Compartilhe:

Será que os influenciadores das mídias sociais podem aumentar o alcance da sua marca? Se você está procurando dicas de como encontrar influenciadores de marca, neste artigo, você descobrirá como empresas, mesmo as B2B, podem se associar aos influenciadores para amplificar sua mensagem de marketing.

O Marketing de Influência também funciona para empresas B2B

Muitas marcas B2B observam as marcas B2C trabalharem com influenciadores para promover, evangelizar e vender produtos, então com isso imaginam que se elas pagarem influenciadores para promover seus produtos ou serviços, eles irão estimular a conexão com seu público.

Isso não é necessariamente o caso. Quando se trata de empresas B2B, a jornada de vendas geralmente ocorre durante um longo período (semanas ou até mesmo meses) e envolve etapas múltiplas e também várias pessoas. Isso não quer dizer que o Marketing de Influência não funcione para B2Bs, significa apenas que deve ser abordado de forma diferente e estrategicamente.

Os influenciadores podem agregar muito valor às empresas B2B e ajudá-las com uma variedade de atividades de Marketing. Por exemplo, eles podem ajudar a aumentar a consciência da marca, engajar com clientes ideais e criar uma comunidade em torno da marca.

Os influenciadores também podem ajudar com os objetivos da empresa, como encontrar novos clientes, reduzir os ciclos de venda, ampliar os negócios, aumentar a receita e responder perguntas e críticas dos clientes.

A parceria com influenciadores pode ajudar empresas B2B a encontrar uma nova audiência.

É necessário atrair influenciadores com uma estratégia que constrói embaixadores da marca e parceiros de conteúdo a longo prazo. Veja como fazer isso.

Como encontrar influenciadores

Como Encontrar Influenciadores Digitais

Um dos maiores erros cometidos por empresas B2B com programas de influenciadores é a seleção de criadores de conteúdo com base na popularidade de suas redes sociais.

Identifique influenciadores no seu segmento

Ao contrário do que você pensa, influência não é sobre popularidade, trata-se de encontrar vozes da indústria que atraem a sua audiência, independentemente do número de seguidores na mídia social.

Em vez de se concentrar nas pessoas mais populares em seu segmento, identifique pessoas que influenciam seus compradores. Pergunte a si mesmo, quem meus clientes ouvem? Melhor ainda, pergunte a quem eles prestam atenção e pedem ajuda.

Faça uma lista de palestrantes, especialistas da indústria e líderes de pensamento que seu público segue. Descubra quem seus funcionários seguem e escutam. Você pode se surpreender.

Uma simples pesquisa no Google

Digamos que você está na indústria de coworking e quer encontrar influenciadores na sua área de atuação. Para começar, faça uma pesquisa simples do Google de artigos sobre seu tópico. Os resultados da pesquisa abaixo são para “blogs sobre coworking”. Acesse os resultados da sua pesquisa e veja quem são os nomes em destaque.

Comece com uma simples pesquisa no Google para encontrar influenciadores no segmento
Comece com uma simples pesquisa no Google para encontrar influenciadores no segmento

Outra dica é instalar o MozBar para ajudar na classificação dos resultados da pesquisa. É uma extensão simples que ajuda a avaliar a autoridade dos blogs. Em geral, quanto maior a autoridade de domínio (DA), melhor o blog. Um alto DA significa que o blog está bem no motor de busca e vai bem na busca orgânica.

MozBar exibe autoridade de domínio, ou DA, para cada site

Qualidade do conteúdo

Para identificar potenciais influenciadores, procure blogs ou sites com bom DA. Os blogs com um DA de 25 ou mais oferecem audiências maiores (seus consumidores ideais) e podem oferecer mais benefícios de SEO se publicarem conteúdo sobre você e sua marca ou link para seu site. No exemplo acima, você pode ver dois blogs com DAs de 30 e 32, ambos bons candidatos.

Não desconsidere os blogs com o DA mais baixo, porém, especialmente se a qualidade do conteúdo é boa e você acredita que eles continuarão a construir uma audiência. Trabalhar com eles antes de se tornarem bem conhecidos pode ser uma boa oportunidade.

Outra maneira de encontrar influenciadores é fazer pesquisas nas redes sociais sobre as pessoas que os profissionais B2B compartilham ou mencionam com frequência. Para encontrar influenciadores, pesquise uma hashtag relevante no Instagram ou Twitter. Basta analisar os resultados e encontrar os candidatos que você acha que podem ser adequados às suas necessidades.

Se for difícil encontrar os influenciadores certos usando o Google ou redes sociais, existem inúmeras outras ferramentas que você pode usar, como BuzzSumo ou NinjaOutreach.

Avalie os influenciadores

Ao avaliar potenciais influenciadores que você identificou, considere estes três fatores chave:

  • Relevância: o conteúdo do influenciador é pertinente com sua marca e seus produtos? Eles conhecem e entendem sua indústria?
  • Ressonância: o influenciador provoca uma resposta da audiência? Eles têm compartilhamentos, curtidas, comentários, perguntas e discussões? Ele participa das conversas? Um influenciador com muitos fãs, mas que não se envolve com eles, não será muito útil.
  • Alcance: veja o tamanho do público geral. Isso inclui seu blog, Youtube, Twitter, Facebook, Instagram, e assim por diante.

O alcance na verdade é o menos importante dos três itens acima. A relevância e a ressonância do influenciador são mais importantes. No mundo B2B, um influenciador com um público menor, mas mais focado, é mais valioso.

Checklist para avaliar os influenciadores

Aqui estão algumas maneiras mais qualitativas de avaliar os influenciadores:

  • Eles publicam frequentemente? Eles escrevem posts de blog de qualidade e conhecem profundamente seus temas? Se eles postam vídeo, é de alta qualidade?
  • Eles parecem conhecer bem o público e produzem conteúdo que atende suas necessidades?
    O conteúdo do influenciador está focado, ou em todo o lugar? Tudo bem se eles postaram sobre vários tópicos, mas analise se pelo menos 70% de seu conteúdo se concentra em um tópico específico.
  • Eles estão conectados a outros blogueiros e consultores? Em caso afirmativo, quais pessoas? Confira o perfil do LinkedIn, se tiverem.
  • Que tipo de “voz” que o influenciador adota em sua escrita ou vídeos? Sua atitude é abrasiva, cínica ou sarcástica? Avalie se eles gostam de polêmicas e como costumam lidar com isso.
  • Eles usam palavrões? Isso pode ser um ponto negativo para muitos consumidores (e empresas), então descubra isso antes de entrar em contato com um influenciador.

Lembre-se, não deixe a popularidade de um influenciador afetar sua decisão. Escolha influenciadores que conheçam e possam influenciar seus clientes potenciais e se envolver com eles de forma significativa. Tenha em mente que eles estarão se comunicando em nome da sua marca, então confira se o que eles representam está de acordo com o posicionamento da sua empresa.

Fique no radar dos influenciadores

Se você quiser colher os benefícios do marketing de influenciadores, você precisa estar no jogo.

Concentre-se em ganhar a confiança dos influenciadores e estabelecer conexões significativas com eles. Pense no processo como a construção de parceiros de conteúdo estratégicos.

Desenvolver uma estratégia eficaz exige mais do que simplesmente enviar um email casual. Os especialistas da indústria (influenciadores) são pessoas ocupadas, por isso não têm tempo para responder a todas as solicitações que recebem. Se você quiser se envolver com eles, você precisa construir pontes.

Participe

Compartilhe seu conteúdo, escreva comentários interessantes em suas postagens de blog ou redes sociais, inicie uma conversa com eles nas redes sociais e assim por diante. Mas não fale sobre sua empresa ou seus produtos. Seu objetivo é construir um relacionamento, não fazer uma venda. Faça observações perspicazes e faça perguntas para que eles saibam que você está interessado neles e em seu conteúdo.

Não peça a eles que façam algo para você no primeiro momento em que você ganhar atenção. Em vez disso, descubra se você pode fazer algo por eles. Dessa forma, eles verão que eles não são apenas um número para você e que você está focado em alcançar algo mais significativo do que um compartilhamento ou uma postagem de blog.

Quando você pedir que eles participem de uma campanha, personalize sua abordagem e use seu primeiro nome em seu email. Para transformá-los em parceiros de longo prazo e defensores da marca, trate-os bem e se concentre em suas personalidades únicas. Se você criou com sucesso um relacionamento significativo, os influenciadores podem mesmo oferecer ajuda sem que você precise pedir.

Avalie cuidadosamente

As empresas B2B devem pensar de forma diferente sobre como informam os influenciadores sobre sua empresa e produtos.

Talvez você não possa simplesmente enviar seu produto para que eles avaliem porque o produto é muito caro ou não é logisticamente possível. Além disso, muitos produtos B2B são complicados e exigem alguma educação sobre como eles são usados pelo mercado pretendido.

Por estas razões, você precisará se encontrar com influenciadores. Felizmente, há várias maneiras para isso, incluindo:

  • Se sua empresa estiver participando de um evento da indústria, verifique a lista de participantes do evento para ver se os influenciadores que deseja conhecer irão. Em caso afirmativo, entre em contato e organize uma hora para se encontrarem. Os encontros de café da manhã geralmente são mais fáceis de organizar, ou você pode se reunir no local da conferência em um horário e lugar combinados.
  • Convide os influenciadores para participarem de uma apresentação virtual. Organize informações sobre sua empresa e produto. Mantenha seu tempo de apresentação limitado e permita mais tempo para as perguntas e respostas. O objetivo não é apenas educar, mas também iniciar uma conversa e solicitar seus comentários e ideias.
  • Convide um grupo de 8-10 influenciadores para participar de um evento exclusivo na sua empresa. Determine uma agenda robusta e interessante, mas não exagere as apresentações em PowerPoint. Permita tempo suficiente para perguntas e respostas, e principalmente conversas.

O encontro com influenciadores é fundamental, mas também é importante manter contato. Entre em contato com eles regularmente e incentive-os a fazer o mesmo, com ideias e observações. Lembre-se, os influenciadores têm uma conexão direta com seus clientes, então trate-os bem.

Promova o conteúdo dos influenciadores

Para construir uma estratégia de marketing de mídia social verdadeiramente efetiva, você precisa fornecer valor aos influenciadores e ao público.

Não basta simplesmente pedir a um influenciador que compartilhe algumas de suas postagens de mídia social ou publique conteúdo sobre seus produtos. Você precisa aprofundar e criar conteúdo que atenda às necessidades da audiência do seu influenciador.

Por exemplo, para atrair a atenção do seu público e criar credibilidade, realize uma entrevista com um influenciador e publique em seu blog. Aproveite ao máximo o poder dos influenciadores sobre o seu público. Em seus canais de mídia social, compartilhe fotos, postagens de mídia social, artigos e vídeos que influenciadores geram sobre sua marca e produtos.

Seja criativo para conquistar mais do conteúdo gerado pelos influenciadores. Crie vídeos curtos com dicas de influenciadores e compartilhe com seu público. Instigue seu público sobre os influenciadores com os quais você trabalha, compartilhando previews de suas entrevistas. Você também pode postar aspas de influenciadores em suas páginas de produtos ou seus canais de mídia social.

Conclusão

O Marketing de Influência não é um negócio de uma ação apenas. Se você quiser obter benefícios reais, você precisará se envolver com especialistas e líderes de pensamento constantemente.

Publicar uma postagem no LinkedIn de vez em quando e agendar algumas postagens de rede social a cada semana não trará os resultados que você espera. Você precisa se envolver com as pessoas com mais frequência se quiser aumentar a visibilidade da sua marca B2B e aumentar as chances de construir relacionamentos duradouros com influenciadores em seu segmento.

Reserve uma hora ou duas a cada semana para comentar postagens, compartilhar conteúdo e participar de discussões em redes sociais. Ao aumentar a sua exposição às redes sociais, você pode criar confiança não só com potenciais influenciadores, mas também com o seu próprio público.

A sua empresa já trabalhou com influenciadores? Quais dicas você daria para construir relacionamentos com influenciadores? Compartilhe seus pensamentos nos comentários. Entre em contato e vamos trabalhar o sucesso da sua marca.

Compartilhe:

1 Comment

  1. Muito bom o conteúdo, uma pena as plataformas para isto serem pagas! Trabalho em uma produtora de vídeo e estamos em busca de influenciadores que pudessem fazer Colab com influenciadores da nossa base de contatos porem a dificuldade é não ter um filtro, uma segmentação no instagram para que seja realizado estas buscas!

Write A Comment