Empresas e profissionais estão melhorando a cada dia na criação de conteúdo. Porém, muitos ainda não sabem se está ou não funcionando. Isso porque estão produzindo conteúdo sem um objetivo claro. Para ter sucesso, você precisa criar conteúdo com propósito.
Com o desejo (e ansiedade) de atrair a atenção de potenciais clientes, as empresas não tomam o tempo necessário para definir um objetivo claro e uma ação específica desejada do cliente para seus blogs, podcasts ou redes sociais.
Existe um perigo nessa abordagem. Com essa atitude, você provavelmente acabará com um conteúdo sem foco e não direcionado, que obviamente não vai gerar os resultados desejados.
Objetivos confusos são provavelmente a causa mais comum de conteúdo ruim.
Doug Kessler
O Que é Conteúdo com Propósito?
Se você se identificou com a introdução do artigo, então é hora de fazer uma auditoria de conteúdo.
Todo mundo sabe que precisa de conteúdo, então todos estão tentando criar conteúdo. Mas não estão perguntando “por quê?”.
- Por que estou escrevendo este artigo?
- Por que estou gravando este vídeo?
- Quem se importa? Por que deveriam se importar?
Essas perguntas devem surgir antes mesmo de você se sentar na frente do seu computador. Caso contrário, seu conteúdo não terá propósito algum. Nem para sua marca, nem para seu cliente. Ou seja, ninguém vai se importar de verdade.
Porque, se você está criando conteúdo, sem identificar quais objetivos deseja atingir ou para quem é esse conteúdo, está deixando dinheiro na mesa.
Seu conteúdo tem um objetivo claro?
Quando os consumidores não conseguem identificar uma razão para acompanhar seu conteúdo, eles somem. Portanto, significa que todo o trabalho foi desperdiçado.
A maioria dos criadores de conteúdo avança com um conteúdo totalmente sem propósito.
Simplesmente porque acham que têm uma meta clara, mas não é uma que se possa defender com clareza.
Muitas vezes, o conteúdo é criado com mais de um objetivo ou até mesmo focado em públicos diferentes, o que só leva a insegurança por parte do leitor.
É incrível a quantidade de conteúdo criada no piloto automático, sem alma nem coração.
Você não precisa de mais conteúdo, precisa de conteúdo com propósito claro.
Então, como criar conteúdo com propósito? A melhor maneira de começar é focar na dor. Na dor do cliente? Não!
Foque na sua dor. Surpreso?
Pois é, esse é o segredo do marketing de conteúdo. A primeira pergunta não é qual a dor do cliente. É qual a sua dor como profissional ou empresa. Do que você mais precisa agora?
- Gerar novos leads?
- Conquistar novos seguidores?
- Enviar tráfego para seu blog?
- Criar uma comunidade de marca?
Você começa pensando no seu objetivo como marca, do que você precisa.
Aí sim, chega a hora de produzir conteúdo que vai ajudar seu cliente.
A beleza do conteúdo é que ele ajuda a marca a ajudar o cliente.
Com isso, todos ganham!
A armadilha é que muitos pensam assim: “o que eu quero é vender”. Esquecendo que a venda está mais para a frente na jornada do comprador.
Quando as empresas fazem isso, geralmente posicionam de 80 a 90% do seu conteúdo apenas em produtos e não fizeram nada para ajudar os clientes em potencial a entender se eles têm algum problema ou qual é o problema.
É tudo focado no produto e não há nada que permita aos clientes saber que eles entendem o problema.
Comece a criar um conteúdo que responda às perguntas das pessoas no início da jornada e você verá maior sucesso com menos conteúdo.
5 Passos para Criar Conteúdo com Propósito
O marketing de conteúdo leva tempo. Você deve destacar sua marca. Quando se trata de conteúdo, é preciso uma mistura de estratégia e criatividade.
Planeje
Identifique tópicos e assuntos que são importantes para o seu público. Escolha o melhor formato de conteúdo, o que mais provavelmente chamará a atenção das pessoa.
Além disso, o formato do conteúdo se alinha de forma clara e concisa com sua mensagem principal. O conteúdo de maior sucesso é guiado por uma estratégia de marca bem planejada.
Decida como você deseja que o conteúdo da sua marca seja percebido. Antes de começar, responda estas perguntas:
- Quem você está tentando alcançar?
- Que efeito está tentando criar?
- Como você vai identificar os resultados?
Crie
Produza seu conteúdo com base nas informações do planejamento. O material educacional geralmente é a melhor abordagem para o marketing de conteúdo.
Humanize seu conteúdo.
As pessoas gostam de conteúdo relevante e autêntico. Tente não falar para as pessoas, mas converse. Faça perguntas que desencadeiam o pensamento, mas sempre evite ser “vendedor”.
As pessoas ficam imediatamente na defensiva quando sentem que estão sendo interrompidas com um discurso de vendas.
Distribua
Então você tem um ótimo conteúdo. O que você faz com ele? Compartilha nos canais onde seu público está. A etapa de distribuição é tão importante quanto o desenvolvimento da mensagem.
Analise
Avalie a eficácia do seu conteúdo rastreando visualizações, compartilhamentos, curtidas, e etc. Seus clientes e possíveis clientes estão interagindo com o conteúdo? Qual é a resposta?
Repita
O ciclo nunca termina. O planejamento, a criação e a distribuição de conteúdo devem ser um processo contínuo. O objetivo final é maximizar a vida útil do seu conteúdo.
Conclusão
Use o conteúdo com propósito para estabelecer uma conexão real com os clientes.
O conteúdo, que é bem planejado em torno de um único objetivo, com um público claramente definido e um resultado esperado da audiência, tem um papel fundamental a desempenhar, ajuda na aquisição e retenção de clientes, de maneira direta ou indireta.
Como está sua produção de conteúdo com propósito? Além de cursos online e ebooks gratuitos aqui no meu site, você também encontra informações sobre minha consultoria de marketing de conteúdo. Entre em contato para que eu possa te ajudar com seu planejamento.