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Agora que você está pronto para transformar sua ideia em realidade e começar a definir seu modelo de negócios, é hora de pensar sobre como você vai comercializar seus produtos ou serviços. Marketing é um tópico muito mais amplo do que muitas pessoas imaginam. A maioria das pessoas provavelmente definiria Marketing como Publicidade, Propaganda, Relações Públicas e Vendas, mas o conceito de Marketing é muito mais amplo e é fundamental para qualquer organização.

Não procure clientes para seu produto,
encontre produtos para seus clientes.
Seth Godin

Muitas empresas criam produtos baseados em uma ideia sensacional, que acreditam ser absolutamente genial e que vai mudar de uma vez por todas a vida de muitas pessoas. Então investem nessa ideia e mais tarde descobrem que ninguém liga. Por que isso acontece?

72% dos novos produtos e serviços introduzidos no mercado não conseguem cumprir as expectativas dos clientes. (Fonte: Simon Kucher & Partners)

Como não fazer parte dessa estatística? Primeiro, você deve identificar exatamente para quem você deseja vender. Você deve ser específico. E como se faz isso? Por meio de pesquisas e entrevistas.

O primeiro passo é entender de maneiras gerais quem são essas pessoas, onde estão, quais as características demográficas, como idade, gênero, localidade e renda, mas vá além, entenda também quais são seus interesses, preocupações e problemas. Com essa visão você poderá identificar grupos de pessoas que são potenciais fonte de informação para sua ideia. O segundo passo é uma conversa diretamente com essas pessoas, você deve falar com elas, ouvi-las, somente assim você poderá validar todas as hipóteses que você identificou com relação aos interesses e problemas dessas pessoas. Compreender seu público permitirá que você defina uma forte proposta de valor, além de ajudá-lo a identificar onde está a oportunidade para sua oferta no mercado.

Agora que você sabe quem é seu cliente ideal, você precisa determinar exatamente o valor que você oferece. Seu produto deve responder a um desafio ou problema específico que seus clientes enfrentam. Uma vez que você já identificou seu cliente e seus desafios, fica fácil comunicar o que seu produto oferece.

Tente identificar essas ideias como perguntas com respostas claras.

  • Qual o problema que o seu cliente enfrenta e como você resolve esse problema?
  • Por que esse desafio é algo que deve ser abordado?

Em outras palavras, por que seu produto é importante para seus clientes? Você deve olhar para o seu negócio como a solução para um ou mais dos problemas dos seus clientes. Seu trabalho é tornar a vida dos seus clientes um pouco mais fácil, oferecendo seu produto da forma mais efetiva e eficiente possível.

Proposta de Valor e Cliente Ideal

Pode parecer muito simples e rápido, mas tudo isso é um processo, existem conceitos que indicam como conduzir as entrevistas de maneira assertiva, além de ferramentas específicas para o mapeamento e entendimento do cliente ideal; e para a definição da proposta de valor.

O desenvolvimento de uma forte proposta de valor não só facilita a conexão com seus prospects e clientes, mas estabelece uma base sólida sobre a qual as atividades de marketing e vendas da empresa podem ser construídas.

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Conversando com Clientes e Criando a Proposta de Valor

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