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Ao longo de todo esse ano percebemos mudanças no comportamento dos consumidores. Mudanças relacionadas às redes sociais, marketing de conteúdo e SEO. Em uma era em constante mudança, as empresas continuam lutando por atenção no ambiente digital. Faltando menos de um mês para o novo ano, é essencial considerar o panorama e repensar sua estratégia de marketing, porque o que funcionou para você em 2018, pode não funcionar agora. Vamos ver 5 Tendências de Marketing Digital para 2019 que serão essenciais.

5 Tendências de Marketing Digital para 2019

Vídeo Marketing

Novas oportunidades para engajar e alcançar os consumidores estão surgindo regularmente e o video marketing é a que mais cresce entre todas.

Uma pesquisa conduzida pela Wyzowl previu que esse ano, 81% das empresas estariam usando o vídeo em suas estratégias de marketing, acima dos 63% em 2017. Segundo o mesmo estudo, muitos deles concordam que essa estratégia aumenta o ROI.

Então, o que planejar para 2019? O tráfego de vídeo será responsável por uma enorme fração de todo o tráfego de internet do consumidor. Desde que o vídeo se tornou uma importante peça do marketing de conteúdo, ele não mostrou sinais de desaceleração.

Transmissões ao vivo, em particular, estão em ascensão. O desejo de conteúdo ao vivo está sendo alimentado pela evolução de muitas plataformas de mídia social, como YouTube, Facebook e Instagram.

Há muitas evidências que apontam para a conclusão de que os vídeos ao vivo têm uma taxa de retenção muito maior do que aqueles que são pré-gravados.

Porém, é preciso planejar seu conteúdo para que de fato ele faça parte de uma estratégia maior de marketing de conteúdo e também para que você prenda a atenção de seus seguidores.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial tem sido um tema quente há alguns anos, mas essa tendência também não diminui. Ela oferece aquilo que os humanos não podem, estar online e ativo 24 horas. Uma das formas mais amplamente conhecidas e implementadas de inteligência artificial são os chatbots

Com a ajuda dessas interações, os consumidores podem encontrar soluções independentemente de onde estejam ou do dispositivo que estão usando.

Um pouco diferente do chat ao vivo – onde um ser humano está por trás do diálogo – os chatbots trabalham para simular conversas realistas, em um esforço para ajudar os consumidores a obter o que estão buscando de forma mais rápida e precisa.

Em 2018, os chatbots evoluíram para serem mais inteligentes e mais humanos do que nunca. Devido à sua adoção bem-sucedida pelo usuário final, cada vez mais bots estão sendo incorporados com tecnologias avançadas de inteligência artificial, e 80% das empresas planejam implantar algum tipo de chatbot até 2020.

Agora que sabemos que a maioria das pessoas não se importa de falar com um robô em vez de uma pessoa real, não é surpresa que o futuro dessas plataformas parece brilhante.

Pesquisa por Voz

Como a pesquisa por voz afeta a estratégia de SEO?

Essa é uma pergunta que os profissionais de marketing digital já fazem. Enquanto isso, se esforçam para se adaptar à integração de voz nos mecanismos de busca.

Os assistentes digitais estão evoluindo para avaliar o contexto do que as pessoas querem, e entender a intenção do usuário para promover a ação dos consumidores. As consultas nas pesquisas por voz são mais longas que as de texto e é preciso considerar como isso afetará os resultados da pesquisa.

A escolha das palavras pode determinar se uma consulta é para fins de pesquisa ou uma intenção de compra.

Embora você possa digitar “as melhores lojas de alimentos orgânicos rj” em seu mecanismo de busca, é mais provável que você diga “Ok Google, onde está a melhor loja de produtos orgânicos no rio?” em uma pesquisa por voz.

Como seu conteúdo se ajustará aos critérios que direcionam as classificações dos mecanismos de busca?

As pesquisas por voz estão aumentando em um ritmo impressionante. De acordo com a comScore, 50% de todas as buscas serão realizadas desta forma até 2020.

Como empreendedores, não há como evitar isso. Quando se trata de SEO, e ainda com implicações de pesquisa local consideradas, é fundamental se preparar para isso. Não é tarde demais para o início do seu processo de adaptação.

Automação de Marketing

Em sua essência, a automação de marketing é, na verdade, otimizar processos de trabalho para um melhor resultado. Há apenas uma certa quantia de horas disponíveis para você em um dia. Assim, existe a necessidade de reduzir tarefas repetitivas e colocar mais foco na criatividade. Talvez um dos maiores benefícios da automação seja a capacidade de segmentar clientes em potencial em vários canais.

Há sempre um senso de urgência para as empresas capturarem seu público e colherem os benefícios de todo o seu potencial. Muitas organizações já estão atuando em algum grau de automação de marketing. Porém, a inteligência artificial está transformando e aumentando sua capacidade e o campo de atuação.

Autenticidade

Outra ideia poderosa que cresce ano a ano é autenticidade. A razão de pesar tanto no marketing digital é que estamos lidando com pessoas reais. Existem muitas táticas úteis na prática de SEO e Branding Digital, mas esse é um componente valioso, muitas vezes negligenciado. Com a pressão constante para realizar e segmentar metas de negócios, é fácil perder de vista a importância de uma abordagem genuína e sincera. Isso é o que diferencia você da concorrência em sua campanha de marketing digital.

De acordo com um relatório do consumidor conduzido por Stackla, 86% dos consumidores indicam que a autenticidade influencia fortemente sua decisão de apoiar um produto ou marca. As pessoas estão à procura de honestidade e transparência. Então, esteja preparado para ser real e consistente.

Seu negócio sobreviverá?

A transformação digital envolve métodos mais responsivos, autênticos e analíticos à medida que adotamos novas mídias, plataformas e oportunidades.

O principal objetivo que permanece uma constante é que as empresas escolham a melhor opção para seus clientes.

O futuro do marketing digital é brilhante, mas sua complexidade não deve ser subestimada. Será cada vez mais fácil se perder no turbilhão tecnológico, por isso esteja preparado.

Vamos trabalhar juntos para seu sucesso no próximo ano? Clique aqui e vamos começar hoje mesmo. 

2 Comments

  1. Oi Cristiane, tudo bem?

    Goste muito do texto apenas gostaria de fazer um ponto:

    Em relação ao Video Marketing, acho que ainda existe no Brasil o problema de velocidade na internet ( mesmo se o conteúdo for muito bom e atrativo, se o vídeo não carregar rapidamente provavelmente o usuário vai “passar direto”).

    E vai depender invariavelmente do seu público o uso dessa ferramenta.

    Abs,

    • cristianethiel Reply

      Oi Fabio! Perfeito seu complemento. Obrigada por comentar.

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