Compartilhe:

Por mais que você se dedique, nenhum comentário? Nenhum seguidor. Nenhum fã? O que será que está errado? Como corrigir isso? Nesse post vamos ver algumas das razões por que ninguém lê seu blog.

Por que ninguém lê seu blog?

Todo mundo sabe que um blog é um excelente canal para gerar visibilidade para sua marca. E mais! Gerar negócios. Justamente aí que está o perigo. Sabendo disso muitas empresas criam blogs, para gerar mais acessos ao seu site e com isso novos clientes.

Começam a escrever ou contratam alguém para fazer isso por eles. Investem tempo e dinheiro para ter um blog de sucesso! E nada. Muitas visitas? E nenhum comentário. Ninguém se importa.

Seu post não tem um objetivo claro

Essa é uma das razões. Você sabe que um blog é importante e que é uma importante ferramenta de comunicação para sua empresa. Só que ninguém tomou o tempo necessário para planejar o conteúdo do blog. Ninguém sabe exatamente qual o motivo principal da existência do seu blog.

Gerar leads? Ok. Legal. Mas o que seu blog vai gerar de valor para as pessoas?

Quando você investe em um anúncio, você tem a clara visão dos resultados esperados. Quando você contrata um novo colaborador, você sabe exatamente qual papel que ele vai desempenhar na sua organização.

Com seu blog também deve ser assim. Um blog é um investimento. Necessário, mas é sim estratégico e deve ser planejado. Antes de escrever e publicar uma postagem no seu blog, responda esta pergunta:

Qual o objetivo desse post no blog?

[bctt tweet=”Um post de blog pode ter como objetivo: informar, entreter ou educar.” username=”cristianethiel”]

Quando for escrever um post avalie o real motivo por trás disso. Escrever apenas para gerar conteúdo não é uma opção. Veja exemplos de motivações para criar um post de blog:

  1. Responder uma dúvida dos seus prospects/clientes
  2. Gerar inscrições para sua lista de email
  3. Falar com mais detalhes sobre um produto ou serviço
  4. Explicar “como fazer” algo específico
  5. Mostrar “os bastidores” na sua empresa
  6. Cobertura de um evento do seu segmento

Posts com objetivo de explicar como fazer algo, listas e guias são os posts que as pessoas mais gostam. Porque dão a sensação de que elas terão uma atividade realizada após dedicar tempo à leitura. Mas tudo bem se você quiser criar um post apenas para contar uma história divertida e entreter seus leitores.

Por que ninguém lê seu blog

Seu blog não entrega valor

Ok. Você pode ter objetivos claros na criação de cada post, mas será que entrega valor aos seus leitores?

Se o seu objetivo é sempre falar de você, gerar listas de email ou sufocar seus leitores com conversões e anúncios, não vai fazer sucesso.

Um post informativo é valioso, um post divertido é valioso… Excesso de autopromoção e anúncios, não.

Existem muito blogs com conteúdo realmente interessante e valioso. As pessoas vão sair do seu blog e procurar outro. Você faria isso também!

Os posts não precisam ser longos e extremamente detalhados, eles apenas precisam valer a leitura.

Você não conhece sua audiência

Até aqui você identificou que seus posts sempre tem objetivos claramente definidos e que você sempre cria conteúdo de valor.

Mesmo assim nada de leitores? Pode ser que você esteja escrevendo sem conhecer realmente sua audiência.

No mundo do marketing digital, a frase “conheça seu público” é repetida um milhão de vezes.

Você já ouviu falar em público-alvo, avatar, personas… E sabe por quê? É isso mesmo! Saber com quem você está falando faz toda diferença. Se você está apenas tentando adivinhar quem é seu público, talvez não consiga.

Existem meios para isso.

[bctt tweet=”O bom marketeiro não joga dados com o conteúdo.” username=”cristianethiel”]

É impossível conhecer sua audiência, até que você pergunte. Se você é um assinante desse blog, você deve sempre receber perguntas minhas e além das solicitações para um bate-papo gratuito e online.

Isso porque é apenas conversando com seu público que você de fato irá conhecê-lo. Pergunte ao seu público o tipo de conteúdo que eles querem. Você pode achar meio inconveniente e alguns deles também. Mas se você quer realmente se comunicar, não deve apenas ficar no monólogo chato.

Você pode enviar uma pesquisa rápida por e-mail ou simplesmente convidar seus clientes mais próximos para um café.

Se você ouvir as mesmas perguntas de várias pessoas, anote! Essas perguntas são as dúvidas do seu público.

Outras formas de conhecer os leitores do seu blog é acompanhar os posts mais lidos por meio do Google Analytics e também descobrir de onde os visitantes chegam. Quais as redes sociais?

Se você trabalha com outras pessoas, vendedores, atendentes ou recepcionistas, converse com essas pessoas. Quem fica na linha de frente da sua empresa, quem tem contato direto com os clientes diariamente. Essas pessoas têm muita informação valiosa para te passar.

🔗 Como a Equipe de Vendas Pode Ajudar no Marketing de Conteúdo

Você não tem personalidade

Existem realmente muitos blogs. E com certeza existem vários blogs no seu segmento. Por que as pessoas vão escolher ler o seu e não o do seu concorrente?

O que diferencia um blog do outro é a voz da marca

Você não precisa forçar um estilo, tentando ser engraçado ou polêmico. Você só precisa deixar sua personalidade real aparecer também no seu conteúdo.

Encontre seu estilo. Por exemplo, quando eu escrevo meus posts, eu tento fazer isso de maneira que quem lê sinta que está conversando comigo. Eu procuro sempre escrever como eu falo.

Se você escrever com sua própria personalidade, você vai se conectar com seu público, e eles vão voltar. Mesmo que milhares de outros blogs postem exatamente o assunto que você postar, uma vez que você faça uma conexão, as pessoas voltarão, porque gostaram da maneira como você escreve sobre esse assunto.

É importante também que você mostre quem está escrevendo. Se seu blog será abastecido por varios escritores, coloque a foto dessas pessoas. Deixe os leitores saberem quem está por trás de cada postagem.

Aqui sou sempre eu que escrevo. Vez ou outra eu tenho um convidado especial. Mas se seu blog é formado por escritores periódicos, inclua foto e fale um pouco sobre o autor.

Você usa muitas pop-ups

Ninguém gosta de pop-ups. É muito chato acessar um link e dar de cara com uma pop-up. Mas, mesmo eu concordando com isso, também sei que a conversão é suficiente para correr o risco de chatear alguém.

Por isso a dica é: use pop-ups de maneira realmente estratégica. Escolha apenas uma! Foque. Avalie os resultados e ajuste. Outro ponto importante é programar sua pop-up para ela não ficar abrindo sempre para a mesma pessoa.

Saber como empregar as pop-ups na verdade vai ajudar seus leitores. A ideia é mostrar algo de valor que eles podem não ter visto ainda. Um ebook gratuito, por exemplo.

Você não tem consistência

Um blog de negócios é diferente de um blog de hobby ou estilo de vida. Você não pode se dar ao luxo de escrever só quando estiver com vontade. Um blog é um compromisso.

Você está assumindo um compromisso com seus visitantes. Muitas pessoas que começam um blog desistem muito rápido. Criar um blog é muito fácil. O problema é manter o blog!

Você não pode esperar gratificação instantânea. Claro que nos primeiros posts, se você compartilhar a novidade com seus amigos e parceiros, todos vão ler, comentar, ficarão animados em te ajudar.

Com o tempo as pessoas que vão realmente acessar serão aquelas interessadas de verdade no seu conteúdo e não em te deixar feliz. Aí que começa o trabalho sério.

Nem todas as postagens do blog vão converter em uma venda ou uma inscrição de email. Nem todas as postagens serão muito compartilhadas ou comentadas. E tudo bem.

Você não pode desistir. Se você estiver com dificuldade em alguma questão do seu blog, procure ajuda. Analise onde está seu erro, como você pode melhorar. Eu mesma posso te ajudar. Basta clicar aqui e entrar em contato comigo.

Conclusão

Eu acredito muito no poder dos blogs e mais do que acreditar, eu acompanho a evolução do Marketing Digital e sei da importância de um blog. Claro que aliado a outras formas de conteúdo e outras redes. Porém pense no valor que o blog traz. Destaca sua marca no Google. Para sempre, quando alguém fizer uma busca, sua marca será a resposta.

Um blog realmente leva tempo e dá trabalho, por isso é preciso ser estratégico. Não crie um blog apenas para ter um blog. Seu tempo é muito valioso para isso. Em vez disso, planeje e organize.

Quais outras razões você acha que leva as pessoas a ignorarem um blog? Deixe aqui seus comentários! 

Compartilhe:

1 Comment

  1. Parabéns pelo seu artigo, tenho um blog Chamado SHD: Seja Hoje Diferente.
    Aos poucos estou conseguindo cativar as pessoas e venho buscando ler artigos de qualidade como o seu para cada dia melhorar o SHD para todos que estão com ele.

    Seu artigo só confirmou o que pensava a respeito e ainda ajudou em novas idéias para melhoria.

    Um forte Abraço!
    Alessandro Turci

Write A Comment