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Um fluxo de trabalho bem planejado é crucial para manter seus esforços de Marketing de Conteúdo sob controle e garantir que você atinja suas metas. Independente de você trabalhar com uma equipe ou ser apenas você o responsável por todas as etapas do Marketing de Conteúdo. Além de uma estratégia documentada, é preciso ter também um processo claro composto por checklists, calendários, guias, e etc. Nesse artigo vamos entender como organizar a produção de conteúdo na sua empresa de maneira consistente.

O Que é um Processo?

Pensar em termos de processo é simplesmente pensar em uma rotina planejada logicamente para obter os melhores resultados no período de tempo mais eficiente. Manter o processo de maneira visual vai te ajudar a ter foco nas metas e estar constantemente motivado. Fica mais fácil ver onde você está e quais serão as próximas ações.

O sucesso é consequência do planejamento sólido e da execução consistente. Ter processos definidos torna muito mais fácil adiar, antecipar, mudar planos momentaneamente sem perder de vista a linha de chegada.

🔗 Como Empreendedores Podem Planejar seu Marketing de Conteúdo

Existem diferentes modelos que mostram o processo do Marketing de Conteúdo. Você deve buscar o alinhamento para a sua realidade. Simplesmente copiar um modelo não funciona. Avalie o que se aplica e o que precisa ser ajustado. De modo geral eu divido todo o processo em 4 etapas:

  • Planejamento 
  • Criação
  • Distribuição
  • Análise

Claro, Simples e Acessível

Pode ser que seu processo de criação de conteúdo seja facilmente explicado em poucas frases. Ou talvez seja preciso criar gráficos mais elaborados. O importante é que você e todos os envolvidos consigam entender rapidamente como funciona todo o fluxo.

Dê uma olhada no seu processo e veja o que você pode fazer para simplificar ou esclarecer as etapas. Certifique-se de que um guia esteja disponível em um local de fácil acesso para todos os possíveis colaboradores.

Quando você tiver ideias no futuro, saberá exatamente onde elas entram no seu processo e tudo que será necessário para colocá-las em prática.

Identifique as Principais Tarefas

Embora seja importante criar um fluxo de trabalho claro e específico, ele precisa ser simples e fazer sentido para todos na equipe. Pense nas nomenclaturas que você vai utilizar, mantenha um padrão.

Em primeiro lugar, identifique quais papéis são necessários no processo de criação de conteúdo e quem será o responsável. A partir daqui, você poderá detalhar mais uma lista das tarefas que precisam ser incluídas em seu fluxo de trabalho e provavelmente haverá algumas que você ainda não considerou.

Para cada tarefa, reúna o máximo de informações possível. Inclua documentos como políticas ou diretrizes de marca que sejam relacionadas ao seu processo de criação de conteúdo.

As tarefas devem ser detalhadas e os nomes dos responsáveis indicados para que não haja confusão sobre quem assume a responsabilidade em cada etapa, seja produção ou aprovação.

Calendário de Conteúdo

Você vai precisar de um calendário de conteúdo. Existem muitas ferramentas disponíveis para isso. Pode ser um esboço simples no Word ou uma planilha bem detalhada no Excel. Pode ser até mesmo um calendário no Google Agenda. Outra opção é a ferramenta Trello.

Conclusão

Com esses insights e dicas você será capaz de planejar um processo eficaz. Encontre sua própria maneira de se organizar. Pois o mais importante no Marketing de Conteúdo é que efetivamente você comece!

Resumindo, as principais etapas de todo o processo são:

  • Planejamento – Quais seus objetivos? Quem é sua audiência? O que você vai criar?
  • Criação – Como o conteúdo será produzido? Quem são as pessoas envolvidas?
  • Distribuição – Em quais canais você vai publicar seu conteúdo? Como será otimizado?
  • Análise – Que números você vai analisar para saber se está indo bem? Como fará isso?

Planeje seu processo de conteúdo e fique organizado! Agora, se você quiser atingir esses resultados de maneira mais rápida e assertiva, entre em contato comigo. Para mais informações sobre a Consultoria em Marketing de Conteúdo, clique aqui.

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