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Quando se trata de promover sua marca nas redes sociais, as hashtags são fundamentais para obter sucesso. A hashtag é uma maneira de tornar seu conteúdo visível por pessoas que ainda não te seguem. Isso se forem pensadas de maneira estratégica. Então, como usar hashtags nas redes sociais?

As hashtags foram amplamente usadas no Twitter, mas elas se tornaram comuns em outras plataformas de mídia social, como Instagram, LinkedIn, Google Plus e Pinterest.

Dominar o uso das hashtags oferece a você uma maneira poderosa de engajar seu público e aumentar seu impacto social sem nenhum custo além do tempo necessário para aprender como funciona em cada plataforma e prestar atenção às tendências.

Usadas corretamente, as hashtags ajudam as pessoas que estão interessadas em seu tópico a encontrar seu conteúdo e ajudam a expandir sua influência e aumentar o número de seguidores.

Como Usar Hashtags nas Redes Sociais

O Que é uma Hashtag?

Uma hashtag é uma palavra ou frase-chave precedida pelo símbolo (#). É usada em uma postagem nas redes sociais para ajudar os interessados em determinado tópico a encontrá-los quando pesquisam por uma palavra-chave ou uma hashtag específica.

Isso ajuda a chamar a atenção para suas postagens e estimula a interação.

Ao usar uma frase como uma hashtag, você escreve sem espaços, como em #marketingdigital. Pode incluir números, mas não símbolos ou pontuação.

A hashtag pode ser colocada no início, no meio ou no final de sua publicação ou comentário na rede social, e permite que o que você escreveu seja indexado pela rede.

Com essa estratégia, as pessoas que não são seus fãs ou seguidores podem encontrar seu conteúdo.

Noções Básicas Sobre Hashtag

Noções Básicas Sobre Hashtag

Embora pareça simples o suficiente colocar um símbolo na frente de sua palavra-chave, há outras informações básicas que são importantes saber quando você está tentando ser encontrado usando hashtags.

Usá-las só faz diferença na sua estratégia de Marketing quando feito da maneira correta. Aqui estão algumas dicas gerais:

  • Não se deixe levar pela tentação de usar muitas hashtags. O número de hashtags que podem ser usadas depende de qual plataforma você está usando, mas na maioria dos casos, poucas são as que causarão o verdadeiro impacto no seu conteúdo.
  • Pesquise antes. Se você escolher uma hashtag que ninguém está procurando, ela não beneficiará seu Marketing.
  • Usar hashtags mais específicas levará a melhores resultados do que as genéricas.
  • Não tente forçar hashtags em todos os posts. Em vez disso, use apenas quando elas adicionam valor ao seu post e estimulam conversas e interações.
  • As hashtags não só atraem sua buyer persona, como também podem ser usadas para pesquisar sua concorrência. Pesquise usando hashtags e você descobrirá conteúdo relevante relacionado ao seu tópico.

Como Encontrar Hashtags Efetivas?

Comece com influenciadores.

Pode haver uma linha tênue entre as hashtags que são muito genéricas e as hashtags que são muito específicas ou que não podem ser encontradas.

Um bom lugar para começar a determinar quais são eficazes é prestando atenção a quais hashtags os influenciadores do seu segmento escolheram e estão usando.

É provável que você tenha uma boa ideia de quem são os influenciadores que estão ganhando a atenção do seu público, mas se você é novo em um segmento, como você encontra os influenciadores?

🔗 Como Encontrar Influenciadores de Marca

Uma ótima ferramenta para identificar os influenciadores é o Buzzsumo. Usando esta ferramenta, você pode encontrar o melhor conteúdo, blogueiros e publicações do seu segmento. Siga os principais influenciadores e observe as hashtags que eles estão usando regularmente.

Como Usar Hashtags nas Redes Sociais

Hashtags no Twitter

Usar hashtags relevantes no Twitter pode aumentar seu engajamento, contanto que você não exagere. No máximo três hashtags por tweet devem ser suficientes. Quando você usa as hashtags certas e pede especificamente aos seus seguidores que retweetem, isso pode resultar em um engajamento ainda maior.

O uso de hashtags no Twitter torna sua postagem acessível quando as pessoas pesquisarem pela palavra-chave. Elas também podem ajudá-lo a encontrar conversas interessantes para seu negócio. Para ter ainda mais impacto sobre essa plataforma, analise as tendências das hashtags.

Hashtags no LinkedIn

No LinkedIn, as pessoas nem sempre enfatizaram o uso de hashtags, mas elas funcionam nessa plataforma da mesma maneira que em qualquer outra plataforma de mídia social. Se você publicar conteúdo de formato longo no LinkedIn, use algumas hashtags no corpo da postagem. Ou inclua ao final da publicação.

O uso de hashtags no LinkedIn pode levar suas atualizações para pessoas da sua rede. É uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento da marca.

Hashtags no Instagram

No Instagram, usar mais hashtags geralmente leva a mais engajamento. Use em torno de 10-12 hashtags relevantes e populares nessa plataforma para o melhor alcance.

Você pode usar até 30 hashtags no Instagram. Você provavelmente não precisa usar muita, mas é bom saber que usar mais é aceitável aqui, para que você possa experimentar o que funciona para você.

Use a caixa de pesquisa para ver quais hashtags os influenciadores ou concorrentes estão usando no Instagram. Para criar sua estratégia de hashtags no Instagram veja esse post:

🔗 Como Usar Hashtags no Instagram

Hashtags no Pinterest

As hashtags são uma ótima maneira de ajudar as pessoas a encontrar seu conteúdo com base em palavras-chave no Pinterest. Use em média três hashtags relevantes para o seu tópico. Nesta plataforma, não é provável que termos gerais façam sucesso. Use hashtags exclusivas ou específicas para o seu tópico.

Criando sua Estratégia de Hashtags

Sua Estratégia de Hashtags

Escolha hashtags específicas sempre que possível, porque quanto mais específica for, maior a probabilidade de atrair o público desejado.

Letras maiúsculas na frente de cada palavra, embora não sejam necessárias, ajudam a leitura, esclarecem o que você está tentando comunicar. Veja esse exemplo: #MarketingDeConteudo e #marketingdeconteudo.

Sua concorrência provavelmente já está usando hashtags em sua estratégia de mídia social. Será que estão obtendo sucesso? Preste atenção nas eles estão usando hashtags e qual é a resposta.

Não há respostas definitivas quando se trata de quais hashtags você deve usar ou como deve abordar sua estratégia de hashtag. Uma estratégia de hashtag bem-sucedida começa com o conhecimento de seu público e o tempo para estar completamente familiarizado com o que funciona em cada plataforma. Além disso, você continuará aprendendo o que funciona e o que não funciona participando do uso de hashtags como parte de sua estratégia de mídia social e analisando seus resultados.

Conclusão

As hashtags são uma ótima maneira de aumentar o engajamento e atrair novos clientes.

Embora possa levar algum tempo para determinar as melhores práticas para a sua estratégia de hashtag, criar uma estratégia de rede social planejada que inclua o uso de hashtags vale a pena quando você investe.

Você usa hashtags de maneira estratégica para atrair visitantes? Deixe seus comentários.

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