Compartilhe:

As marcas que se comunicam bem são marcas de sucesso. Para se comunicar bem, é preciso identificar e definir sua voz. Esse é o assunto desse post como encontrar a voz da marca. Então, o que exatamente é a “voz da marca”, e como identificar e definir?

O Que é Voz da Marca

Digamos que você está indo para um jantar e vai encontrar muitas pessoas que você não conhece. Provavelmente você quer que as pessoas da festa no final da noite saibam como se dirigir a você. Você quer que as pessoas saibam quem você é. Então, você age de uma certa maneira, escolhe certas palavras e tópicos para as conversas, faz algumas piadas, resumindo, você apresenta a sua melhor versão, cativante ou engraçada, inteligente ou culta ou sensível a causas sociais. Você procura se apresentar baseado no que é mais importante para você.

Quando falamos sobre marcas, não é diferente. Os fundamentos da voz da marca são sua personalidade – priorizando um conjunto de traços que compõem uma identidade e depois se comunicam de uma maneira que expressa e prioriza esses traços. O que significa que, para criar uma voz bem sucedida, uma marca deve assumir uma personalidade, como se fosse uma pessoa real.

Traços de Personalidade

Os traços de personalidade da marca devem vir da própria marca. Ninguém mais pode identificar os valores e os pontos de vista da marca além dos indivíduos que a compõem. As marcas mais bem sucedidas representam uma ideia, e essa ideia é um bom lugar para começar quando se trata de destilar seus valores de marca em um conceito ou identidade chave.

Pode parecer que isso se resume a um exercício de Branding simples, no qual as equipes interpretam a marca e encontram quatro ou cinco palavras, cores ou imagens. Mas identificar a voz envolve um pouco mais de antropomorfização do que isso.

Antropomorfização é uma forma de pensamento que atribui características ou aspectos humanos a animais, elementos da natureza e, aqui no nosso tema, às MARCAS.

Outra maneira de pensar sobre isso: se sua marca fosse a pessoa indo ao jantar, quem ela seria?

Voz da marca não é apenas um termo atrativo. É a alma da marca, estruturada e dentro do seu contexto. O que é essa alma e o que ela tem a dizer depende de você – mas, se não disser nada, você nunca conseguirá destacar sua marca e seu conteúdo dentro do ambiente barulhento e lotado que é o jantar no mundo digital.

Como Encontrar a Voz da Marca

Como Encontrar a Voz da Marca

O que um simples post de blog, design de embalagens e atendimento ao cliente têm em comum? Todos eles são canais importantes para apresentar a voz da sua marca. Encontrar a voz da marca não é fácil, mas com a devida organização e as dicas a seguir, será possível. Aqui está como você pode construir sua voz de marca.

Brainstorming

Pode parecer complicado – ou até impossível – reunir várias pessoas de uma empresa para se comprometer com uma tarefa. No entanto, é importante ter a mente aberta e envolver todos no processo de ideação da voz da marca, porque todos eles serão impactados por isso.

O ideal é convidar toda a empresa a oferecer suas ideias e opiniões sobre os valores fundamentais da marca. Em seguida, organizar um brainstorming para discutir as ideias apresentadas e desenvolver novas.

É muito importante envolver as pessoas que lidam diretamente com os clientes, para obter informações sobre como o público percebe a marca. Também pessoas envolvidas com a comunicação.

Dicas para organizar o brainstorming

  • Todos têm de 3 a 5 minutos para escrever seus pensamentos.
  • Use post-its e peça que cada um escreva apenas um pensamento em cada post-it.
  • Peça que todos compartilhem as respostas e falem sobre elas.

Aqui estão algumas perguntas para começar o brainstorming:

  • Se a marca fosse um personagem de filme, que personagem seria?
  • Quais atores seriam recomendados para o papel?
  • Que tipo de livro a marca leria se fosse uma pessoa? Quais blogs?
  • Que filmes e seriados a marca assistiria?

Pensar em uma marca como sendo uma pessoa ajuda a criar uma história mais dinâmica. Também ajuda a criar uma entidade que colaboradores e consumidores possam se relacionar profundamente em um nível emocional.

Componentes da Voz da Marca

Marcas, como as pessoas, têm voz – o tom, o comportamento e a personalidade da comunicação que distingue uma pessoa de outra. A voz da marca é uma ferramenta mais específica e altamente útil para criar e gerenciar uma identidade única para uma marca.

Podemos entender a voz da marca como a união de quatro componentes:

  • Personalidade – Com quem a marca se parece? Imagine a marca como uma pessoa (um personagem).
  • Linguagem –  Que tipo de palavras a marca usa em suas conversas?
  • Tom – Qual é a emoção geral da marca?
  • Propósito – Qual o porquê da marca?

A personalidade da marca ajuda a pensar na marca como uma pessoa – com voz e valores que os consumidores podem se relacionar emocionalmente.

  • A mensagem: O que você comunica a seu público.
  • O tom: Como você se comunica com o seu público.

O tom é como você deseja que sua marca apareça para outros, por exemplo: amigável e otimista. A linguagem envolve as palavras que você usa para descrever esse tom, ou seja, conciso e informativo.

No final, por que a marca existe? Qual o propósito da marca? A voz da marca pode ajudar os clientes a entenderem seu porquê, suas motivações. E principalmente, o que a marca pode fazer por eles.

Uma maneira de encontrar mais sobre a personalidade da marca é pensar em características que a marca sempre é e outras que nunca seria. Por exemplo:

[sua marca] sempre é _____________ e [sua marca] nunca é _____________ .

XPTO sempre é prestativa e XPTO nunca é impaciente.

Depois de ter essas listas do que a equipe acredita sobre a marca, você terá uma base sólida para determinar a linguagem e o tom.

Depois do brainstorming é preciso estreitar as listas e tomar decisões difíceis. Primeiro, tomar nota de certas palavras que apareceram três ou mais vezes. Então, analisar cada palavra, fazendo perguntas como:

  • Essa é a melhor palavra para a ideia que queremos transmitir?
  • Existe outra palavra que melhor descreva essa ideia?
  • Como nossos funcionários interpretarão essa palavra?
  • Nosso público nos percebe assim?

Exemplo de Voz da Marca

Conclusão

Juntas, essas quatro esferas (personalidade, linguagem, tom e propósito) definem a voz da marca. Independente de como você vai se organizar para identificar e definir a voz da sua marca, aqui estão algumas coisas importantes que você deve ter em mente.

Você não precisa envolver todos no processo de brainstorming, mas você deve se certificar de que quem está na reunião representa uma série de papéis e experiências. Pois é muito importante ter em mente também a percepção que vem de fora da empresa. Deixe todos que estiverem participando confortáveis para apresentar suas ideias mais inovadoras e incomuns, você encontrará resultados mais fortes e melhores se der espaço para a criatividade. Veja como outras marcas em sua indústria abordam a voz da marca. Isso o tornará mais criativo e assegurará que você esteja no caminho certo.

Para mais inspiração sobre gerenciamento de marcas, veja também esses outros artigos:

🔗 O Que é Branding Digital?
🔗 Branding: Os Erros que Pequenas Empresas Devem Evitar
🔗 Como Melhorar o Marketing de Conteúdo com o Branding Digital

Para obter mais informações sobre como criar uma voz de marca poderosa e consistente, entre em contato comigo.
Checklist de Branding Digital

1 Comment

Write A Comment