A análise SWOT é muito aplicada no marketing e negócios em geral como um método de identificação para um novo empreendimento ou estratégia. A sigla é formada pelas iniciais de Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats) e permite identificar todos os elementos positivos e negativos que podem afetar todas as novas ações propostas.
A análise SWOT permite às empresas identificar os fatores positivos e negativos que influenciam dentro e fora de uma empresa ou organização. Seu papel fundamental é ajudar a desenvolver uma consciência plena de todos os fatores que podem afetar o planejamento estratégico e tomada de decisão, pode ser aplicada a praticamente qualquer aspecto da indústria.
Durante a fase da proposta de planejamento estratégico, atua como um precursor para qualquer tipo de ação da empresa, o que o torna adequado para os seguintes momentos:
- Explorar caminhos para novas iniciativas
- Tomada de decisões sobre estratégias de execução para uma nova política
- Identificar possíveis áreas para a mudança em um programa
- Rever e redirecionar os esforços de um determinado plano
A análise SWOT é uma ferramenta excelente para organizar informações e apresentar soluções, identificar obstáculos e enfatizar as oportunidades.
Fatores Internos
As duas primeiras letras na sigla, forças e fraquezas, referem-se a fatores internos, o que significa os recursos e a experiência prontamente disponíveis para você. Exemplos de áreas geralmente consideradas incluem:
- Os recursos financeiros, como financiamento, fontes de oportunidades de renda e de investimento.
- Os recursos físicos, tais como localização, instalações e equipamentos da sua empresa.
- Os recursos humanos, como funcionários, voluntários e público-alvo.
- Os processos atuais, tais como programas de funcionários, hierarquias de departamentos e sistemas de software.
Quando se trata de listar os pontos fortes e fracos, as pessoas não devem tentar adoçar ou revirarem fraquezas inerentes ou fortes. A identificação de fatores bons e maus é importante na criação de uma análise SWOT completa.
Fatores Externos
Toda empresa (organização ou indivíduo) é influenciada e afetada por forças externas. Se ligado direta ou indiretamente a uma oportunidade ou uma ameaça, cada um desses fatores é importante tomar nota e documentar. Fatores externos normalmente são relacionados as coisas que você ou sua empresa não controlam, tais como:
- As tendências de mercado, tais como novos produtos e tecnologia ou mudanças nas necessidades da audiência.
- Tendências econômicas, tais como tendências financeiras locais, nacionais e internacionais.
- O financiamento, tais como doações, leis e outras fundações.
- Aspectos demográficos, como idade, raça, gênero e cultura de um público-alvo.
Aqui está um modelo de análise SWOT com alguns exemplos preenchidos:
FORÇAS | FRAQUEZAS |
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OPORTUNIDADES | AMEAÇAS |
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SWOT é uma análise simples, embora abrangente, para identificar não só os pontos fracos e as ameaças de um plano, mas também os pontos fortes e as oportunidades disponíveis através dele.