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Executar uma estratégia de Marketing de Conteúdo é realmente trabalhoso. Porém, quando você combina os esforços certos, os resultados podem ser absolutamente mágicos. É claro que, uma vez finalizada a estratégia, precisamos definir um cronograma e entrar no modo de implementação. Essa é a hora de criar um calendário editorial.

Uma maneira de transformar sua estratégia e planejamento em implementação é através do uso efetivo de um calendário editorial.

É claro que existem muitas ferramentas diferentes, e até mesmo algumas teorias variadas sobre a melhor maneira de começar.

O processo se resume em cinco etapas básicas que qualquer empresa ou profissional pode seguir para criar ou atualizar o calendário editorial, e usá-lo da maneira mais eficiente possível.

Os profissionais de marketing modernos contam com calendários editoriais para ajudar a definir, otimizar e visualizar seus planos de conteúdo.

Por Que Criar um Calendário de Conteúdo?

Um calendário editorial é uma ótima maneira de garantir que todas as suas metas sejam cumpridas e mantidas organizadas. É uma maneira de se manter focado em seus objetivos.

Certifique-se de que todo o seu conteúdo esteja direcionado aos seus objetivos de marketing.

Um calendário editorial também dá prazos claros. Os artigos serão escritos quando deveriam, porque foram pensados e planejados.

Um calendário editorial garante que o conteúdo seja executado de forma consistente.

Quando compartilhado com uma equipe, um calendário editorial também pode unir outras áreas de negócios da sua marca. Coloca todos na mesma página sobre o que a empresa é e o que você está tentando alcançar.

Então, como criar um calendário editorial?

E quais ferramentas você pode usar para tornar o processo mais simples? Vamos ver quais são os cinco passos essenciais.

Ter um calendário de conteúdo cuidará de todas as questões urgentes que acompanham seu Marketing de Conteúdo.

Como posso criar tanto conteúdo? Como faço para gerenciar prazos? Como eu me mantenho focado e motivado? Como posso garantir que meus funcionários sejam informados o suficiente para poder me ajudar?

É aqui que o seu calendário editorial entra em cena, pronto para responder a todas as suas perguntas e ser uma ótima solução para o seu negócio.

Desenvolva sua Estratégia de Conteúdo Editorial

Os calendários editoriais funcionam melhor quando temos uma estratégia para usá-los!

Para criar conteúdo valioso e útil, concentre-se nesses pilares:

  • O que é único em você?
  • Quem é sua audiência?
  • Quais são seus objetivos?
  • Como você medirá seu sucesso?

Crie e Atualize seu Fluxo de Trabalho de Marketing de Conteúdo

Certifique-se de alinhar habilidades. Quem na sua equipe realmente tem as habilidades para ajudar a planejar e acompanhar a criação de conteúdo?

Precisamos de criadores de conteúdo e distribuidores.

O planejamento é uma disciplina importante e qualquer projeto de conteúdo precisa de um gerente de projeto de conteúdo.

Pense em todas as etapas necessárias para cada peça de conteúdo. Como será o processo? Quem será seu redator? Designer? Quem vai administrar suas redes sociais, site e blog?

Seja claro e transparente sobre papéis e cronogramas. Não permita que reuniões e cronogramas sejam interrompidos. É por isso que é tão importante que alguém seja o dono do processo.

Pense em algumas das funções específicas que serão necessárias e lembre-se de definir o cronograma. Por exemplo:

  1. Planejamento e Pesquisa – Dia 1-2
  2. Produção do Conteúdo – Dia 3 a 5
  3. Revisão e Edição – Dia 6 a 8
  4. Publicação – Dia 9
  5. Análise – Dia 9 em diante

Claro, essas etapas vão se repetir em uma estratégia de marketing de conteúdo em andamento e podem ser ajustadas.

Eu recomendo que as equipes concordem com os cronogramas para fins de prestação de contas e para que as coisas possam ser feitas.

Se você é um empreendedor que vai cuidar de todo seu Marketing de Conteúdo de maneira autônoma, ainda assim essas etapas serão necessárias e se isso for algo claro e de fácil acesso e acompanhamento, vai te poupar tempo e garantir melhores resultados.

Atribua Funções e Responsabilidades

Defina os papéis certos e reafirme as pessoas para que todos saibam que seus papéis são importantes.

Definir os papéis será importante para você ter clareza até mesmo se for cuidar da estratégia sozinho, pois assim você saberá qual a atribuição que te falta e se será necessário contratar um freelancer ou redator.

No mínimo, você precisa desses papéis:

  • Gerente do Projeto
  • Designer Gráfico
  • Web Designer
  • Desenvolvedor
  • Produtor de Conteúdo (Redator)
  • Editor de Áudio e Vídeo

Para equipes com os conjuntos de habilidades certos, é possível que algumas dessas funções sejam combinadas nas responsabilidades de uma pessoa. Mas tudo depende. Depende de qual é o seu background e seu nível de habilidade real.

Com tantas ferramentas hoje em dia, como o Canva, por exemplo, é totalmente possível que você mesmo crie suas imagens de redes sociais, fazendo o papel de um designer.

Porém, pode ser que você precise de um infográfico mais elaborado e para isso precise de um ilustrador. Saber das habilidades necessárias vai te ajudar a identificar quando e quem contratar para se juntar a sua estratégia de conteúdo.

Escolha as Ferramentas para Gerenciar seu Calendário

Existem muitas ferramentas que podem ser utilizadas para organizar seu calendário de conteúdo. Desde ferramentas pagas e específicas até planilhas, aplicativos ou PDFs.

Na hora de escolher a ferramenta ideal para seu projeto, pense nessas perguntas:

  • Qual é o seu orçamento?
  • Quais são seus objetivos?
  • A estratégia já está em vigor?
  • Como você (atualmente) mapeia o conteúdo para a estratégia?

Você pode criar a estratégia na mesma ferramenta que vai organizar o calendário ou não.

Veja as Ferramentas Possíveis

Analise o Desempenho do Marketing de Conteúdo

É claro que, para medir qualquer tipo de desempenho, você precisa saber o que procura.

As métricas que você vai analisar são definidas na sua estratégia.

Então, conforme você evoluir no seu plano, certifique-se de refinar a maneira como avalia o sucesso.

O marketing de conteúdo funciona quando bem feito, com um propósito e com constante análise e ajuste. Um calendário editorial vinculado a uma estratégia pode ajudá-lo a chegar lá.

Conclusão

Elaborar e manter um calendário editorial é uma necessidade. Seguindo esses cinco passos fáceis, você pode organizar completamente seu calendário editorial.

Assim você coloca sua empresa no caminho para o sucesso da marca no ambiente digital, sincronizando todos os seus esforços.

Implementar um calendário editorial na sua marca pode ter resultados impressionantes para o seu blog e redes sociais. Ao planejar tudo de acordo com a sua linha do tempo e saber exatamente quem você é e com quem você quer falar, seus posts serão oportunos e informativos.

Um calendário editorial é também a solução para problemas com administração de tempo e rotina. Em essência, um calendário editorial solidifica sua marca no ambiente digital.

Agora me diga. O que é mais importante para você hoje? Planejar sua estratégia? Organizar sua produção de conteúdo? Escreva nos comentários.

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2 Comments

  1. Excelente post Cris! Sem dúvida, planejamento de estratégia e produzir conteúdos para o meu negócio é que são grandes desafios para mim.

    Bj e parabéns again!🤗

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