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A mídia social é extremamente importante para quase todos os negócios, ajudando as marcas a criarem conscientização, compartilhar e interagir com clientes e prospects, além de estabelecer importantes pontos de contato nas diferentes fases da jornada do cliente. Porém, muitos profissionais e empresários ainda estão patinando para estruturar uma estratégia bem sucedida de marketing de mídia social. Em 2016, 90% dos comerciantes disseram que as mídias sociais são importantes para seus negócios. No entanto, apenas 41% disse poder medir o ROI de suas atividades sociais. (Fonte: Social Media Examiner)

O caminho para o sucesso começa por documentar sua estratégia. Quanto ao que precisa ser incluído nessa documentação, a seguir vou indicar elementos essenciais a serem considerados.

A Proposta de Valor da sua Marca

O primeiro passo na construção de uma estratégia bem sucedida de marketing de mídia social é definir o valor que sua marca traz para sua audiência. Por quê? Porque se você não pode definir o valor, você certamente não poderá mostrar nenhum valor. Pergunte-se:

  • Por que alguém seguiria ou se envolveria comigo na mídia social?
  • O que eu quero que meus seguidores conheçam sobre minha marca?
  • Qual o valor que posso trazer à minha audiência por meio do conteúdo e do engajamento social?

Se você ainda não tiver uma declaração de missão, faça isso. Ela vai te ajudar a orientar o desenvolvimento de sua estratégia. Aqui estão alguns posts que podem te ajudar com isso:

» Porque e Como Fazer uma Declaração de Missão para sua Vida
» Qual é a Sua Proposta de Valor?

Resumindo, não pode haver estratégia se não houver objetivo final. Seus objetivos são a base da sua estratégia, orientando cada decisão e tática que vem em seguida.

Use os objetivos descritos em sua estratégia global de marketing digital como ponto de partida. Isso permitirá que você crie metas sociais específicas que contribuam para um objetivo maior de marketing. Se você deseja aumentar seu número de seguidores, aumentar o tráfego de referência para o seu site, promover o envolvimento ou gerar mais conversões, defina metas que possam ser medidas. Além disso, considere estabelecer metas de referência para que você possa avaliar o sucesso de seus esforços à medida que você avançar e faça melhorias conforme necessário.

Sua Audiência

O sucesso dos seus esforços de marketing nas redes sociais depende da sua capacidade de empatia e conexão com seu público-alvo. Como resultado, você precisa entender suas motivações, pontos de dor, interesses e necessidades de conteúdo.

Navegue em outros sites e perfis de redes sociais, converse com sua equipe de vendas para descobrir as principais ideias e características dos clientes. Faça entrevistas com seus clientes. Em seguida, use o que você descobrir para desenvolver as personas do público. Essas personas serão as pessoas com quem e para quem você estará falando. Você pode começar com apenas uma ou duas personas, veja neste post como personificar sua audiência.

Seu sucesso depende da sua capacidade de empatia e conexão com sua audiência.

Prioridade nos Esforços

Cada plataforma de mídia social oferece um pouco de algo único. Muitas vezes somos tentados a projetar uma estratégia que inclua uma presença em todas as plataformas. Mas, como acontece com a maioria das coisas no mundo do marketing digital, a qualidade acima da quantidade é definitivamente uma boa regra geral.

Enquanto você está trabalhando na pesquisa da audiência para criar as personas, descubra quais canais estão gerando o tráfego do site e o envolvimento no perfil e o que gera maior participação em cada plataforma. Além disso, faça uma pesquisa competitiva para saber onde seus concorrentes mais ferozes estão gastando seu tempo nas mídias sociais e no tipo de engajamento que eles estão recebendo. Essa pesquisa permitirá que você dê uma olhada no seu cenário interno e competitivo e vai ajudar você a priorizar seus esforços. Finalmente, observe os objetivos que você definiu para determinar quais plataformas são mais adequadas para ajudá-lo a atingir esses objetivos.

Conteúdo de Valor

No cenário das redes sociais atual, simplesmente compartilhar links para o site da sua empresa ou blog com um pouco de texto não atingirá seus objetivos. Muito menos apenas ficar postando frases motivacionais. Seus seguidores querem e esperam mais de você. Use todos os elementos acima mencionados para orientar a criação de um plano de conteúdo que inclua a combinação apropriada de imagens, vídeos, links e iniciadores de discussão adaptados para cada plataforma. Eu tenho alguns ebooks que podem te ajudar nesse sentido, clique aqui para acessar e baixar.

Manter uma presença consistente em seus canais sociais é vital para o sucesso de seus esforços de marketing. Se você desaparecer por longos períodos de tempo, é fácil para seu público se esquecer de você – e pode ser mais difícil criar esses laços novamente. Da mesma forma, o excesso pode ser um aborrecimento e fazer com que seu público se afaste. Então, seu objetivo final é ser consistente, mas não sobrecarregar seu público. Desenvolva um plano diário, semanal e/ou mensal. Defina alguns pontos importantes:

  • Quem será responsável por publicar e monitorar seus feeds de mídia social?
  • Quais ferramentas você vai utilizar?
  • Qual será seu calendário editorial?
  • Como você vai medir o sucesso?

Acompanhamento

A medição de dados é vital para qualquer iniciativa estratégica, assim que você pode refinar continuamente sua abordagem e, em última análise, provar ROI. Descreva as ferramentas e métricas de análise específicas que você usará para avaliar o sucesso, tanto nas plataformas sociais, quanto fora (seu site). Por exemplo, se um de seus objetivos é dirigir mais tráfego para o site através de canais sociais, o Google Analytics será uma ferramenta crítica.

Personalidade

Se você quer alcançar o sucesso das redes sociais, a importância da autenticidade não pode ser esquecida. A beleza das mídias sociais é que você tem a oportunidade de mostrar ao seu público quem você é, não apenas o que vende. Desenvolva uma voz de marca que traga um elemento humano e alguma personalidade para seus perfis de mídia social. Lembre-se que as redes são feitas por pessoas para pessoas.

Qual é o seu maior desafio de mídia social? Escreva nos comentários ou me envie um email.

Conversando com Clientes e Criando a Proposta de Valor

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