Compartilhe:

Você quer começar, mas não consegue decidir qual a melhor plataforma para você criar seu blog? Realmente é uma escolha difícil, porque existem várias plataformas diferentes, e todas são realmente muito boas. Como você decide qual é a ideal para você? Neste artigo, vamos entender como escolher a melhor plataforma de blogs, qual se adequa melhor aos seus objetivos, conhecendo melhor as opções mais populares.

O Que é uma Plataforma de Blog?

Primeiro precisamos entender o que é uma plataforma de blog. A maneira mais simples de entender a diferença entre um blog e um site ´é observar a frequência das atualizações. Um blog é um site com posts atualizados frequentemente e organizados em ordem cronológica, do mais recente para o mais antigo.

Uma plataforma de blog é o software ou serviço que você usa para publicar seu conteúdo na internet sob a forma de um blog. Uma plataforma de blog é um serviço que chamamos de sistema de gerenciamento de conteúdo, em inglês Content Management System (CMS).

As plataformas de blog gratuitas mais populares no Brasil são WordPress, Blogger, Tumblr e Medium.

qual a melhor plataforma para você criar seu blog

Qual a Melhor Plataforma para Você Criar seu Blog?

Vamos analisar as plataformas e entender os prós e contras de cada uma.

WordPress

Não sei se você já percebeu, mas existem duas plataformas diferentes. WordPress.com e WordPress.org. Então vamos entender cada uma delas.

WordPress.org

WordPress.org é a plataforma considerada como o verdadeiro WordPress. É de código aberto e 100% gratuita para qualquer pessoa usar. Tudo o que você precisa é um domínio e uma hospedagem na web. É também conhecida como a versão instalada do WordPress.

Com o WordPress.org, você possui o controle total do seu site. Você pode fazer tudo o que quiser e personalizá-lo o máximo que você precisar.

  • É grátis e muito fácil de usar.
  • Você é dono do seu site e de todos os seus dados. Seu site NÃO será “fechado” só porque alguém decidiu que você fez algo contra seus termos de serviço (obviamente que você não poderá fazer algo ilegal). Você está no controle total.
  • Você pode adicionar plugins gratuitos, pagos ou personalizados do WordPress diretamente no seu blog.
  • Você pode usar o design personalizado do seu site da maneira que você quiser, o céu é o limite.
  • Você pode adicionar qualquer tema WordPress gratuito ou pago que você escolher.
  • Você também pode criar projetos completamente personalizados ou modificar qualquer coisa que você quiser.
  • Você pode ganhar dinheiro com o seu blog WordPress com seus próprios anúncios.
  • Você pode usar ferramentas como o Google Analytics para análises e rastreamentos personalizados.
  • Você pode até mesmo usar o WordPress para criar uma loja online e vender produtos digitais ou físicos e aceitar pagamentos com cartão de crédito diretamente no seu blog.
  • Você também pode criar uma área de membros ou associados e vender esses acessos ao conteúdo premium, cursos, etc. e criar sua comunidade on-line no seu próprio blog.

Falamos de tudo que é extremamente bacana no que diz respeito ao WordPress.org. Agora vamos ver as dificuldades que você encontra nessa opção.

  • Custo com a hospedagem (onde os arquivos do seu blog ficarão armazenados na internet) e domínio (o endereço que as pessoas vão digitar para acessar seu blog). Não ´é nada assustador, algo em torno de R$30 por mês.
  • Você será responsável pelas atualizações. Como todos os aplicativos que você tem instalados no seu smartphone, a plataforma WordPress.org também é atualizada de tempos em tempos e você receberá um aviso de uma nova atualizações. Novamente, nada de muito trabalho. Você pode facilmente atualizar seu blog apenas clicando no botão de atualização (1 clique), então não é muito trabalho.
  • Você é responsável pelo backup. Mais uma vez, fácil! Existem toneladas de plugins para backup do WordPress que permitem configurar backups automáticos.

Se você tiver um orçamento limitado, com R$30 por mês você poderá manter seu blog rodando. Agora se você quiser ir além com um layout mais bacana precisará contratar um web designer ou pagar por um tema a sua escolha e instalar você mesmo.

WordPress.com

WordPress.com é um serviço de gerenciamento de conteúdo e hospedagem. O serviço de hospedagem WordPress.com tem 5 planos, clique aqui para conhecer cada um deles.

O plano gratuito é uma ótima opção para blogueiros de hobby, aqueles sem objetivos de negócios. É grátis para até 3 GB de espaço. Depois disso, você terá que mudar para um plano pago para ter mais espaço. Você não terá que se preocupar com atualizações ou backups. O WordPress.com vai cuidar disso.

Para aqueles que querem um blog de negócios não é uma opção que deve ser considerada. Existem várias limitações no WordPress.com gratuito que o diferenciam do WordPress.org.

  • Por ser gratuito para você, eles fazem dinheiro incluindo anúncios no seu blog e você não ganha dinheiro com isso.
  • Você não tem permissão para vender anúncios no seu blog.
  • Você não pode fazer o upload de plugins. Os usuários do plano gratuito recebem recursos integrados pré-ativados.
  • Você não pode carregar temas personalizados. Somente a coleção de temas gratuitos limitados.
  • Você está restrito às suas estatísticas. Você não pode adicionar o Google Analytics nem instalar qualquer outra plataforma de rastreamento.
  • Eles podem excluir seu site a qualquer momento se acharem que você violou seus termos de serviço.
  • Seu site exibirá um link com o WordPress.com. Ficando assim: nomedosite.wordpress.com
  • WordPress.com não oferece nenhum recurso de e-commerce ou gateways de pagamento integrados.
  • Você não pode criar sites de associação com o WordPress.com.

Como você pode ver, a plataforma de hospedagem do WordPress.com é bastante limitada quando você está no plano gratuito ou mesmo premium. Por isso, para quem quer um blog de negócios, não é a melhor opção.

Blogger

O Blogger é um serviço gratuito de hospedagem de blogs. Adquirido pelo Google em 2003, oferece uma maneira rápida e fácil de criar um blog para usuários com poucos conhecimentos de internet. Basta fazer o login com seu usuário do Google e você já poderá configurar um blog em alguns minutos. O Blogger é gratuito e muito fácil de usar e gerenciar sem grandes habilidades técnicas.

Blogger

Porém nem tudo são flores, você está limitado a ferramentas básicas de blogs e não pode adicionar novos recursos à medida que seu blog cresce em popularidade. As opções de design são limitadas, com menos modelos disponíveis. O Blogger não recebe atualizações frequentes ou novos recursos.

Com essas informações já fica claro que o Google não investe muito em serviço de blogs. Portanto o Blogger não é uma opção para quem quer começar um blog de negócios. Porém para um blog que visa apenas compartilhar seu hobby, pode ser uma boa opção.

Tumblr

Para exemplificar bem, podemos imaginar o Tumblr como o ponto de encontro entre o WordPress e o Twitter.

Tumblr

A principal vantagem do Tumblr é a comunidade. Funciona como uma rede social, outros usuários podem seguir seu blog e receber no feed as atualizações. É o que chamamos de uma plataforma de microblogging com recursos de redes sociais.

As vantagens são:

  • A facilidade para publicar seus posts. É muito fácil criar um blog e começar a escrever, conhecer novos leitores e ler blogs de outras pessoas.
  • A comunidade. Todas as postagens são combinadas em um feed, com base em assinaturas e interesses de cada usuário. Basicamente o mesmo visual que você tem no Twitter, só que com conteúdos mais extensos.
  • As informações pessoais do proprietário não estão disponíveis para outros usuários, e o URL do blog pode ser alterado em alguns cliques. É por isso que para muitas pessoas, o Tumblr é um lugar onde você pode compartilhar sua opinião com tranquilidade e liberar toda sua criatividade.

Desvantagens:

  • O Tumblr tem recursos limitados e você não será capaz de ampliar suas funcionalidades conforme seu blog crescer.
  • Fazer uma cópia de segurança do seu blog do Tumblr ou importá-lo para outras plataformas é difícil.
  • O Tumblr foi adquirido pelo Yahoo, isso significa que o Yahoo é dono do serviço e, na verdade, será dono também do seu blog.

O Tumblr é uma ótima plataforma para os segmentos de arte, design, moda, fotografia e gastronomia.

Medium

Lançado em 2012, o Medium tornou-se uma comunidade de escritores, blogueiros, jornalistas e especialistas. É uma plataforma de blogs fácil de usar e com características de redes sociais.

Se o Tumblr é lugar para pessoas criativas e rebeldes, o Medium é um ambiente muito mais formal. Muitos usuários estão usando seus nomes reais e a maioria das postagens são úteis e focadas em crescimento pessoal ou profissional.

Medium

O Medium é extremamente fácil de usar. Entre todas as plataformas que eu citei, essa é a mais simples e fácil de publicar. Não precisa configurar nada! O Medium é sobre escrita. Texto.

Justamente por ser simples, clean e fácil de usar, não tem recursos para design e construção de marca. Para quem está buscando a criação de um blog de negócios não é uma boa opção. Outro ponto negativo é que você não terá seu URL, o Medium não permite a criação de um endereço personalizado. Essa função já foi possível no passado, mas está atualmente indisponível.

Apesar de ser uma plataforma muito atraente, a falta de controle sobre o conteúdo e possibilidade de personalização fazem com que o WordPress seja mais interessantes para as marcas.

Conclusão

Para facilitar ainda mais a sua escolha, veja esses cenários. Qual dessas situações descreve melhor seu momento atual? Com esse resumo ficará mais fácil ainda para você descobrir qual a melhor plataforma para você criar seu blog.

Eu quero um blog profissional (para mim ou meu negócio) e eu quero ter controle total.
Melhor opção: WordPress.org

Eu preciso de um blog agora, e não tenho dinheiro para investir.
Melhor opção: WordPress.com ou Blogger

Sou um artista (designer ou artesão) e quero um blog com foco em design e artes.
Melhor opção: Tumblr ou WordPress.org

Quero um blog pessoal e vou publicar apenas textos.
Melhor opção: Medium ou Tumblr

Sou escritor (ou jornalista) e quero compartilhar meus textos e manter contato com outros escritores.
Melhor opção: Medium

Sou um especialista na minha área e quero compartilhar meus textos e manter contato com outros profissionais.
Melhor opção: Medium

Eu tenho um negócio próprio e quero um blog, mas também um site. Tudo na mesma plataforma.
Melhor opção: WordPress.org

Mesmo com todas essas características vale sempre lembrar que a única maneira de você ter total controle e posse do conteúdo que você vai criar é se você mesmo hospedar seu blog. Contudo, avalie as opções e considere fazer backup frequentemente.

Gostou dessas dicas? Para saber mais sobre blog de negócios leia também:
🔗 Como Escrever um Blog de Negócios Eficaz

Checklist para Criar um Blog de Negócios

Compartilhe:

4 Comments

  1. Olá Cristiane,

    antes de começar este post gostaria de te dar parabéns por saber escrever tão claro para quem é leigo como eu.
    Pois bem, eu tenho uma página no faceebook há quase dois anos que hoje conta com 110K seguidoras. Percebi que quanto mais gente chega, mais meus conteúdos antigos não são acessados porque a página não tem o formato de blog. Agora cheguei em um ponto em que quero colocar todo conteúdo em um blog e no Google achei você. Eu já tive um blog em 2011 e era do wordpress. Com suas dicas fui para o .org que me pareceu mais completo, ainda mais eu que tenho dois anos quase de conteúdo. Porém quando entrei, eu boiei. Não entendo nada de nada de nada. Você acha que preciso ter um blog tão robusto? Te pergunto, porque o meu já nascerá com muito conteúdo e porque quero personalizá-lo. Como eu ainda sou do tempo do telefone, não encontrei nenhum lugar para fazer contato e pedir ajuda, então resolvi te escrever.
    Você acha que se eu seguir passo a passo mesmo sem entender nada eu conseguirei o .org ou melhor eu ir para o .com. Só não quero começar algo que no meio do caminho tenho que mudar porque não tenho mais espaço.
    Você me orienta?
    Super obrigada desde já.
    Um forte abraço,
    Marta Ferreira

  2. Obrigado por compartilhar de maneira tão clara as orientações. parabéns!

  3. Olá!! Estou a procura de informações para refazer meu blog (que tenho há 10 anos)! Acontece que tenho no blooger e realmente para quem não tem muito dinheiro e não entende muito de recursos eletrônicos, ele é bom, contudo, ocorre que recebi um e-mail dizendo que irão desativar os perfis do Google+, e é através dele que utilizo e gerencio meu blog…..eu escrevo textos despretensiosos de minha autoria……gostaria de ter uma indicação do que seria melhor pra mim…já que não sou uma escritora!

  4. Heliana Staut Aquino Reply

    Agradeço muito sua ajuda, consegui abrir um blog agora graças a esse seu artigo. Mas não é blog comercial

Write A Comment