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Da mesma maneira que o Marketing mudou e evoluiu com o avanço das redes sociais, o mesmo aconteceu com o Marketing de Conteúdo. O conteúdo visual está se tornando cada vez mais importante, principalmente quando se trata de Marketing de Mídias Sociais. O Marketing Visual é uma das formas do Marketing de Conteúdo.

Qual a Importância do Marketing Visual?

Uma imagem vale mais que mil palavras. Essa frase é atribuída ao filósofo chinês Confúcio. E hoje em dia temos muitos estudos que comprovam essa afirmação.

  • 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais, e as imagens são processadas 60 mil vezes mais rápido no cérebro que os textos. (Fontes: 3M e Zabisco)
  • 40% das pessoas respondem melhor à informação visual do que a um texto simples. (Fonte: Zabisco)

Quantas vezes nós clicamos em um link simplesmente por causa da foto usada para ilustrar?

Percepção Visual

Os seres humanos são naturalmente atraídos para o conteúdo visual.

Quer se trate de uma imagem ou de um vídeo, as pessoas preferem consumir informações em formato visual, pois é mais atraente, e isso leva ao aumento do engajamento e melhor performance de um post.

O nosso cérebro processa as imagens simultaneamente e os textos são processados em sequência. Por isso é muito mais rápido absorver as informações visuais.

Marketing Visual: Qual a Importância das Imagens?

Estudos indicam que as pessoas se lembram de apenas 10% do que elas ouviram, 20% do que leram e 80% do que viram.

Com esses números fica claro porque é crucial que você aplique conteúdos visuais ao seu Marketing de Conteúdo.

Tipos de Conteúdo Visual

Existem vários tipos de conteúdo visual. Cada um deles é aplicado para um momento da sua comunicação e você pode se valer de todos eles para criar uma experiência incrível de aprendizado e informação junto a seu público.
Visual Marketing - 7 Tipos de Conteúdo Visual

Fotos

Podem ser fotos de sua autoria ou fotos de banco de imagens, mas sempre fotos em boa qualidade e que se relacionem ao seu negócio. Fotos de produtos ou da sua equipe trabalhando, essas são ótimas para humanizar a sua marca. No Instagram, as fotos mostrando o rosto de pessoas recebem 30% mais engajamento que fotos sem rosto.

Frases

Esse é o tipo de post muito comum no Instagram, exatamente por ser muito comum, tente incluir um toque especial da sua marca. Selecionando não somente frases que inspiram, mas frases relacionadas a sua área de atuação.

Memes e GIFs

Esses dois tipos de conteúdo trazem um pouco de humor e movimento às suas publicações. Tenha cuidado para não exagerar no apelo cômico e perder o foco. Preocupe-se em utilizar apenas memes que sua audiência vai realmente entender e interagir. Não é porque algo funciona para outras marcas que vai funcionar também para a sua.

Como Criar Imagens para as Redes Sociais

Checklists, Infográficos e Gráficos

Os infográficos são o tipo de conteúdo visual mais amado em todas as redes. Você pode transmitir uma grande quantidade de informação utilizando esse formato.

As listas ou checklists também são excelentes recursos que você pode incluir no seu Marketing Visual.

O grande lance do infográfico não é o design em si, mas a própria informação. Você precisa investir tempo e energia para descobrir que tipo de informação seu público está sofrendo para conseguir coletar e entender. Resumir isso tudo numa única imagem vai atrair muitos olhares, curtidas, compartilhamentos e principalmente agradecimentos.

4 Dicas para Sua Estratégia de Hashtags no Instagram

Vídeos

Nos últimos anos é o que mais se fala. Vídeos nas redes sociais, vídeos nos sites/blogs e principalmente lives!

Os vídeos são sim uma maneira excelente de se comunicar com seu público e a tendência é que isso seja cada vez mais aplicado e com novos recursos.

Eu recomendo que você assista essa aula gratuita sobre 10 Tendências de Vídeos para 2018. (Essa aula ficará no ar por mais alguns dias apenas.)

Apresentações

As apresentações são um recurso fantástico e que poucas empresas se aproveitam. Existe uma rede social totalmente voltada para esse tipo de conteúdo, o SlideShare.

Da mesma maneira que os infográficos, as apresentações se concentram no design para atrair a atenção dos leitores. Com a vantagem de que podem incluir uma grande quantidade de informação.



Em média, as pessoas lêem 28% das palavras a cada página visitada na web. Dividir o conteúdo em blocos, incluindo imagens e apresentá-lo em slides aumenta sua legibilidade e faz as pessoas acreditarem no que estão lendo (67% mais persuasivas que leitura sem imagens). Use o SlideShare para expandir sua estratégia de conteúdo.

A maioria das empresas já está aplicando essa abordagem na criação de conteúdo. O Marketing Visual chama a atenção dos visitantes, aumenta o engajamento e ajuda no reconhecimento de marca.

Por que preferimos o conteúdo visual?

  • Temos dificuldade em manter a atenção numa única coisa por muito tempo
  • O conteúdo visual nos envolve e nos mantém mais tempo atentos
  • Podemos comunicar conceitos complexos de maneira atraente e simples
  • Estimula o compartilhamento
  • Estimula nossas mentes e dependendo do caso também nossas emoções

Conclusão

O Marketing Visual de alta qualidade ressoa com as pessoas e amplifica a percepção da marca. É por isso que é importante entender a psicologia por trás das cores, das imagens e do comportamento humano ao consumir o conteúdo. Isso terá um enorme impacto no engajamento e nas vendas.

Qual conteúdo visual você tem incluído no seu Marketing de Conteúdo? Qual tem sido a sua maior dificuldade ao criar seus conteúdos visuais? Escreva nos comentários.

Como Criar Imagens para as Redes Sociais