Mais um ano está chegando ao fim, as empresas estão começando a planejar o próximo ano. Então, seguem aqui algumas dicas para seu planejamento.
Por Que Planejar?
- Economiza tempo.
- Deixa tempo livre para outras tarefas.
- Pode incluir outras pessoas nos objetivos.
- Evita grandes erros.
- Mantém você organizado e focado nos objetivos do seu negócio.
4 coisas que você deve considerar em suas estratégias de marketing sempre que você olhar para um novo ano.
1) Analise o seu conteúdo. O que funcionou e o que não deu certo?
É importante olhar para o conteúdo publicado ao longo dos 9 meses e avaliar o que funcionou e o que não funcionou.
- O que chamou a atenção dos seus leitores?
- O conteúdo foi compartilhado / curtido?
- Que horas seu público está online?
- Que dia teve mais engajamento?
- Que tipo de conteúdo foi o mais bem sucedido?
Se você não analisou esses dados ainda, agora é a hora de fazê-lo. Analisar o seu conteúdo vai ajudar a identificar mudanças que você precisa fazer em sua estratégia de marketing de conteúdo para 2015. Você pode, ainda, identificar o conteúdo a partir de 2014 que pode ser reciclado e reutilizado no ano novo.
2) Identifique seus objetivos: um ano novo pede novas metas!
Todas as empresas têm dois objetivos em comum: gerar receita e ter sucesso. Seus objetivos de comunicação para 2014 podem ter sido desenvolver sua página do Facebook, aumentar o engajamento, ou aprender a se envolver com o seu público. Com a chegada de um novo ano, vamos aumentar esses objetivos por camadas sobre uma nova estratégia. Exemplos:
- Você já desenvolveu uma plataforma de mídia social em 2014, tente agora estudar outras plataformas.
- Você começou a aumentar seus seguidores 2014, defina uma nova meta de aumentar o seu engajamento e relacionamento com esses seguidores.
- Em 2014 você postou todos os dias nas redes sociais, agora é hora de aumentar as suas postagens para 2 ou 3 vezes por dia em 2015.
Marketing de conteúdo é uma tendência importante e sua empresa precisa para estar online. As mídias sociais já foram uma opção, mas agora são uma necessidade.
3) Plano: Quem, o quê, quando, onde, por quê?
Agora que você já analisou o conteúdo que você publicou nos últimos nove meses e já identificou novas metas para o seu negócio no ano novo, é hora de iniciar o processo de planejamento. Pergunte a si mesmo:
- Quem é o meu público-alvo?
- Onde posso me envolver com o meu público-alvo?
- Em quais as plataformas que eu preciso estar?
- Quantas vezes eu preciso postar?
- Que tipo de conteúdo que eu vou publicar?
- Quem vai criar e publicar o conteúdo?
- Quem vai gerenciar nossas comunidades?
É importante notar que o que você planeja pode ser alterado conforme a necessidade. As coisas acontecem além do nosso controle e temos de nos adaptar a essas mudanças. Podemos interpretar mal o momento oportuno para postar e precisamos ajustar o que temos planejado. Um grande evento dentro da nossa indústria pode acontecer e devemos estar antenados, tendo que adiar assim algum conteúdo que já estava planejado. As circunstâncias são ilimitadas. Esteja disposto a ser flexível!
4) Implemente o seu plano: e … ação!
Você fez todo o trabalho de análise, definição de metas e planejou, mas agora é hora de colocar seu plano em ação. Você identificou quem estará no comando de suas comunidades on-line, você sabe o conteúdo a ser publicado e quantas vezes, e você sabe em quais plataformas você precisa estar ligado. Agora é hora de agir e checar os resultados.
Você pode estar sobrecarregado com todos os diferentes aspectos de seu negócio que você precisa planejar para o próximo ano. Agora é a hora de pensar em ter alguém para ajudá-lo na investigação, desenvolvimento de plano, e aspectos de implementação de sua estratégia de plano de comunicação. Concentre-se em outros aspectos do seu negócio e permita que um profissional de marketing de conteúdo possa ajudá-lo a planejar a sua estratégia de comunicação para 2015.