Com mais de 300 milhões de usuários, e em crescimento, o Pinterest se tornou uma importante plataforma para muitas marcas que buscam maximizar sua presença social e alcançar novos compradores. Cerca de 90% pesquisam para tomar decisões de compra, o que é maior do que qualquer outra plataforma social. Se isso ainda não te convenceu, continue lendo e descubra a importância do Pinterest no Marketing de Conteúdo.
Para muitos, o Pinterest é a rede social em que apenas as mulheres passam o tempo compartilhando lindas fotos de decoração, gastronomia ou moda. Porém, o Pinterest é muito mais do que isso. Se você sabe como o Pinterest funciona, então, como empresa, você pode usá-lo a seu favor. Caso esteja chegando agora, recomendo que leia meu ebook Pinterest para Negócios.
O Que é o Pinterest?
Cada usuário tem objetivos e interesses diferentes. A plataforma é enorme, sendo uma fonte infinita de ideias e inspirações para os mais variados assuntos.
O Pinterest é uma plataforma de descoberta visual. O que a torna tão especial é que muitas vezes as pessoas não sabem muito bem o que estão procurando, até que encontram.
Pode ser uma descoberta visual aplicada às compras, qualidade de vida, saúde, experiências, produtividade, desenvolvimento profissional ou pessoal, diversão, viagens, entre outros.
Pinterest é Pessoal
Diferente de outras plataformas, no Pinterest estamos interessados em aprender mais sobre nossos próprios interesses. Em outras redes estamos preocupados com nossa imagem idealizada pelo outro. Queremos saber o que nossos amigos e parentes estão fazendo.
No Pinterest estamos focados em descobrir mais sobre os assuntos que nos interessam, por isso é pessoal. Sendo assim não se restringe apenas a uma de nossas áreas de interesse. A mesma pessoa pode ter pastas sobre Marketing, Meditação, Artesanato e Educação dos Filhos.
Nem mesmo precisamos seguir tudo que as pessoas compartilham. Podemos seguir apenas as pastas que nos interessam. Os assuntos que temos em comum.
Pinterest é voltado ao Futuro
Outro ponto muito interessante no Pinterest é sua forte ligação com algo que estamos projetando no futuro. O objetivo não é colecionar experiências passadas ou descobrir o que está acontecendo agora. Queremos saber mais para realizar algo novo. Na maioria das vezes a nossa busca é por algo no mundo online que vai nos inspirar a transformar algo no offline.
Pinterest é Sobre Experiências
O Pinterest é a maior fonte de tráfego em três segmentos: Decoração, Beleza e Receitas. O objetivo é tornar uma inspiração nossa realidade.
O Pinterest não é apenas para blogs de estilo de vida e chefs entusiastas. A implementação de uma estratégia de marketing do Pinterest para sua empresa pode aumentar as vendas e o reconhecimento da marca. Os números do Pinterest indicam que 67% dos usuários descobriram uma nova marca ou produto a partir do conteúdo na plataforma.
Meu blog é sobre negócios e ainda assim a rede social que mais gera tráfego para ele é o Pinterest!
Como funciona o marketing do Pinterest?
As marcas podem aproveitar o poder do Pinterest produzindo um fluxo constante de conteúdo para os usuários salvarem e compartilharem, criando um ecossistema digital para as marcas aumentarem sua conscientização para novos públicos e manterem os usuários atuais interessados e envolvidos em sua empresa.
Sua natureza visual ajuda as marcas na hora de atrair a atenção dos consumidores, enquanto os links para sites podem ajudar a aumentar o tráfego e as vendas. Da mesma forma, os blogs podem ser vinculados a imagens e vídeos que chamam a atenção, aumentando ainda mais o número de seguidores.
Diferente das outras plataformas sociais, no Pinterest não é preciso um grande número de seguidores para que seu conteúdo tenha grande alcance, já que cada vez que alguém se interessa pelo seu conteúdo e o salva, está compartilhando com toda sua rede amplificando de maneira ilimitada as impressões da sua marca.
O layout do feed é bastante semelhante ao Instagram. No entanto, a principal diferença é que você pode vincular cada pin a um link. No Instagram apenas nos anúncios podemos incluir links clicáveis.
As pessoas gostam de salvar o conteúdo interessante. Por isso que o Instagram incluiu essa função de salvar os posts e depois abriu também a função de criar coleções. Ainda assim, o Pinterest foi totalmente desenhado exatamente para essa função. Uma coleção de pastas ou painéis com conteúdo organizado e catalogado.
A vida útil de um post no Pinterest é muito mais longa do que as postadas em outros canais sociais.
No geral, o Pinterest Marketing pode ser uma ótima maneira de as empresas aumentarem rapidamente o conhecimento da marca, atingirem novos públicos, engajarem os seguidores atuais e até promoverem novos produtos e serviços.
E sim, o Pinterest também tem a possibilidade de incluir sua loja, como no Instagram. Com uma outra diferença com relação ao Instagram. Aqui, outras pessoas também podem compartilhar esses links de produtos. Ou seja, quem gosta do seu produto e salva para ver depois também compartilha com outros usuários mais informações sobre sua marca.
Pinterest é o lugar da inspiração
No dia 07 de outubro eu participei de uma imersão de sete horas sobre o Pinterest. Foi um evento apenas para convidados onde toda a equipe estava presente para nos ensinar as melhores práticas, compartilhar alguns cases de sucesso e claro, certificar parceiros para falar em nome da plataforma. O programa se chama Pinterest Marketing Expert.
O que mais ficou claro durante todo o evento é que o Pinterest é uma plataforma de marketing de mídia social verdadeiramente única. Cada pessoa vai usar da sua maneira e focar em seus interesses verdadeiros.
Deixe seus olhos fazerem a busca por você!
O público no Pinterest é único, pois tem mais mentalidade de compra do que muitos outros usuários de redes sociais. De fato, 87% dos usuários do Pinterest compraram um produto por causa do que encontraram na plataforma.
O Pinterest é conhecido por atender principalmente às indústrias de decoração, culinária, artes, moda e saúde. Mas você pode encontrar conteúdo para praticamente qualquer tópico imaginável.
Pinterest conecta as pessoas com a inspiração.
Muitas marcas já conhecem essas informações. Mas ainda cometem o erro de descartar o Pinterest como uma potencial plataforma de Marketing. Acham que, para os negócios, não valeria a pena investir.
Pinterest no Marketing de Conteúdo
Para ter sucesso no Pinterest, é importante saber o que o diferencia de outros canais de mídia social.
Para começar, o Pinterest não é uma rede social propriamente dita. É um mecanismo de pesquisa visual, projetado para a descoberta.
As pessoas não estão lá para se conectar com os outros. Elas estão procurando ativamente ideias ou soluções em uma ampla variedade de assuntos.
A Importância do Pinterest no Marketing de Conteúdo
Como profissional de marketing, você pode aproveitar isso antecipando as ideias e soluções que seus clientes em potencial estão procurando. Atraia-os criando e publicando conteúdo no Pinterest que instiguem os assuntos que desejam, organicamente e em breve também por meio de publicidade paga.
O Brasil é a segunda maior audiência no Pinterest, logos depois dos EUA.
Antes de entrar em mais detalhes, você deve saber que o Pinterest é um jogo de longo prazo que requer preparação, paciência e uma abordagem estratégica.
Não existe uma estratégia única para todos os tipos de marketing no Pinterest. Tudo depende do seu segmento de negócios, da maturidade da sua conta do Pinterest e da sua atividade geral no Pinterest, bem como a estratégia que vai usar.
No programa Pinterest Marketing Expert tivemos acesso a várias estratégias e táticas que funcionaram muito bem para outras marcas, bem como contato dos influenciadores que trabalham na plataforma acelerando as campanhas.
Como plataforma, o Pinterest é uma das melhores, se não a melhor, para trabalhar em paralelo ao SEO do seu blog ou site. Isso faz do Pinterest tão importante para um trabalho de Marketing de Conteúdo mais estruturado.
Para decidir se o Pinterest é adequado para os seus negócios, você precisa fazer uma pequena pesquisa e análise.
O Pinterest é adequado para sua estratégia?
Mesmo se você não estiver ativo no Pinterest, as pessoas já podem estar compartilhando conteúdo do seu site no Pinterest. Acesse o Pinterest e pesquise palavras-chave e frases relevantes para sua linha de negócios.
Se essas palavras-chave aparecerem em perfis, nomes de pastas, descrições de pastas e descrições de posts, é uma indicação muito boa de que o marketing no Pinterest é uma opção viável.
Conclusão
O Pinterest Marketing é uma maneira divertida e eficaz de promover sua marca. Usar o Pinterest para marketing e negócios pode ser uma maneira muito econômica de aumentar o reconhecimento da marca, alcançar novos públicos em todo o mundo, envolver-se com os clientes e até aumentar as vendas.
Experimente estas dicas de hoje para ver como elas podem impulsionar seus negócios!
Não se preocupe se a criação de imagens não é seu forte. A curadoria de conteúdo também é muito forte no Pinterest. Entre em contato para obter mais informações sobre como incluir o Pinterest no Marketing de Conteúdo da sua marca.