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Transformação digital é um termo muito amplo, não há uma definição única, e a opinião de especialistas sobre o assunto é altamente divergente. No entanto, em termos gerais, a transformação digital pode ser definida como a integração da tecnologia digital em todas as áreas de uma empresa, resultando em mudanças fundamentais na forma como as empresas operam e como elas fornecem valor aos clientes. Além disso, é uma mudança cultural que exige que as organizações desafiem continuamente o status quo, experimentem frequentemente e se sintam à vontade com o fracasso.

Transformação digital é o realinhamento ou o novo investimento em tecnologia, modelos de negócios e processos para gerar novo valor para clientes e funcionários, e competir de forma mais efetiva em uma economia digital sempre em mudança. – Brian Solis

Em resumo, os elementos de transformação digital mais indicados são:

  • Experiência do Cliente
  • Agilidade Operacional
  • Cultura Organizacional
  • Capacitação da força de trabalho
  • Integração da tecnologia digital

No mundo de hoje, é essencial que as empresas permaneçam atualizadas à medida que seus concorrentes realizam a tal transformação digital e aumentam suas receitas e participação de mercado. Por que a transformação digital é tão complexa?

Big Data

Big Data é a enorme quantidade de informação, algo extremamente difícil de processar usando software e bancos de dados tradicionais. Grandes empresas coletam e trabalham com grandes quantidades de dados, o que é um desafio para gerenciar e processar. Líderes como o Facebook, Airbnb, Uber e Amazon conseguiram sucesso porque aproveitaram todos os dados do cliente.

O Facebook, por exemplo, tem uma equipe de ciência dos dados que analisa os hábitos e o comportamento de milhões de pessoas. Operação impossível se os dados não estiverem organizados em um único sistema. Isso significa que o gerenciamento efetivo do big data define o sucesso da empresa.

Novo Profissional

A transformação digital exige que pessoas com conhecimentos específicos na esfera digital liderem e gerenciem mudanças organizacionais. Essas modificações podem incluir, por exemplo, a adoção de inteligência artificial, realidades virtuais e aumentadas, a internet das coisas e muitas outras tecnologias.

As pessoas com foco no modelo tradicional não possuem o conhecimento necessário para conduzir a transformação digital efetivamente. Cerca de 52% dos CMOs consideram sua principal barreira à transformação digital uma falta de familiaridade com a tecnologia.

No âmbito da transformação do marketing digital, os papéis de marketing mais focados com responsabilidades mais específicas devem ser introduzidos para permanecer ágil. A experiência do pessoal influencia diretamente a capacidade de uma empresa de incorporar novas tecnologias e, consequentemente, se adaptar às demandas de negócios em constante mudança. Contratar as pessoas certas com o conhecimento correto é um fator crítico na transformação digital.

Novo Consumidor

Para uma transformação digital bem-sucedida, o cliente deve ser um ponto central para todas as mudanças. Para melhorar a experiência do cliente, as melhorias digitais devem ser personalizadas. O desafio é entender as necessidades específicas do cliente, bem como descrever toda a jornada do cliente.

De acordo com o Relatório de Transformação Digital do Grupo Altimeter, a tecnologia não é o fator mais importante na transformação do marketing digital. As expectativas e experiências dos clientes influenciam a transformação digital em maior medida.

Ao decidir mudar para o digital, as empresas devem analisar o que os clientes realmente não têm. Eles devem então descobrir os indicadores reais de como a transformação digital ajudará a atender a essas necessidades e a melhorar as experiências dos clientes.

Em outra pesquisa do Grupo Altimeter,  O Estado de Transformação Digital de 2016, mostra que 55% dos executivos responsáveis ​​pela transformação digital pensam que “a evolução dos comportamentos e preferências dos clientes” é um fator crucial para a mudança. No entanto, 71% dos profissionais de marketing afirmam que o maior desafio é entender o comportamento dos clientes e seu impacto.

Mobile

A jornada do cliente é totalmente influenciada pelas tecnologias móveis, que estão se desenvolvendo e se espalhando rapidamente. Este rápido desenvolvimento contribui para o fato de que as necessidades dos clientes digitais estão se acelerando.

O software que não há muito tempo foi usado apenas em PCs agora deve ser acessado em dispositivos móveis. Conhecer as necessidades móveis dos clientes digitais é um verdadeiro desafio para muitas empresas.

O Google já anunciou que irá mudar para a indexação para mobile first, o que significa que as páginas dos resultados do mecanismo de pesquisa serão baseadas em conteúdo móvel e darão preferência aos sites amigáveis ​​para dispositivos móveis. Isso terá um impacto sério na forma como os negócios são conduzidos.

De acordo com a previsão do eMarketer, “até 2019, 65% da população dos EUA serão usuários móveis”.

Conclusão

No mundo de hoje, a transformação digital é uma necessidade para as empresas continuarem competitivas e conquistarem novos mercados. No entanto, o processo de transformação envolve certas armadilhas.

O gerenciamento do big data é um verdadeiro desafio. Sem uma equipe experiente, a transformação digital é impossível. Os funcionários precisam de conhecimentos mais específicos de tecnologia e e entender o novo consumidor. Muitas empresas têm problemas para estimar e atender às necessidades dos clientes digitais. As melhorias devem ser orientadas não pelas tecnologias digitais, mas pela experiência do cliente e pelo que é necessário para melhorá-la. Muitas empresas pensam que a transformação digital não é urgente, mas eles estão desperdiçando um tempo precioso e perdendo terreno para os concorrentes. A transformação digital é influenciada pelas tecnologias móveis, mas muitas empresas ainda subestimam sua importância e, como resultado, perdem potenciais clientes.

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