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O Marketing de Conteúdo foi avaliado como a tática mais importante para gerar vendas em 2017, de acordo com a Smart Insights. Com um mercado em constante transformação, é importante conhecer as tendências e se preparar para o próximo ano. Nesse post vamos entender as principais tendências de Marketing de Conteúdo que vão dominar 2018.

Antes de ir direto ao assunto, vamos ver alguns números. Segundo pesquisa realizada pela Rock Content, 71% das empresas já trabalham com uma clara estratégia de Marketing de Conteúdo. Os 29% que ainda não são adotam a prática, indicam como principais motivos, a falta de tempo e ou equipe dedicada (38,9%), desconhecimento da estratégia (31,8%) e falta de orçamento (16,2%).

  • Empresas que adotam o Marketing de Conteúdo têm 2,2 vezes mais visitas e 3,2 vezes mais leads.
  • 1,8 vezes mais visitantes para os negócios que possuem um blog.

Dito isso. Vamos ao assunto do post.

As Tendências de Marketing de Conteúdo

Microinfluenciadores

As mídias sociais mudaram a forma como entendemos os influenciadores digitais. Nós não estamos apenas falando de celebridades, influenciadores podem ser qualquer um – no mundo digital, cada pessoa tem o poder de ampliar sua mensagem e influenciar uma audiência. Todo mundo tem acesso a algum canal ou plataforma que pode colocar seu conteúdo nas mãos das pessoas certas.

Pense nos microinfluenciadores como influenciadores digitais com um tamanho total de público entre 1.000 e 100.000 seguidores. Os micro influenciadores são quatro vezes mais propensos a obter um comentário em uma publicação do que os macro-influenciadores (que usualmente têm ~ 10 milhões de seguidores).

Os microinfluenciadores são mais propensos a publicar sobre tópicos de nichos específicos e eles têm os seguidores leais que compartilham sua paixão. 90% dos consumidores confiam em recomendações de conhecidos e apenas 33% confiam em anúncios. Com o número crescente de usuários de bloqueadores de anúncios, é cada vez mais difícil chegar aos clientes potenciais e os micro influenciadores podem corrigir essa lacuna em 2018.

Mais Blogs de Marca

Veremos as empresas assumirem cada vez mais o controle de seus conteúdos criando seus próprios blogs. Tópicos como notícias sobre a empresa, envolvimento com as histórias dos clientes, guest posts e tendências de negócios relevantes para a audiência.

Isso vai permitir que as marcas se conectem com seus clientes de uma forma centralizada. Muitas empresas já estão investindo em seus blogs e transformando suas próprias publicações em conteúdo envolvente e de alta qualidade atraindo leitores engajados. Então se sua empresa ainda não aposta nessa tática, melhor correr.

Estratégia Documentada

Se você analisar a crescente eficácia do Marketing de Conteúdo, de acordo com o Content Marketing Institute, podemos atribuir esse sucesso a coisas muito específicas, mas principalmente a prática da documentação. Em 2015, apenas 32% das empresas possuíam uma estratégia documentada de Marketing de Conteúdo. No ano seguinte, isso cresceu para 37%.

Importante notar que não apenas a documentação tem trazido bons resultados, mas também a constante avaliação e ajuste.

Vídeos Explicativos

Os vídeos explicativos são vídeos curtos e sem complicações que explicam o produto ou serviço da sua empresa. Os elementos visuais de um vídeo ajudam os visitantes a entender mais sobre o que é explicado com apenas algumas frases curtas. Em sites onde um vídeo explicativo está presente, os visitantes são 4x mais propensos a assistir ao vídeo do que ler o texto na página.

Táticas de Distribuição

Cada dia mais conteúdo é publicado e isso significa que a maneira como você distribui seu conteúdo para as pessoas certas e na hora certa é cada vez mais importante. Se você quiser passar por todo esse ruído e chamar a atenção você precisa adotar uma distribuição estratégica.

Conteúdo Guiando a Jornada do Comprador

Se você prestar atenção, vai ver que o Marketing Digital como um todo é baseado em conteúdo. Pense nos tipos de marketing que uma empresa faz quase diariamente:

  • Postagens de mídia social
  • Blogs e artigos
  • Email e newsletter
  • Infográfico
  • Vídeos
  • Materiais de vendas
  • Podcasts
  • Landing pages

Isso apenas para citar alguns. Até mesmo a publicidade paga é baseada em conteúdo para gerar conversões. O Marketing de Conteúdo continuará a crescer como o alicerce de todas as estratégias de marketing. O conteúdo é o que chama a atenção do seu público e constrói a confiança na sua marca. É a experiência criada pelo seu conteúdo que move o cliente do topo do funil para a conversão final na jornada do comprador.

Leia mais sobre Marketing de Conteúdo.

Já começou o planejamento do Marketing de Conteúdo para 2018? Clique aqui e entre em contato comigo.
Seus concorrentes com certeza já estão se planejando.

1 Comment

  1. Eu confesso que ainda não preparei o planejamento de 2018. Acho que o que mais me destacou nos dados é a tendência de marcas realizarem finalmente os seus blogs. É óbvio que algumas já praticam, porém o crescimento pode ser gigantesco em 2018, realmente. Esperemos…

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