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A criação de conteúdo visual tem um papel importante para que suas campanhas de marketing de rede social ganhem destaque.

No entanto, pode ser complicado criar imagens de boa qualidade de forma consistente. Nesse artigo você vai conhecer 9 ferramentas gratuitas para criação de conteúdo visual que vão facilitar o trabalho de Marketing Visual da sua empresa.

9 Ferramentas Gratuitas para Criação de Conteúdo Visual

Por Que o Conteúdo Visual é importante?

O uso eficaz de recursos visuais pode diminuir o tempo de aprendizado, melhorar a compreensão e aumentar a retenção. (Psychology Today)

Em primeiro lugar, podemos comprovar isso observando as redes sociais, o conteúdo visual reina supremo.

Estudos passados ​​e recentes confirmam isso. Veja alguns dados:

Estudo da Social Media Examiner

Em 2018, pediram que 5.700 profissionais de marketing identificassem o conteúdo que usam em seu marketing de mídia social. 80% usam conteúdo visual no marketing de seus negócios nas mídias sociais.

Eles também pediram aos profissionais de marketing que destacassem a forma mais importante de conteúdo entre essas opções: imagens, blogs, vídeos, vídeos ao vivo e podcasts. Mais uma vez, eles escolheram imagens.

Os dados de 2017 afirmam que 93% dos profissionais de marketing dizem que a fotografia é fundamental para suas estratégias de marketing em geral.

Sim. Fotos. Esses são elementos essenciais para o kit de comunicação de marketing de mídia social da sua empresa.

Na verdade, a neurociência diz que nosso cérebro processa imagens 60.000 vezes mais rápido que o texto. Além disso, 90% das informações transmitidas ao nosso cérebro são visuais.

Ok, vamos para as plataformas de mídia social. Veja estas outras estatísticas:

Twitter: tweets com imagens recebem 150% mais retweets do que tweets sem imagens.

Facebook: posts no Facebook com imagens têm 2.3X mais envolvimento do que aqueles sem imagens.

Instagram: Existem mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês.

As imagens de mídia social têm 40 vezes mais chances de serem compartilhadas do que outros tipos de conteúdo.

Então, como você conseguirá que sua marca se destaque entre milhares de outras marcas disputando a atenção dos visitantes?

O poder dos recursos visuais para atrair atenção e impulsionar o engajamento é inegável. Pense nisso, com que tipo de conteúdo você costuma se envolver?

Dicas Essenciais para a Criação de Conteúdo Visual

Aqui estão algumas das melhores práticas que os designers gráficos de mídia social seguem.

Sua mensagem deve ser clara e legível

Sobretudo, usamos as redes sociais por meio dos nossos smartphones. Imagine ler textos em infográficos e imagens com fonte muito pequena ou com pouco contraste.

Faça os textos com visual simples e grande o suficiente para ler. Aprenda a equilibrar as cores que facilitam as coisas para nossos olhos. Cores conflitantes machucam os olhos.

Escolha suas cores com sabedoria

Escolha suas cores com sabedoria

A combinação de cores pode influenciar a percepção.

Os tons vermelhos e amarelos são estimulantes e energizantes. O verde simboliza o frescor e a segurança, enquanto o azul denota calma e confiança.

Crie seus gráficos de mídia social de acordo com os sentimentos que você deseja invocar de seus espectadores.

Aprenda sobre a Psicologia das Cores no Marketing.

Alinhe os títulos e subtítulos

Defina a ordem e hierarquia usando elementos como cor, tamanho da fonte e posicionamento que ajudarão sua audiência a compreender as informações com rapidez e precisão.

Tenha em mente que todos lêem de cima para baixo e a maioria das culturas lê da esquerda para a direita.

Não abuse das fontes bonitas

Não abuse das fontes bonitas

Quanto menos variações de texto, melhor.

Como as cores, as fontes transmitem humor e tom de voz. Algumas fontes parecem engraçadas ou sérias. Outras fontes são neutras.

Aprenda a se expressar com a fonte escolhida e qual combinação funciona melhor em conjunto.

Mais uma vez, quanto mais simples, melhor!

Use o espaço em branco e evite encher suas imagens com textos. Além disso, o texto deve entrar em ressonância com a foto que você usou e vice-versa.

Conquistar a atenção não é o fim do processo

Ok. Você ganhou a atenção da sua audiência. Estão agora de frente para sua imagem. Sua mensagem é importante!

Ofereça valor que os motivem a compartilhar seu conteúdo.

De acordo com o New York Times Customer Insight Group, essas são as motivações que levam as pessoas a compartilhar conteúdo nas redes sociais:

  • Entregar conteúdo valioso, esclarecedor e divertido para a vida das pessoas que elas gostam
  • Para se definir
  • Para melhorar e nutrir seus relacionamentos
  • Auto-realização
  • Divulgar as causas em que acreditam

Portanto, se você quiser que outras pessoas compartilhem seu conteúdo, ajude-as, tendo as informações acima em mente.

Essas dicas são essenciais para obter um bom design e adicionar relevância às suas imagens.

Aprender é um processo. O aprendizado leva tempo e, para muitas empresas, o tempo é dinheiro!

A solução? Bem, existem duas respostas.

Ou você se dedica a entender com mais calma essas especificações em um curso online que vai te ensinar a usar ferramentas gratuitas e criar suas imagens a partir de modelos prontos e desenvolver novas ideias a partir do zero.

Ou você contrata o serviço de criação de imagens para redes sociais. Muitas empresas oferecem modelos exclusivos de imagens para você aplicar nas suas redes sociais. Se for esse o seu caso, entre em contato comigo e eu vou te ajudar.

Agora vamos ao assunto do artigo: Ferramentas gratuitas para criação de conteúdo visual.

Conquistar a atenção não é o fim do processo

Modelos Prontos para Criar suas Imagens

Essas ferramentas e aplicativos vão simplificar sua vida na criação de conteúdo de mídia social.

Stencil

Design Wizard

Canva

Adobe Spark

Bannersnack

Desynger

Snappa

Pablo By Buffer

Wordswag

Então você pode se perguntar, se existe o Canva, qual a razão de olhar essas outras ferramentas?

Resposta: Inspiração.

Acesse sempre vários recursos diferentes para encontrar novas ideias de layout.

Conclusão

Agora você tem as ferramentas para criar seus próprios recursos de conteúdo visual. Os próximos passos podem ser embarcar em um curso online para continuar seu aprendizado ou contratar um profissional para te ajudar.

Ainda há muito a aprender!

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