faz, elas compram porque você faz isso. Se você não ouviu ainda, recomendo que assista a esse vídeo e se possível leia também o livro Por Quê? – Como motivar pessoas e equipes a agir de Simon Sinek.

 

Write A Comment