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Nossos cérebros são programados para consumir, processar e digerir informações visuais mais rapidamente. O design pode melhorar essas experiências. Proporcionar simplicidade e clareza em um mundo de distrações. As cores são fundamentais para o design. Elas têm um impacto significativo na nossa mente e podem mudar a maneira como nos sentimos sobre produtos e experiências. Nesse post eu vou abordar a psicologia das cores no Marketing.

As cores influenciam o Marketing de Conteúdo ao ampliar ou reduzir a eficácia do conteúdo. As cores também podem afetar as emoções levando as pessoas a reagirem e tomarem ações específicas.

Psicologia das Cores no Marketing

Psicologia das Cores

A psicologia das cores é a ciência de como as cores afetam o comportamento humano.

As cores também afetam as conversões em sites, emails e landing pages. Veja esses números:

Do ponto de vista do Marketing de Conteúdo, as cores com conversão mais alta para as chamadas à ação são cores primárias e secundárias brilhantes: vermelho, verde, laranja e amarelo. Cores mais escuras como preto, cinza escuro, marrom ou roxo têm taxas de conversão muito baixas.

As Cores no Branding

As cores também desempenham um papel fundamental nos logos. O que dizem as cores e como as marcas famosas as usam em seu benefício? Este infográfico fornece alguns exemplos que toda empresa pode aprender.

As Cores no Branding

Cabe também alertar que a cor também é muito dependente das experiências pessoais para ser universalmente traduzida em sentimentos específicos. Existem padrões mais amplos de mensagens que podem ser encontrados nas percepções de cores.

Em um estudo intitulado “Impacto da Cor no Marketing”, os pesquisadores descobriram que até 90% dos julgamentos feitos sobre os produtos podem ser baseados apenas na cor, dependendo do produto.

Em relação ao papel que a cor desempenha no Branding, os resultados de outro estudo mostram que a relação entre marcas e cores depende da adequação percebida da cor usada para a marca em particular.

As cores influenciam a forma como os clientes veem a personalidade da marca em questão.

Não há diretrizes claras para escolher as cores da sua marca. “Depende” é uma resposta frustrante. Infelizmente é a verdade. O contexto em que você está trabalhando é uma consideração essencial. É o sentimento, o humor e a imagem que sua marca ou produto cria que importam.

Tendências das cores para homens e mulheres

Outro estudo interessante sobre esse tópico é o trabalho de Joe Hallock. Os dados de Hallock mostram que existem algumas preferências claras por certas cores entre os sexos.

Vale ressaltar que o ambiente – e especialmente a percepção cultural – desempenha um papel importante em ditar a adequação da cor para o gênero, o que, por sua vez, pode influenciar as escolhas individuais.

Aqui estão as descobertas de Hallock:

Tendências das cores para homens e mulheres

Pesquisas adicionais em estudos sobre percepção de cores e preferências de cores mostram que, quando se trata de tons, matizes e cores, os homens geralmente preferem cores fortes, já as mulheres, preferem cores mais suaves. As marcas podem facilmente trabalhar fora dos estereótipos de gênero rosa e azul.

A Psicologia das Cores no Marketing

Azul cria confiança

O azul é uma das cores mais usadas, por um bom motivo. A literatura sobre a cor azul explica que é uma cor de confiança, paz, ordem e lealdade. Por causa desses atributos, o azul é uma das cores mais utilizadas no Marketing.

O azul chama a atenção para sentimentos de serenidade e calma. Muitas vezes é descrito como pacífico, tranquilo, seguro e ordenado. Sua mensagem sutil de confiabilidade e serenidade é real. Você pode usar isso para sua vantagem no seu site e nas páginas de destino.

O Facebook e outras grandes empresas de mídia social usam o azul como sua cor de marca. Marcas de tecnologia como IBM, Intel e Dell usam azul para evocar confiança; são empresas que criam experiências confiáveis ​​que as pessoas usam todos os dias. Muitas empresas financeiras também usam a cor azul. Aqui, azul significa estabilidade financeira.

Amarelo é para otimismo

Amarelo é uma cor de aviso. Por este motivo, é frequentemente utilizado para alertas e sinais de trânsito. Pequenos botões amarelos ou frases de chamariz podem criar apenas um toque de ansiedade. Isso faz com que as pessoas cliquem na frase de chamada para a ação. Outra vantagem do amarelo é que, por ser tão brilhante, pode se destacar mesmo quando está em uma página com muita informação.

Amarelo também é a cor do Sol e evoca sentimentos de otimismo, clareza e calor. Marcas que querem colocar um sorriso nos rostos dos consumidores chamam o poder do amarelo.

Verde evoca a natureza

Talvez a conexão de cor mais intuitiva seja o verde. É a cor do meio ambiente, ecologia e natureza. Muitas marcas cujos produtos lidam com o meio ambiente utilizam o verde. Algumas empresas de energia adotaram o verde para evocar o respeito pela natureza e pelo meio ambiente.

Laranja é diversão e urgência

O laranja sugere urgência, o que torna as mensagens perceptíveis e acionáveis. É uma ótima dica para banners do tipo “oferta por tempo limitado”. O laranja também pode ser usado como uma cor divertida. Laranja evoca ação, excitação e competição. Produtos infantis usam muito o laranja.

Vermelho representa energia

O vermelho é uma cor poderosa – apaixonada, calorosa, excitante, sexy e urgente. É a cor do sangue, dos sinais de parar e das rosas clássicas. Funciona bem na indústria de tecnologia e entretenimento. Pense na Netflix e na Coca-Cola.

Preto e lilás são para valor e luxo

Quanto mais escuro o tom, mais luxuoso ele é, diz a psicologia das cores. Preto, lilás e roxo evocam elegância, sofisticação e poder, o que é exatamente o que os designers de luxo e marcas sofisticadas querem que você sinta.

Os Gatilhos Emocionais de Cores

Conclusão

Teste várias cores. Apesar do que alguns podem dizer, não há cor certa para um texto ou botão de conversão. Tente um botão verde ou amarelo. Descubra qual funciona melhor para o seu público e com o seu produto. Não deixe a escolha das cores para o seu designer. A cor quando usada para gerar uma determinada ação em um site, é um problema de conversão e não de estética.

A estética da cor não é tudo. Manter-se fiel a paleta de cores da sua marca é sim muito importante e necessário. Apenas não fique preso à ela. Evite sobrecarga de cor. Não exagere. O branco também é uma cor, lembre-se dos espaços em branco para dar respiro a toda sua comunicação.

Como você tem trabalho as cores nas suas criações para as redes sociais? E nas suas páginas de destino? Escreva nos comentários. Envie suas perguntas. 

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