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Brand Awareness (Consciência de Marca) é importante porque dá às empresas uma vantagem sobre os concorrentes. É preciso em média de 5 a 7 contatos com a marca antes que alguém se lembre e a reconheça. Então, se você quer ser uma empresa de referência, com nome na ponta da língua do consumidor, é preciso pensar em como criar consciência de marca para sua empresa.

Então, o que é exatamente consciência de marca?

Consciência de marca é a familiaridade que as pessoas têm com sua empresa ou organização, bem como com seus produtos e serviços.

Pense em quando você vê um logo ou ouve um slogan e pode lembrar rapidamente da empresa à qual ele está associado. Isso é a consciência de marca – e é essencial para o sucesso do seu negócio.

Reconhecimento e Consciência

Primeiramente, se você quiser aproveitar ao máximo suas estratégias de consciência de marca e reconhecimento de marca, é necessário entender que não são a mesma coisa.

Consciência de Marca e Reconhecimento de Marca são termos frequentemente usados ​​de forma intercambiável, mas existem diferenças fundamentais entre os dois e você precisa conhecer essas diferenças antes de começar a criar sua presença de marca.

Reconhecimento de Marca

O reconhecimento da marca é exatamente o que você poderia esperar. É quando as pessoas podem “reconhecer” sua marca. Além de um nome comercial memorável, uma boa estratégia de reconhecimento de marca envolve o desenvolvimento de esquemas de cores, logos, elementos visuais e até mesmo um tom de voz que seus clientes podem atribuir à sua marca.

Quando usadas com cuidado, as estratégias de reconhecimento de marca podem tornar o nome de sua empresa sinônimo de qualquer serviço ou produto que você possa fornecer.

Na verdade, a conexão pode ser tão profunda que algumas marcas se tornaram parte de nossa linguagem natural. Por exemplo, quando você quer escrever um lembrete, você não usa uma nota adesiva, você usa um “Post-it”.

Na maioria das vezes, as estratégias de reconhecimento de marca estão focadas em manter sua empresa nos olhos e mentes de seus clientes em todos os momentos. Isso significa criar uma estratégia visual e verbal consistente, garantindo que você esteja nas plataformas corretas de mídia social e com esforços para melhorar seu alcance de Marketing.

Embora o reconhecimento da marca seja um elemento óbvio da consciência de marca, a definição de consciência de marca é muito mais refinada.

Consciência de Marca

Consciência de marca é sobre a construção de uma conexão entre sua empresa e seu cliente. Em vez de apenas saber o que a sua marca faz, ou ser capaz de identificá-la a partir do seu logo, os seus clientes “conscientes da marca” saberão instantaneamente que o seu produto é a melhor solução para um problema.

A consciência da marca é identificar o que torna sua empresa diferente e usar essas diferenças para mostrar o valor inerente à sua empresa.

Embora o “reconhecimento” realce seus aspectos únicos em termos de voz, estratégia e imagem, a “consciência” concentra-se no coração e na alma de sua empresa, tudo o que se une para convencer seus clientes a escolher você sobre qualquer outra marca.

É claro que o reconhecimento de marca e a consciência de marca andam de mãos dadas.

Como Criar Consciência de Marca

Como Criar Consciência de Marca

Uma pesquisa da Lucidpress e Demand Metric sobre o impacto da consistência de marca descobriu que a apresentação consistente de uma marca pode aumentar a receita em 23%, em média. Por isso, para ajudar você a criar uma marca memorável e reconhecível que chega rapidamente às pessoas que precisam de seu produto, nesse post eu indico maneiras de criar consciência de marca para sua empresa.

Guest Post

Escrever posts para outros blogs e portais, além daqueles que pertencem à sua empresa, é uma ótima maneira de colocar seu nome na frente de um público que talvez você não consiga acessar de outra forma.

Essa prática dá acesso a pessoas que frequentam sites e blogs relevantes para sua empresa e setor. Essas pessoas podem não tê-lo encontrado online ainda.  É uma ótima maneira de apresentar sua marca e aumentar as impressões.

Pense em sites e blogs que tenham algo em comum com o seu negócio. Por exemplo, se você vende tênis de corrida, pense em postar no blog de uma empresa do segmento fitness. Você deve postar em sites lidos pelas pessoas que provavelmente comprariam de você.

Obviamente, os concorrentes diretos não são uma boa opção, mas as empresas dentro de sua indústria que têm um público semelhante são ideais.

Programas de Indicações

Recompensar os clientes por espalharem seu conteúdo ou suas ofertas é uma tática amplamente usada para aumentar a notoriedade da marca.

Você já viu isso antes. “Indique um amigo e ganhe R$50 de desconto.” É uma ótima maneira de fazer com que as pessoas compartilhem sua mensagem para você. Além disso, você economiza dinheiro em anúncios e recebe um endosso de quem compartilha sua marca.

Existem muitas maneiras de trabalhar o Referral Marketing (ou marketing de indicação).

O Dropbox mostrou como os programas de referência podem gerar novas assinaturas. A empresa dava aos clientes existentes 500MB de armazenamento para cada amigo que elas indicassem.

Mesmo que o amigo não se inscreva imediatamente, é uma impressão. Uma visualização e mais uma chance de consciência de marca no futuro.  Para você ser lembrado é preciso ser visto.

Concursos e Sorteios nas Redes Sociais

Para expor sua marca a um público amplo nas redes sociais, experimente realizar concursos.

Peça aos seguidores que compartilhem uma foto ou vídeo relacionado à sua empresa. Novas pessoas serão apresentadas à sua marca.

Elas verão seu nome e seu logo se tornarem mais conscientes e se tornarão familiarizados com sua marca no processo.

Personalidade de Marca

As pessoas querem comprar de marcas que compartilham os mesmos valores que elas. Elas também se sentem mais confortáveis comprando de marcas autênticas.

Mostrar a personalidade da sua marca pode ajudar você a se destacar e formar uma conexão pessoal com seu público. Isso ajudará na conscientização e criará um lugar para sua marca na mente dos consumidores.

Remarketing e Retargeting

O retargeting pode levar sua mensagem de marca para pessoas que já estão familiarizadas com sua empresa. Assim você pode criar um lugar na memória do público. Como isso ajuda?

Reforça a sua marca sobre os outros quando alguém vê repetidamente a sua mensagem. Lembra que leva de 5 a 7 impressões antes que as pessoas reconheçam sua marca? É por isso que o remarketing pode ser altamente eficaz na criação de consciência de marca.

Marketing de Influência

Semelhante ao guest posting, trabalhar com um influenciador pode levar seu nome a um novo público e aumentar a consciência de marca.

Encontrar pessoas que são apaixonadas pela sua empresa, produto ou serviço é essencial para as promoções de influenciadores. As pessoas prestam mais atenção ao conteúdo gerado pelo usuário e aos influenciadores respeitáveis do que ao conteúdo criado por uma empresa ou marca.

Parcerias

A parceria com outras empresas para sediar um evento ou criar uma série de webinars é uma maneira de criar visibilidade para ambas as empresas com apenas metade do esforço.

É uma ótima maneira de criar consciência de marca e pode ser feito com orçamento limitado. Muitas marcas usam o co-branding e o co-marketing de forma inteligente para obter a exposição de seus nomes.

Redes Sociais

A mídia social é uma ótima maneira de criar prova social e aumentar a consciência de marca. Se seu conteúdo for bom o suficiente, ele também será compartilhado e exposto a um público além de seus seguidores.

As redes sociais também são ótimas para alavancar depoimentos e avaliações. A prova social compartilha os benefícios do seu negócio do ponto de vista dos clientes existentes e garante aos prospects que sua marca é confiável.

Consistência

Consistência é fundamental em todos os aspectos de um negócio. Não é diferente com a consciência de marca. Na verdade, aqui é vital.

Em tudo que você faz, a marca da sua empresa deve estar presente. Seu nome, logo, tom, cores e personalidade devem ser coerentes, não importa o canal. 

SEO

Para aumentar a notoriedade da marca, é necessário que a sua empresa seja encontrada.

A realização de pesquisa e análise de palavras-chave abrangentes mostrará quais palavras-chave as pessoas estão usando para encontrar empresas como a sua. Incorpore-as à sua estratégia e otimize seu conteúdo para melhorar sua classificação e visibilidade.

Conclusão

Para aumentar a consciência de marca, você precisará de um conjunto de iniciativas. Quanto mais inovador e criativo puder ser, melhor.

As táticas mencionadas aqui ajudarão a melhorar a consciência do seu negócio entre seu público. Crie campanhas que para que sua marca seja vista e lembrada.

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