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O Branding Digital é um termo usado de forma bastante abrangente para descrever todas as maneiras diferentes pelas quais uma marca atrai seus clientes no ambiente digital. Entenda a diferença entre Branding Digital e Marketing de Conteúdo, saiba qual a real necessidade da sua marca nesse momento.

Da organização do seu feed no Instagram ao envio de uma newsletter, é quase impossível prosseguir com os esforços de Marketing sem falar em Branding.

Da mesma forma, designers e agências geralmente confiam em objetivos de Marketing ao construir ou redefinir uma identidade visual.

Branding e Marketing estão tão intimamente interligados que às vezes pode ser difícil diferenciar onde um termina e o outro começa.

A Diferença entre Branding Digital e Marketing de Conteúdo

O que exatamente é uma marca, afinal? Como a estratégia de marca suporta a estratégia de Marketing? Você precisa mesmo de uma marca para ter sucesso no Marketing?

Estas são questões essenciais que todas as empresas devem ponderar. Para ajudar você a superar a desordem, vamos por partes.

Marketing Digital e Branding Digital

Embora muitas vezes você possa ouvir os termos Marketing Digital e Branding Digital usados como se fossem sinônimos, eles são bem diferentes um do outro.

O Marketing Digital é mais sobre divulgar um determinado produto ou serviço com base em quão bom ele é.

O Branding Digital é um pouco mais sutil do que isso. Em vez de se concentrar em um produto específico, o Branding Digital destaca mais os valores da empresa.

A marca permanecerá no local por muito tempo após qualquer produto ter sido substituído ou descontinuado.

É o que fica na mente do cliente depois que ele fez a compra e é a primeira coisa em que ele pensa quando precisa do seu serviço novamente.

Embora o Marketing Digital seja fantástico para conseguir compradores, o Branding é melhor na construção de relacionamentos duradouros entre empresas e clientes.

Uma boa campanha de Branding Digital é um passo vital na construção de qualquer negócio de sucesso. Por esse motivo, é importante ter uma sólida estratégia antes de você começar.

As pessoas têm muitas ideias diferentes sobre o que é preciso para construir uma marca. Muitas vezes há confusão sobre o que a construção de uma marca realmente requer e quem é o responsável em cada etapa.

As pessoas costumam confundir estratégia de Marketing de Conteúdo e Branding Digital, supondo que sejam a mesma coisa. Isso não é verdade.

Talvez seja por isso que muitas vezes as estratégias de conteúdo sejam falhas.

Marketing Digital e Branding Digital

Compreender a diferença entre os dois é vital para garantir que o trabalho dos dois esteja alinhado aos objetivos maiores da marca e que ambos os lados estejam equipados com as ferramentas, os recursos e as pessoas de que precisam para realizar o trabalho.

Qual é a Diferença entre Branding Digital e Marketing de Conteúdo?

Além de entender as diferenças, é importante entender como as duas coisas se relacionam.

Primeiro entenda que não são dois lados da mesma moeda. O Marketing de Conteúdo faz parte do Branding Digital.

Branding Digital

O Branding Digital é na verdade o grande jogo que se joga no ambiente digital. Seja nas redes sociais, no seu blog, site, email marketing ou em anúncios.

É a articulação do que sua marca é e aspira ser, o propósito que ela serve e como você a comunica ao mundo. É uma estratégia documentada que descreve suas metas e como você planeja alcançá-las.

Para criar uma estratégia de marca sólida, você precisa entender a identidade central e o ecossistema da sua marca. Quem é você? Você se importa com o quê? Quem você está tentando alcançar? Como você pode se envolver com eles? Como cada elemento influencia o outro?

Branding Digital

Criar sua estratégia de marca não é um exercício de um dia. Isso exige um pensamento profundo, revisão e análise, especialmente se você estiver reinventando sua marca de ponta a ponta. Isso inclui:

  • A marca como um todo (essência, valores e identidade)
  • Auditoria de todo o conteúdo online (para corrigir possíveis derrapagens)
  • Definir as personas (para entender as pessoas com as quais você está tentando criar um relacionamento)
  • Entender como sua marca é percebida (interna e externamente)
  • Identificar o posicionamento da sua marca (em comparação com seus concorrentes)
  • Criar a mensagens da marca (proposta de valor, histórias, e etc.)
  • Criar a identidade e as diretrizes de marca (voz da marca, tom, identidade visual, etc.)
  • Criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo para ajudar você a atingir suas metas de negócio

Agora, você pode ver como uma estratégia de Marketing de Conteúdo se encaixa no Branding Digital.

De certa forma, podemos dizer que sua estratégia de Marketing de Conteúdo é parte de como você executa sua estratégia Branding Digital.

Marketing de Conteúdo

Uma estratégia de Marketing de Conteúdo é a indicação de como você usará o conteúdo para dar suporte à sua estratégia de marca. Isso inclui:

  • Metas (para entender o que você está tentando alcançar com sua estratégia de marca)
  • Métricas (para identificar como você medirá o sucesso)
  • Jornada do Comprador
  • Buyer Personas
  • Produção de conteúdo
  • Distribuição de conteúdo em vários canais (mídia própria, paga e espontânea)
  • Oportunidades de contar histórias
  • Calendário Editorial
  • Estratégia de palavras-chave

Com isso, a diferença entre Branding Digital e Marketing de Conteúdo é:

Branding Digital = Seu propósito como marca
Marketing de Conteúdo = O caminho para colocar em ação seu propósito

Marketing de Conteúdo

Como saber se sua estratégia de Marketing de Conteúdo está alinhada ao seu Branding Digital?

É crucial ter cada estratégia claramente alinhada e articulada, mas como fazer isso?

A relação entre Branding Digital e Marketing de Conteúdo pode ser
confusa se você as misturar. Isso torna cada uma dessas estratégias ineficaz e leva a muita frustração. Para evitar isso, aqui estão algumas dicas para ajudar a manter as coisas claras.

Documente cada estratégia claramente. Pode parecer inconveniente tirar todos os móveis da casa, fazer a faxina e começar do zero.

Porém, se você não tiver uma estratégia de marca sólida, não poderá trabalhar de forma eficaz ou eficiente. É especialmente importante documentar sua identidade central (essência, valores e identidade), pois esses elementos influenciam tudo o que você faz.

Identifique responsabilidades (e etapas) claramente. Se você trabalha com uma equipe e cada um está trabalhando em uma parte da sua marca, é fácil perder o rumo, especialmente se não houver uma orientação clara sobre quem está fazendo o que.

Um dos benefícios de documentar suas estratégias é que você vê rapidamente todo o ecossistema. Isso ajuda todos a entender exatamente como as equipes devem trabalhar juntas, além de descobrir como podem melhorar o processo, maximizar os recursos e manter tudo alinhado.

Documente cada estratégia claramente

Mantenha tudo conectado. Dependendo do tamanho da sua empresa, você pode estar trabalhando com colaboradores em diferentes locais. Reuniões regulares, atualizações de status e compartilhamento de conhecimento são inestimáveis.

É particularmente útil compartilhar sucessos e falhas. Isso se aplica também se você é uma empreendedor solo. Alinhe todos os seus esforços para que você consiga ter a visão do todo e das partes em igual profundidade.

Seja sua marca formada por um grupo de pessoas ou apenas por você, é importante ter sempre em mente o cenário geral. Experimente, teste, faça e analise.

Conclusão

O Branding Digital é a soma de todas as experiências promovidas pela marca no ambiente online, isso requer entendimento da jornada do comprador e conhecimento das ferramentas que podem nos ajudar ao longo do caminho.

Essencialmente, o Marketing de Conteúdo trata de fornecer informações úteis e entregar conteúdo alinhado à jornada do comprador. É sobre o fornecimento de valor para além da oferta de produtos ou serviços.

O Marketing de Conteúdo nos permite reforçar a proposta de valor por meio de conteúdo estrategicamente planejado e distribuído.

Para aprofundar seus estudos, conheça meus cursos online. Introdução ao Marketing de Conteúdo e Branding Digital: Estratégias para Marcas.

Uma estratégia de Branding Digital pode ajudar você e sua empresa a crescer e se manter muitos passos à frente da concorrência. Preencha aqui sua aplicação e vamos começar.

1 Comment

  1. Maravilhoso seu artigo com riqueza de detalhes para diferenciar um tema do outro e dicas muito bem-vindas e cabíveis. Já vou começar a seguir seu blog.

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