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Assim como em qualquer outra rede social, para ter bons resultados, você precisa ter um plano antes de criar seu conteúdo. Aqui estão alguns passos para ter em mente e melhorar sua estratégia no Instagram.

Ok. Você sabe que precisa estar no Instagram. Além disso, você deseja que seu perfil seja bem visto, com muitos seguidores e que eles se tornem clientes.

Mas como você deve fazer isso?

Se este é o seu dilema no momento, você não está sozinho. Muitas empresas estão presentes nas redes sociais simplesmente porque se sentem pressionadas a estar em todas as plataformas sociais. Mesmo assim, criam um perfil sem pensar em sua estratégia de marketing.

Como Melhorar sua Estratégia no Instagram

O Instagram é uma poderosa plataforma visual, visto que, com uma estratégia bem pensada, pode ajudá-lo a amplificar sua presença online.

Veja o que você precisa pensar ao criar sua estratégia.

Conheça sua Audiência

Este é o aspecto mais importante de qualquer estratégia de marketing.

Então, para quem você quer mostrar seus serviços e produtos?

Determine quem você deseja como sua audiência. Uma vez que, essa pesquisa formará a espinha dorsal de seus esforços de marketing no Instagram.
 
Procure avaliar o perfil das pessoas que já fazem parte da sua lista de clientes. Quais são os tipos de postagens que essas pessoas gostam e compartilham no Instagram? O que elas comentam?

Você também pode começar monitorando perfis populares e hashtags relevantes para sua área de atuação.

Quem são as pessoas usando e interagindo com essas hashtags?

Isso lhe dará a visão de suas necessidades e interesses. Com o tempo, você obterá insights de marketing mais profundos sobre seu público. Portanto, acompanhe perfis da sua indústria e fique por dentro do que estão falando.

Entenda seus Concorrentes

Agora que você sabe quem são seus clientes-alvo no Instagram, a próxima coisa importante que você deve considerar é quem são seus concorrentes.

Lembre-se, uma análise completa do concorrente é fundamental se você quiser conquistar o mercado.

Se você já conhece seus principais concorrentes, comece pesquisando por seus perfis no Instagram. Ou simplesmente pesquise por termos relacionados ao seu negócio ou segmento para encontrar contas semelhantes.

Realize uma auditoria rápida de contas relacionadas para buscar as seguintes respostas:

  • Quais tipos de postagens estão obtendo mais engajamento?
  • Quais são as hashtags mais populares?
  • Quais são as legendas usadas?

Faça uma análise SWOT (Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças) de seus principais concorrentes para identificar quaisquer oportunidades (que eles podem ter perdido), mas que você pode aproveitar.

Dessa forma, esses insights são essenciais para o sucesso de sua marca.

Pesquisar concorrente não significa querer imitá-los, mas encontrar lacunas que eles não estão sabendo atender. Exatamente assim que terá meios para melhorar sua estratégia no Instagram.

Planeje seu Conteúdo no Instagram

Depois de ter determinado o que você deseja postar e com que frequência você é capaz de trabalhar no Instagram, eventualmente, o próximo passo é planejar um calendário de conteúdo.

Seu conteúdo deve atender seus objetivos de negócios. O que você quer alcançar no Instagram? Qual é o objetivo da sua marca ao usar o Instagram?

Não importa se você nunca publicou uma única foto ou é um profissional experiente do Instagram. Em primeiro lugar, considere o seguinte para sua estratégia de marketing no Instagram:

  • O que o Instagram permite que você realize no ambiente online?
  • Como o Instagram atende sua estratégia de negócios?

Sua estratégia de marketing do Instagram deve ter como alvo objetivos como esses:

  • Reconhecimento da marca
  • Apresentar a cultura da empresa
  • Mostrar sua equipe e recrutar novos talentos
  • Aumentar o envolvimento e a fidelidade do cliente
  • Mostrar seus produtos e serviços
  • Incentivar o engajamento dos clientes
  • Compartilhar notícias da empresa ou do segmento
  • Criar uma comunidade mais engajada
  • Conectar com influenciadores
  • Impulsionar as vendas

À medida que você define sua estratégia, dessa maneira, esses objetivos orientarão você na determinação da melhor abordagem para cada parte do processo.

Existem várias ferramentas disponíveis que ajudam você a criar e agendar suas postagens. Isso te ajuda a economizar tempo e esforço para você gerenciar sua presença com eficiência.

Consistência é Fundamental

Por fim, você deve ser consistente em suas postagens no Instagram.

Seja o que for que você publique, a mensagem e voz da marca devem permanecer as mesmas. Ou seja, conteúdo aleatório ou desconexo só irá confundir seu público e será prejudicial para sua marca.

Conforme você se conecta com seus seguidores, eles te darão pistas do que mais você pode aplicar para melhorar sua estratégia no Instagram.
 
A ideia é que o público possa conhecer sua marca por meio de suas postagens e se sentir conectado a ela. Isso os convidará não apenas a experimentar seus serviços, mas continuar voltando porque eles sentem uma conexão real com sua marca.

Escreva nos comentários, em que fase do seu planejamento você está? Já realizou a pesquisa para entender sua audiência? Acima de tudo, sua atuação no Instagram tem atendido seus objetivos de negócios?

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