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Produzir conteúdo de marca é crucial para qualquer negócio, mas muitas vezes ele não está alinhado as etapas da jornada do comprador.  Para que o conteúdo seja bem sucedido, ele deve apelar para as pessoas certas no momento certo. Se o seu conteúdo não estiver focado em guiar as pessoas para baixo no funil de vendas, não ganhará força e deixará seu ROI com muito a desejar. Então vamos analisar como alinhar Marketing de Conteúdo e Jornada do Comprador.

Jornada do Comprador

A jornada do comprador geralmente abrange três estágios principais:

  • Consciência (Descoberta) – Aqui é os prospects se tornam conscientes de um problema em sua vida e começam a procurar soluções viáveis.
  • Consideração – O cliente potencial está em processo de escolher as melhores opções possíveis para resolver seus pontos de dor.
  • Decisão – O cliente está quase escolhendo você, mas eles estão buscando justificativas para sua compra antes de torná-la oficial.

Jornada do Comprador

O conteúdo para cada etapa precisa ser abordado a partir do foco apropriado. Em cada peça que você produz, seu objetivo deve ser educar e impulsionar a ação do consumidor. Infelizmente, é muito mais fácil dizer do que fazer. Vamos falar sobre como você pode posicionar sua estratégia para aderir aos clientes em todos os aspectos do ciclo.

Consciência

Aqui é a hora de sensibilizar o prospect para um certo problema. Vivemos em um momento fascinante em que toda a informação que precisamos está literalmente ao nosso alcance. Dito isto, é quase uma garantia de que o primeiro passo que os consumidores vão tomar é entrar na internet e explorar suas opções. Talvez os melhores tipos de conteúdo a serem produzidos aqui são blogs educacionais, estudos de caso, e-books, etc.

Se você está começando, esta tarefa pode ser bastante difícil. Produzir conteúdo útil para a fase de descoberta exige uma grande pesquisa. Outra peça extremamente vital do quebra-cabeça é a pesquisa por palavras-chave.

Algumas ferramentas que você pode usar para isso são:

Esta etapa é sobre tornar-se visível e estabelecer credibilidade. Seu conteúdo aqui essencialmente serve como base para todo o seu funil de vendas.

Consideração

O conteúdo educacional é essencial para fazer os prospects avançarem no funil de vendas. Uma vez que você tenha obtido essa atenção valiosa, seu foco durante esta etapa da jornada do comprador deve manter seus leads envolvidos em um nível mais pessoal, ao mesmo tempo em que fornece informações mais detalhadas.

O estágio de consideração é indiscutivelmente a parte mais importante de uma estratégia de conteúdo, porque é aqui que os leads estão pensando seriamente em fazer uma compra e pensando criticamente como encontrar o ajuste perfeito.

Esta é a sua oportunidade de realmente deixar a sua personalidade da marca aparecer e se relacionar com os consumidores olho a olho. Embora seu conteúdo ainda seja educacional durante esta parcela da jornada, você precisa oferecer soluções de uma maneira autêntica que enfatize ações futuras. Em outras palavras, seu conteúdo deve ser mais baseado em soluções, em vez de identificar um problema específico. Tenha em mente que este tipo de material pretende mostrar às pessoas por que seu produto ou serviço é a resposta que eles estão procurando.

Considere criar conteúdo interativo, como cursos, lives, perguntas e respostas ao vivo, webinars, vídeos, etc. Uma boa chamada para a ação é crucial nesta etapa. Embora elas sejam importantes em tudo que você produz, pois é assim que você deixa claro ao visitante o que você espera, agora é a hora de transformar interesse em dinheiro.

Decisão

Agora, o momento que você estava esperando: a hora da decisão! Tudo o que você fez até aqui era para trazer seu prospect para este ponto na jornada. A maioria das pessoas caminha até 60% da jornada do comprador antes mesmo de entrar em contato com as marcas.

Quando chega a hora de um lead se tornar um cliente pagador, uma das formas mais poderosas de conteúdo vem de uma fonte externa. Isso se refere a coisas como depoimentos, avaliações ou conteúdo gerado pelo usuário. Existem todos os tipos de estatísticas sobre como eles influenciam as decisões de compra.

As pessoas confiam em opiniões de terceiros para ajudar a orientá-las para uma compra. Isso é muito fácil de entender, afinal qual marca vai postar conteúdo falando mal dela mesma? Considere criar uma área puramente dedicada às histórias de sucesso dos clientes, depoimentos, avaliações, e etc.

Depois de cada venda que você fizer, encoraje os compradores a escrever (ou gravar um vídeo) sobre como sua empresa ajudou a resolver uma das suas questões. Seu conteúdo durante esta etapa deve ser validar a compra e deixar o prospect totalmente certo da escolha.

Conclusão

A maior parte das estratégias de conteúdo que falham é porque não estavam conectadas à jornada co comprador. Para cada conteúdo que você criar, certifique-se de ter objetivos exatos em mente para cada um. O que você deseja que o visitante faça? Como essa ação se alinha visão geral do negócio? Nenhuma parte da jornada é exatamente mais importante do que outra. Tudo funciona em conjunto para alcançar seus objetivos de negócio.

Quais as suas maiores dificuldades nesse sentido? Deixe seus comentários que eu responderei em um próximo post.

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