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O objetivo do marketing é fazer com que seus potenciais clientes conheçam e comprem seus produtos ou serviços. Os 4Ps do Marketing são elementos que uma empresa trabalha para atingir seus objetivos de negócios. Mas, como eles se relacionam ao Branding?

4Ps do Marketing Como o Mix de Marketing se Relaciona ao Branding

O que são os 4 Ps do Marketing?

O Mix de Marketing não tem exatamente um único criador, pois foi influenciado por muitos profissionais já no final dos anos 1940.

O termo Mix de Marketing foi introduzido por Neil Borden em 1953. Então, ele descreveu a combinação de quatro ingredientes que constituem o núcleo do sistema de marketing de uma empresa. Sendo eles o produto, a estrutura de preços, o sistema de distribuição e as atividades promocionais.

Os 4Ps do Marketing são os elementos que compõem uma estratégia de marketing. São variáveis que a empresa pode controlar para atingir seus objetivos de negócios.

Em suma, Marketing significa entregar o produto certo, para o cliente certo, no lugar certo e na hora certa.

No entanto, foi só em 1960 que Edmund Jerome McCarthy propôs o termo 4Ps do Marketing. Antes disso, não havia consenso geral entre os profissionais de marketing quanto aos elementos do Mix de Marketing.

Porém, Philip Kotler foi o grande responsável pela popularização deste conceito. Embora Kotler tenha um importante papel nesta história, não podemos dar crédito a um indivíduo apenas, já que ao longo dos anos tivemos muitos estudos e sua evolução continua até hoje.

Quais são os 4Ps do Marketing?

Sobretudo, antes de pensar sobre como esses quatro elementos se unem para um plano de marketing completo, é importante entender cada um deles individualmente.

PRODUTO

Produto é o que você vende, pode ser um bem tangível ou um serviço intangível. Entretanto, quando você pensa sobre seu produto, também deve considerar a experiência que os clientes terão.

Todas essas são perguntas que podem te ajudar a definir claramente o que você está oferecendo.

  • Por que alguém escolheria seu produto em vez dos concorrentes?
  • Qual problema você resolve?
  • O que atrai as pessoas aos seus produtos ou serviços?
  • A experiência do cliente é a mesma que você está ofertando?
Quais são os 4Ps do Marketing

PREÇO

O preço do seu produto é o quanto ele custa para o cliente. A chave é encontrar um ponto ideal, porque definir o preço certo para seu produto ou serviço é crucial.

O preço também influencia o posicionamento da marca, ou a forma como as pessoas percebem o seu produto. Além disso, ajuda seu cliente a pensar no equilíbrio entre custo e benefício.

Se o preço do seu produto estiver baixo, os consumidores podem questionar sua eficácia ou pensar que é bom demais para ser verdade. Por outro lado, se você colocar o preço muito alto, especialmente em comparação com produtos semelhantes de concorrentes, os consumidores podem se perguntar se o preço é justo.

Existem muitas estratégias de preços diferentes que você pode usar para definir o preço certo para seu produto ou serviço.

PROMOÇÃO

Acima de tudo, ter o melhor produto e o preço perfeito por si só não é suficiente. Isto porque a promoção abrange todas as táticas de comunicação que você usa para contar às pessoas sobre suas ofertas.

Isso inclui as mensagens promocionais, mas também o público ao qual as mensagens são endereçadas, o meio e os canais de distribuição.

  • Qual será a mensagem? Você não deve apenas dizer às pessoas que seu produto existe. Deve fornecer todas as informações necessárias de que elas possam precisar, como o problema que o produto resolve e como ele beneficia as pessoas.
  • Quem é seu público-alvo? Com quem você deseja falar?
  • Em que formato e meio está sua mensagem – texto, vídeo ou áudio?
  • Quais canais você está usando?
  • Quando e como tudo isso vai acontecer?

Você pode perceber que todas essas perguntas estão relacionadas entre si. Por exemplo, sua escolha de canal vai depender de quem é seu público-alvo.

Entenda que promoção não é sinônimo de marketing.

A promoção se concentra em como você comunica seu produto às pessoas. O marketing consiste em mais do que promoção, como mostram os 4 Ps do Marketing, e a promoção precisa ser pensada em conjunto com os outros elementos.

Ao mesmo tempo, as atividades promocionais também vão além do marketing. A promoção também pode envolver o processo de vendas, relações públicas e publicidade.

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PRAÇA

Praça é onde seus compradores podem encontrar seu produto. Do ponto de vista do profissional de marketing, é onde você distribuirá seu produto ou serviço, seja em uma loja física ou em uma loja online.

No entanto, não é suficiente pensar sobre onde. Pensar no lugar é pensar no sistema de distribuição ideal e também no destino final. Você também precisa considerar como tudo vai acontecer.

  • Como os clientes encontrarão o que você está tentando vender?
  • Será vendido em lojas físicas ou exclusivamente online?
  • Você venderá diretamente aos consumidores ou atacadistas?
  • Você terá sua própria loja, seja online ou offline, ou venderá em um site como a Amazon ou por meio de um intermediário?

As respostas a essas perguntas influenciarão não apenas sua estratégia geral de marketing, mas também sua estratégia de negócios. Por exemplo, questões de logística estão relacionadas a como você planeja distribuir seu produto e para onde.

Como os 4Ps do Marketing se relacionam ao Branding?

A teoria original por trás dos 4Ps se baseia na necessidade de uma estrutura simplificada para a tomada de decisão, incorporando pesquisa de mercado, análise e planejamento.

4Ps do Marketing sob a ótica do Branding

Tradicionalmente tudo girava em torno do produto. Ele era a grande estrela nos 4Ps. Quer dizer, quanto vou cobrar pelo meu produto, como vou divulgar e onde vou entregar.

Então, o que as marcas precisam pensar no ambiente de marketing de hoje? Elas precisam de uma estrutura atualizada que as oriente a fazer mais do que apenas vender produtos ou serviços. Isto porque o cliente moderno deseja se conectar com marcas que conhecem seu lugar no mundo.

De fato, os 4Ps foram concebidos para um mundo onde as marcas empurram seus clientes ao longo do funil de vendas. A participação das marcas era algo muito mais ativo. O cliente era apenas guiado.

4Ps do Marketing sob a ótica do Branding

Agora sim, vamos ao meu insight sobre como podemos entender os 4Ps do Marketing sob a ótica do Branding, e principalmente, em um novo mundo.

PERSONA

Agora vivemos em um mundo onde as marcas são mais do que produtos ou serviços que atendem necessidades e desejos. Com efeito, o elemento mais importante no Branding define quem é sua marca e com quem ela se relaciona.

Muito mais do que a personalidade da marca, você também precisa pensar sobre quem é sua audiência e potencial cliente. Além, é claro, de quem é seu usuário. Confuso? Então leia este meu artigo sobre personas!

🔗 Brand Persona: A Personalidade da Marca

PROPÓSITO

Os clientes de hoje procuram fazer negócios com empresas que demonstrem uma visão mais ampla, ou seja, que vai além da promoção de produtos e serviços de qualidade entregues a um ótimo preço. Simplificando, o tradicional Mix de Marketing não é suficiente.

As empresas precisam pensar sobre seu propósito.

Articular o propósito da sua empresa é um exercício vital. Você precisa sempre se perguntar: “Por quê?”.

Para algumas marcas, o propósito é muito claro e diretamente relacionado ao que entregam. Por outro lado, pode ser muito mais complexo e abordar questões sociais mais amplas. Todavia, seja qual for, as marcas que se destacam são aquelas que contam a história sobre o que fazem para melhorar o mundo.

PROPOSTA DE VALOR

O preço de um produto ou serviço raramente reflete o verdadeiro valor ou motivação por trás da compra. Marcas de sucesso entendem que um relacionamento ocorre com o cliente muito antes do ponto de compra e se estende muito depois.

Como os 4Ps do Marketing se relacionam ao Branding

O relacionamento deve ser desenvolvido e mantido constantemente. Ou seja, não basta ter uma missão clara e apaixonada.

🔗 Qual é a Sua Proposta de Valor?

PLATAFORMA

Em nosso mundo digital sempre conectado, as marcas podem existir totalmente online ou com distribuição muito limitada em lojas tradicionais de varejo. Por isso, grandes marcas estão aproveitando o poder das plataformas para captar a atenção de clientes novos e existentes.

Por isso, hoje não pensamos mais em PRAÇA. Pensamos em PLATAFORMA.

Isto significa investir e impulsionar as ferramentas certas para apoiar a construção de audiência, o desenvolvimento de estratégias, análises e medições.

O sucesso depende da formação de relacionamentos leais com seus clientes de maior valor.

Não ignore a importância das plataformas.

O termo plataforma abrange desde gerenciamento interno a canais sociais. Bem como aplicativos e uma ampla gama de outras ferramentas que ajudam a avaliar as informações que permitirão que você melhore constantemente seu desempenho.

Perfil Arquetípico da Marca

Conclusão

Pensar a estrutura dos 4Ps de Marketing de uma maneira renovada é fundamental para o sucesso. A nova abordagem também pode ajudá-lo a identificar os pontos fortes e fracos da marca em relação à concorrência.

Esta é uma oportunidade de impulsionar sua marca e fazer mais do que apenas vender um produto ou serviço, mas ganhar a confiança das pessoas porque você tem uma razão clara de existir.

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