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Todos nós somos impactados quando assistimos comerciais. Seja rindo, chorando, sentindo alguma ligação emocional. Por quê? Porque esses comerciais falam com nossos sentimentos de maneiras únicas. Esses comerciais são memoráveis porque nos causam sentimentos e emoções. O Marketing Emocional deve ser uma parte essencial na sua estratégia de Marketing por um bom motivo.

As emoções desempenham um papel importante na forma como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor, incluindo as marcas. Do ponto de vista de Marketing, você precisa considerar como o seu conteúdo vai despertar emoções e o que seu público vai sentir.

Emoções Importam

Os profissionais de Marketing estão competindo com muito barulho para chamar a atenção do público. Seu cliente ideal provavelmente está consumindo muito conteúdo ao longo do dia. É fácil ficar enterrado entre todo o barulho.

O que faz você se destacar? A poderosa conexão emocional que você pode criar entre sua marca e seu público.

Maya Angelou, uma das vozes literárias mais importantes da história americana, explicou isso perfeitamente:

Aprendi que as pessoas esquecerão o que você disse, as pessoas esquecerão o que você fez, mas as pessoas nunca esquecerão como você as fez sentir.

Esse insight é apoiado por alguns dados concretos, e é por isso que os profissionais de Marketing investem muitos recursos na criação de conteúdo que inspira, entretém, educa e envolve as pessoas em um nível profundo.

Aqui estão alguns fatos notáveis sobre como as emoções afetam as conexões feitas entre sua marca e seu público:

Os consumidores que têm uma experiência emocional positiva com uma marca:

  • têm 8,4 vezes mais chances de confiar na empresa
  • são 7,1 vezes mais propensos a comprar novamente
  • 6,6 vezes mais propensos a perdoar o erro de uma empresa

Fonte: Temkin Group 2016 Consumer Benchmark Study

Resumindo, o conteúdo que evoca emoções pode gerar um alto retorno sobre o investimento (ROI). É por isso que sua estratégia de Marketing de Conteúdo deve ser focada na criação de conteúdo que tenha como objetivo suscitar sentimentos e emoções fortes, como alegria, surpresa, antecipação e amor.

Os Pilares do Marketing Emocional

Quando você quiser gerar fortes reações emocionais no público, lembre-se de que não existe uma estratégia única para todos os casos. Não há uma varinha mágica que você possa usar para criar a arte perfeita do conteúdo emocional. No entanto, existem três pilares que você precisa conhecer.

Estes são os fundamentos do Marketing Emocional:

Autenticidade

Nada é pior do que ser falso na sua mensagem. Você quer que seu conteúdo seja uma extensão de sua marca. Precisa se alinhar com os valores e a missão da sua empresa.

Lembre-se do propósito da sua marca ao desenvolver sua estratégia de conteúdo. Pense em seus valores e suas declarações de missão e visão.

Quando você se lembra das razões mais elevadas da sua marca e do motivo pelo qual está se comunicando com seu público sobre um tópico específico, fica mais fácil desenvolver uma mensagem autêntica e orientada por valores por meio de um conteúdo incrível.

Autenticidade

Relevância

Você não criará uma conexão emocional se estiver criando conteúdo para o público errado. Por exemplo, se você estiver promovendo serviços de segurança em TI, não deverá publicar conteúdo em canais sobre recursos humanos.

É por isso que você precisa saber exatamente com quem está tentando se conectar. Quando você tem em mente a sua buyer persona, entende quais são as necessidades dessa pessoas e como suas ofertas podem atendê-las.

O conteúdo só é relevante para um desafio específico. Usar de humor é uma boa ideia, desde que no momento certo.

Certifique-se de mapear sua estratégia de conteúdo para desafios específicos. Caso contrário, se sua mensagem for muito ampla, seu conteúdo não entrará em contato com ninguém de maneira assertiva.

Relevância

Humanização

Construir uma experiência de marca é uma estratégia desenvolvida por pessoas para pessoas. Não é uma máquina que faz isso.

Os clientes só podem se conectar emocionalmente com o conteúdo quando ele tiver um elemento humano, e não um conteúdo entediante de uma entidade corporativa sem rosto.

A melhor maneira de adicionar um elemento humano é através da narrativa, storytelling.

Quando você conta histórias impactantes, seu público se lembra dos sentimentos que eles experimentam e dos elementos da sua história com os quais eles se conectam.

Mantenha-se fiel à personalidade da sua marca. Deixe-a brilhar contando histórias que incluam elementos que soam fiéis à experiência humana.

Identifique uma emoção específica que você deseja evocar ao planejar seu conteúdo e imagine a experiência geral que seu público terá.

Humanização

Seu conteúdo é pensado dessa maneira? Como você acha que seu público se conecta emocionalmente com sua marca? Como eles respondem?

Não ignore o impacto que o conteúdo emocional pode ter em sua estratégia. Você não vai apenas conquistar clientes, mas vai ganhar corações.

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