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Árvore de conteúdos é a forma de organizar sua produção por tópicos e em hierarquia. Você tem dificuldade em gerar novas ideias de conteúdo? Talvez tenha muitos tópicos para abordar, mas fica na dúvida sobre como começar.

Felizmente, existe uma maneira simples de criar conteúdo que não apenas ajuda você a gerar novos tópicos, mas também atrai a atenção das pessoas que você deseja conquistar. Essa estratégia é conhecida por outros nomes, como cluster ou pilares. Porém, eu prefiro chamar de árvore porque é vibrante, orgânica e duradoura! Tudo que a gente deseja que o conteúdo seja.

Árvore de Conteúdos: Uma Fonte Infinita de Ideias

Criar conteúdo às vezes parece fácil, mas esgota sua motivação ter que pensar em algo diferente a cada vez. É por isso que quero compartilhar este fantástico método de Árvore de Conteúdos, que além de ser muito intuitivo, deixa tudo mais criativo e visual. É realmente dinâmico, e é assim que eu planejo minha estratégia de conteúdo.

O Que é Árvore de Conteúdos?

Você começa pensando na hierarquia entre mensagens, temas e tópicos como uma árvore. Suas mensagens (os pontos importantes que diferenciam sua marca) formam o caule, criando uma base para todo seu conteúdo. Os galhos e ramos da árvore são temas de conteúdo (pense como categoria de ideias ou áreas de conteúdo), e de cada um desses ramos de tema cresce um monte de folhas que são seus tópicos.

Árvore de Conteúdos

Suas mensagens são como o alicerce. Você criará conteúdo com elas em mente. Sempre fiel a personalidade da marca. Os temas dão a direção do seu conteúdo e abordam os objetivos finais de marketing, e os tópicos dão vida a mensagens e temas.

Conteúdo que Gera mais Conteúdo

Claro, como as árvores, alguns galhos terão mais folhas do que outros. Da mesma forma, alguns temas produzirão mais tópicos do que outros, pois você destaca os pontos de dor mais importantes para seus clientes ou se concentra nas tendências do segmento. Mas, em última análise, todos os temas e tópicos devem se encaixar nessa estrutura de árvore mais ampla.

Qual é o principal desafio do seu cliente?

Em primeiro lugar, devemos lembrar que o conteúdo mais eficaz é o conteúdo focado no cliente. Eu sei, muitas empresas querem falar sobre si mesmas, mas seu público está procurando soluções e maneiras de satisfazer suas necessidades, então vamos nos concentrar neles.

Pense em seus problemas, necessidades ou desafios, até mesmo sonhos e desejos.

  • Você pode ajudá-los?
  • Em que medida esse problema afeta suas vidas?
  • Como você resolve o problema deles?

Essas respostas lhe darão diferentes perspectivas ou pontos de vista sobre o problema de seus clientes.

Defina os temas da sua árvore de conteúdos.

Depois de ter uma clara visão sobre os desafios de seus clientes, você saberá a melhor abordagem para sua solução. É hora de encontrar maneiras de se comunicar. Então você terá seus pilares de conteúdo, ou melhor, os galhos e ramos de sua árvore.

Esses pilares de conteúdo se tornarão a base de onde você construirá seu plano. São as categorias principais em torno das quais você cria conteúdo. Depois de determinar isso, você pode começar a gerar os tópicos que formarão a maior parte do seu conteúdo.

Chegamos finalmente aos tópicos.

Depois de ter seus pilares de conteúdo, comece a dividi-los em tópicos específicos. Eu recomendo que você defina entre 3 e 5 pilares. Muito mais que isso vai diluir a sua comunicação e toda a estratégia de árvore vai perder o sentido. É a dosagem perfeita para você ser criativo!

Uma dica muito útil é pensar nas perguntas principais. Pense quem, o quê, quando, onde, por que e como para cada um de seus pilares. Este exercício irá gerar tópicos adicionais que podem ser divididos em subtópicos.

Isso tudo está ficando muito complexo, certo?

Por isso que visualizar tudo como uma árvore é importante. Você pode desenhar com gráficos de hierarquias ou mapas mentais. Veja esse exemplo.

Árvore de Conteúdos

Parabéns, você tem uma árvore de conteúdos! Ou seja, um plano de marketing de conteúdo.

Neste ponto, você está pronto para começar a implementar toda a sua pesquisa para produzir o conteúdo.

Dependendo do pilar ou segmento de público em que está se concentrando, você pode usar vários formatos diferentes para disponibilizar seu conteúdo. Por exemplo, se sua meta é começar a educar seu público, você pode se concentrar em artigos de blog ou vídeos curtos que explicam o problema e a solução. Você também pode transformar esse conteúdo em um formato de ebook para geração de leads.

Ao criar esses artigos, vídeos e infográficos, é crucial que você se concentre em suas personas e na jornada do comprador. Seu conteúdo terá um melhor ROI quando for direcionado para uma determinada persona, segmento de mercado e etapa específica na jornada.

Isso significa que você pode escrever vários artigos sobre o mesmo assunto, mas cada um voltado para diferentes segmentos de seu público. Em outras palavras, reutilizar material é, na verdade, um ponto forte, não um ponto fraco.

Agora vamos entender porque essa estratégia é tão fascinante e assertiva.

O foco está em seus clientes porque se concentra em tópicos que os ajudam a resolver seus problemas.

Quando seu conteúdo gira em torno de um problema que seus clientes têm e mostra a sua solução para essa dor, é exatamente o que eles querem ler. É relevante e útil. Está lá para eles, não é sobre você.

No entanto, quando sua marca é o centro do seu conteúdo, você acaba falando sobre coisas com as quais seus clientes não se importam, que não os ajudarão a ter sucesso, que não resolverão seus problemas.

Para iniciar sua árvore de conteúdos, você precisa se aprofundar nos problemas de seus clientes e aprender sobre como é o sucesso para eles, como é o fracasso e como deve ser é a transformação. É um exercício de reflexão muito mais profundo do que escrever aleatoriamente 25 tópicos baseados em alguma ideia genérica.

A árvore de conteúdos ajuda também o algoritmo dos mecanismos de pesquisa e das redes sociais.

O conteúdo que gira em torno do seu cliente, seus problemas, suas necessidades e seu sucesso irá direcionar o tráfego por muito mais tempo do que todos os truques de SEO e hashtags.

A lógica da árvore de conteúdos é boa para ajudar sua audiência a entender exatamente sobre o que você está falando e como cada parte do seu conteúdo se conecta com algo maior. Porém, não é apenas para as pessoas. Esta organização hierárquica fala a língua dos algoritmos, de uma maneira que não importam as mudanças. Este fundamento se mantém.

No passado, os criadores de conteúdo empacotavam as postagens do blog com palavras-chave. À medida que os mecanismos de pesquisa se tornaram mais inteligentes, eles puderam ver diretamente as postagens com muitas palavras-chave.

A evolução foi se afastar da classificação de sites por palavras-chave para a classificação de palavras-chave de cauda longa e frases de pesquisa de tópicos para encontrar sites que falavam mais sobre um determinado tópico.

Os mecanismos de pesquisa reconheceram que a linguagem natural atende aos usuários muito melhor do que conteúdo robótico usando a mesma palavra continuamente.

Sua árvore de conteúdos naturalmente ajuda você a subir na classificação de pesquisa por tópico, não por palavra-chave. Quando você está publicando conteúdo sobre tópicos principais que se relacionam, ganha a primeira página do Google.

É muito mais intuitivo e produtivo.

Essa abordagem evita cair no problema da falta de inspiração. É fácil colocar o conteúdo em segundo plano quando ele não está fazendo uma diferença mensurável em seus resultados financeiros. E então você só cria conteúdo quando tem vontade.

Conclusão

Mensagens, temas e tópicos podem parecer apenas a parte criativa de seu plano de marketing de conteúdo, mas tudo isso é tão importante e requer tanto planejamento quanto qualquer outra etapa. Pense no panorama geral, use a lógica da árvore, desenvolva temas para manter o conteúdo sob controle e direcionado para suas metas de marketing e negócios durante todo o ano – e então coloque tudo em seu calendário editorial.

Você está com dificuldade para definir seu programa de marketing de conteúdo? Entre em contato comigo que eu vou te ajudar!

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