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Aqui está um resumo do que você pode esperar da atualização que o Instagram fez no algoritmo, entendendo essas mudanças, você pode criar sua estratégia para aumentar a exposição das suas postagens. Pelo que eu estudei, tem muita especulação e interpretação pessoal das novas regras. Veja nesse post as mudanças no algoritmo do Instagram em 2018.

Como funciona o algoritmo Instagram?

Nos últimos meses o Instagram divulgou uma série de novas regras e mudanças no algoritmo, o que gerou muita confusão por parte dos especialistas e frustração por parte dos usuários.

Isso porque ao que parece, as mudanças vão deixar as postagens cada vez mais difíceis de serem vistas, para incentivar as marcas a criarem anúncios. Ou seja, mesma coisa que aconteceu no Facebook.

Porém, se você for estudioso e observador, pode acompanhar as mudanças e tirar algo bom de tudo isso.

Agora, estima-se que apenas 10% dos seguidores estejam realmente vendo suas postagens. Isso pode ser extremamente frustrante para os usuários que não estão vendo seus amigos e postagens da família, empresas que esperam alcançar novos clientes e, pior ainda, para os influenciadores cujo modelo de negócios depende de seus seguidores verem seu conteúdo.

As Mudanças no Algoritmo do Instagram em 2018

As Mudanças no Algoritmo do Instagram em 2018

Desde que o feed deixou de ser apresentado de maneira cronológica, o algoritmo é baseado especialmente no engajamento. Isso inclui número de curtidas, comentários, visualizações de vídeo, quantas pessoas salvaram e qualquer outro tipo de interações que uma postagem obtém.

Quando uma publicação recebe muitas curtidas e comentários, isso indica pro algoritmo do Instagram que sua publicação é de qualidade, ou seja, um conteúdo que mais pessoas vão querer ver.

Engajamento

Isso já começou quando a regra da ordem cronológica foi mudada. A ordem das fotos e vídeos então passou a seguir a probabilidade do usuário estar interessado naquela postagem.

Então vamos as dicas de como você pode aproveitar tudo isso.

Invista mais tempo nos stories

Uma ótima maneira de se conectar com seus seguidores é por meio dos stories.

Com as mudanças no algoritmo, muitas pessoas começaram a passar mais tempo vendo os stories em vez de seus feeds. Isso por conta da sensação de ser algo realmente recente.

O algoritmo leva em consideração todas as interações que você recebe nos stories também, como respostas ou quando suas histórias são enviadas a alguém.

Quanto mais um usuário interage com seus stories, mais provável que suas postagens sejam exibidas no feed.

Um ótimo “hack” é tirar proveito das oportunidades de engajamento nos stories, como as enquetes e o ver mais (quando você arrasta para ver o link).

Invista mais tempo nos stories

Interaja com seus seguidores

Essa aqui é uma bomba para os que gostam de comprar likes!

Tudo indica que o Instagram não apenas prioriza posts com alto engajamento, mas também pode restringir a exposição com base no seu compromisso com seus seguidores.

Este ano, será mais importante do que nunca se manter atualizado com os comentários recebidos, especialmente na primeira hora de publicação, caso contrário a sua visibilidade pode diminuir drasticamente.

Trate os comentários do Instagram como uma conversa. Se o comentário não requer uma resposta, deixe pelo menos um coração para mostrar que você leu. Eu particularmente prefiro responder todos.

Sim, manter o controle de todos os comentários no Instagram é bem difícil, especialmente se alguém está comentando em uma postagem mais antiga. Se você utilizar alguma ferramenta administrativa, isso ficará mais fácil.

Para ganhar engajamento, você precisa se engajar. Ao responder os comentários, você não está apenas mostrando interesse pelos seus leitores, mas também aumenta a visibilidade das suas postagens.

Combinação imagem e legenda

O tempo que seu leitor fica na sua postagem também conta como engajamento.

Por isso a combinação imagem que chame atenção suficiente para eles pararem o feed e começarem a ler a legenda, mais legenda interessante que faça com que eles cliquem no “…mais”.

Esse segundo extra que alguém fica lendo sua legenda do Instagram tem o potencial de elevar o nível de engajamento do seu post.

Agora você entendeu porque os vídeos funcionam tão bem no Instagram. Porque leva mais tempo para ver o conteúdo do vídeo do que o conteúdo de uma imagem.

Instagram Carrossel

Por isso, crie imagens mais informativas! Com mais conteúdo para ser consumido e aproveite a funcionalidade carrossel (múltiplas imagens no mesmo post)!

Não importa o nome, slideshow, galeria ou álbum. Aproveite essa opção.

Relevância

Hashtags relevantes

Muitos usuários cismam com o mesmo grupo de hashtags e usam para toda e qualquer postagem. Não recomendo.

Eu já fiz um post só sobre hashtags. Você pode ler aqui:

🏆 Como Usar Hashtags no Instagram

O Instagram lançou recentemente a possibilidade de seguir hashtags. o que significa que, em vez de os usuários terem que pesquisar toda vez por uma hashtag de interesse, eles podem deixar as hashtags salvas e elas vão aparecer diretamente no feed.

Por outro lado, os usuários também têm o poder de marcar seu conteúdo como algo que eles não querem ver! Da mesma maneira que podia ser feito com anúncio. Marcar como não relevante.

Uma vez que um usuário está seguindo uma hashtag específica e as postagens sugeridas começam a aparecer em seu feed, eles terão a capacidade de selecionar uma opção “não mostrar para essa hashtag” para marcar o conteúdo como não interessante ou relevante.

Instagram - Não mostrar para essa hashtag

Isso significa que o Instagram tem agora o poder de entender o que é uma hashtag relevante para uma determinada postagem.

A ideia inicial do Instagram ao criar esse recurso foi justamente indicar os tópicos pelos quais os usuários se interessam.

Porém, se os usuários marcarem muitas vezes suas postagens como “não relevante”, isso vai ligar um alerta vermelho para sua conta e quem sabe você entrará no shadowban. Melhor ter cuidado.

Publicar sempre o mesmo grupo de hashtags foi o que levou muita gente ao shadowban no ano passado. Em vez disso, é importante mudar as hashtags e certificar-se do bom ajuste para sua postagem.

Autenticidade

Todos estamos cansados dos comentários via bot. São chatos.

E o Instagram está querendo por um fim nisso.

Converse com seus seguidores

Uma outra dica para as legendas é que você faça perguntas.

Não entre nessa de quantidade de texto. Não adianta você incluir um texto gigante que é muito enfadonho e ninguém aguenta ler. Ou apenas incluir uma única frase só para constar uma legenda na sua postagem.

É hora de abandonar as legendas genéricas e ser autêntico. Inicie uma conversa com seus seguidores. Sim, muita gente apenas curte e imagem e não lê as legendas. Não deixe isso te desanimar.

Isso é importante porque o engajamento, como já foi dito, é de mão dupla. Então quando você comenta em alguma conta, o Instagram entende que você quer ver aquele conteúdo e também dá o benefício de mostrar seu conteúdo a essas pessoas.

Se eles curtirem, comentarem, salvarem seu conteúdo, ou assistirem seus stories, suas postagens vão continuar aparecendo para eles. É por isso que é mais importante do que nunca aproveitar o tempo para construir sua presença no Instagram.

Hashtags relevantes

Identidade

Ao criar uma presença de marca consistente no Instagram, você pode transformar seus visitantes casuais em seguidores dedicados e comprometidos.

Seus seguidores querem saber exatamente o que esperar quando eles seguem você, então é crucial que você tome o tempo para planejar sua comunicação antes de publicar.

Muita gente investe em criar um grid perfeito, com todas as imagens se comunicando entre si. Porém estudos indicam que a grande maioria dos acessos vêm do feed e não do grid.

Apenas 1% das impressões no Instagram vêm do grid. 99% provêm do feed. Sabendo disso, você vai mesmo ficar gastando seu tempo e energia para criar um grid todo organizado?

Em vez disso, concentre-se na qualidade dos conteúdos individuais. Qual o real valor de cada pequeno conteúdo que você compartilha? Lembre-se de que cada post no Instagram deve ser autônomo, mas também parte de uma imagem maior, que é a sua marca.

Seja um usuário ativo

E por último, experimente. Use as novidades que o Instagram lançar. Fazer isso vai te posicionar como um usuário engajado tanto para o algoritmo como para os seguidores.

Todo mundo adora novidades e todo mundo adora seguir pessoas antenadas. Claro, tenha sempre em mente sua audiência. Use gifs, memes, vídeos, músicas, filtros, tudo que seja relevante para sua marca, mas também para sua audiência. Teste e analise os resultados.

Analytics

Use o Instagram Analytics para ver o que está funcionando e o que não está.

Instagram Analytics

Essa regra não vale apenas para o Instagram, mas tudo que você fizer com o Marketing da sua empresa. Sempre analise os resultados. Isso vai fazer você economizar tempo e dinheiro.

Você deve usar o recurso Analytics do próprio Instagram e da ferramenta que você usa para gerenciar seus agendamentos. E para ficar melhor ainda, use também o Google Analytics. Identificando quando as pessoas chegaram no seu site vindo o Instagram e qual conteúdo que as trouxe.

Analisar seus dados do Instagram é muito mais do que saber qual foi a foto ou vídeo com mais curtidas ou a história com mais impressões.

O entendimento deve ser muito mais estratégico que isso. 

Agora eu quero saber de você.
Qual tem sido sua estratégia no Instagram? Escreva nos comentários.

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9 Comments

  1. Artigo excelente! tim-tim por tim-tim, Cris! Quem quiser se interessar em desenvolver o Instagram do seu negócio, deve seguir essas suas dicas à risca!

    • cristianethiel Reply

      Olá Diego! Obrigada por deixar seu comentário.

  2. Débora Lelis Reply

    Oi Cris,

    Já faz algum tempo que acompanho as tendências de mkt digital, mas, mesmo sabendo dos benefícios do Analytics, até hoje não mudei o meu perfil pessoal para o profissional no Instagram justamente por já ter imaginado que ele seguiria os caminhos do Facebook, para perder visibilidade e incentivar os anúncios.

    No meu caso, como encaixaria meu perfil em blog para incentivar um estilo de vida mais livre para viajar (seja como autônoma dentro do mkt digital ou empreendendo em outras áreas que possibilitem esta mobilidade), você aconselha deixar como está ou mudar para página? Atualmente o Insta faz a mesma distinção de página para perfil, como no Face, onde as pessoas tem um alcance orgânico muito maior?

    Meu insta: @soltapelomundo

    * Vou começar a organizar as postagens das trocentas fotos que tenho das minhas viagens solo e conteúdo motivacional principalmente pra mulherada.

    Desculpa o texto longo, aguardo sua resposta e parabéns pelo seu trabalho! =)

  3. Cris, eu tive drástica queda de curtidas, visualizações e comentários… tenho tido visualizações apenas de outras empresas que acredito encontrarem meu instagram pelas hashtags. Preciso de ajuda urgente!!! Você tem o serviço de consultoria m marketing digital? Se sim, pode enviar em meu e-mail os valores, condições e serviços prestados? Muito obrigada

  4. Um dos melhores textos que já li sobre o novo algorítimo do Instagram! Super claro, didático e sem rodeios. Dicas valiosas para alavancar a presença da marca nesta rede social e deixá-la sempre no topo, com excelente engajamento.
    Obrigada Cris, por este material tão interessante e disponível gratuitamente.

  5. Hannah Korn Reply

    Minha estrategia e entrar nas hash tags que eu posto e curtir as fotos que aparecem e que me interessam. Isso faz com que a minha visibilidade aumente e e’ uma forma de convidar novas pessoas a conhecer minha pagina. Deixar comentarios sobre suas fotos tambem faz com que as pessoas venham ver seu conteudo. Meu perfil nao e’ business mas gosto de me divulgar pra fazer contatos profissionais e essa e’ uma forma de divulgacao pra quem nao e’ uma marca.

    • cristianethiel Reply

      Muito bom Hannah. Essa estratégia de visitar perfis, curtir e comentar aumenta e muito sua visibilidade. Além de te ajudar a ter novas ideias de conteúdo para sua própria conta. Obrigada por comentar!

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