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Com a quantidade de dados disponíveis para cada campanha de Marketing é fácil se perder e não saber qual acompanhar e analisar. Claro, tudo depende dos objetivos de Marketing para o momento da sua empresa. Quando você sabe exatamente quais os números que deve analisar, você consegue manter o ritmo e acompanhar para identificar o crescimento real e constante dos seus negócios. Nesse post vou abordar as métricas de Marketing que mais importam em diferentes campanhas.

Métricas de Vaidade

Muitos profissionais de Marketing são vítimas ao acreditar em “métricas de vaidade” que na verdade não geram vendas. Essas métricas não aumentam diretamente a receita da sua empresa. Então, você não deveria usá-las para determinar a eficácia da sua estratégia de Marketing.

Porém, essas “métricas de vaidade” também podem indicar quando e onde as pessoas estão entrando e deixando seu funil. Elas são úteis para detectar micro-conversões à medida que se desenrolam.

Macro e Micro Conversões

As micro conversões são os pequenos passos que as pessoas tomam antes de efetivamente atingir seu objetivo final de Marketing. Uma conversão não acontece simplesmente “do nada”. Em vez disso, é o resultado de muitas pequenas ações que se somam ao longo do tempo.

Se por um lado elas não determinam a eficácia da sua estratégia de Marketing, elas são muito eficazes em indicar se você está se movendo na direção certa.

Veja como as macro e micro conversões diferem:

Macro e Micro Conversões

Esses dois tipos de métricas são úteis. Mas eles servem finalidades diferentes.

As macro conversões informam se a sua estratégia está aumentando a receita da empresa. As micro conversões ajudam você a encontrar problemas, diagnosticá-los e dizer se você está indo na direção certa para atingir seus objetivos maiores.

Depois de determinar qual é o seu objetivo final de Marketing, você está pronto para mergulhar nas métricas de Marketing específicas que importam para cada estratégia diferente.

Primeiro, vamos analisar as estratégias e métricas que giram em torno de gerar tráfego para seu site. O que é na verdade transformar desconhecidos em visitantes.

Posts Patrocinados

A criação de anúncios para postagens do seu blog é uma ótima maneira de gerar novos acessos. Seu objetivo com postagens de blog não é exatamente gerar vendas.

Esse é um grande passo para alguém que está lendo um post simplesmente para informações sobre um tópico. Provavelmente, eles ainda não estão prontos para comprar. (isso não impede que você deixe sua oferta clara)

Em vez disso, concentre-se em métricas de topo, como a geração de tráfego e o engajamento da página. Anúncios desse tipo fornecem uma excelente estratégia para gerar tráfego para seu site.

Ao executar esse tipo de anúncio, aqui estão as métricas que você deve seguir:

  • Taxa de Cliques: isso indica diretamente quanto do tráfego o anúncio está dirigindo para o seu site.
  • Taxa de Engajamento: isso indica se as pessoas tomaram o tempo para interagir com anúncio, o quanto de visibilidade você ganhou.
  • Tipo de Engajamento (positivo ou negativo): a diferenciação entre engajamento positivo e negativo é fundamental. Olhe para comentários, tipos de reações e o que as pessoas dizem quando compartilham.

Conteúdo para Gerar Leads

Você pode deve criar conteúdo que gera leads para sua empresa. Esse é o tipo de conteúdo que o visitante só terá acesso se ele optar por isso.

Nessa caso, as métricas que você deve analisar são:

  • Opt-in: o objetivo final desta estratégia é obter leads. Quanto mais pessoas optam, mais você gera leads.
  • Custo por Opt-in: quanto custa para você gerar cada lead? Se esta proporção for muito desequilibrada, você deve repensar o seu anúncio, página de destino ou o material em si.
  • Taxa de abertura dos email de acompanhamento: quantas pessoas interagem com sua sequência de emails? Muitas pessoas precisarão de vários emails para finalmente interagir com você. Porém, você também precisa abandonar pessoas que não interagem com nenhum de seus e-mails.
  • Taxa de Aquisição: você quer gerar leads, mas o objetivo final é transformar esses leads em clientes pagantes. Qual é a taxa em que isso acontece?

Dependendo do tipo de material que você criar, esse conteúdo pode estar voltado para a fase de consciência ou consideração na Jornada do Comprador. Isso tudo deve ser avaliado para que você determine o sucesso da campanha.Jornada do Comprador

Acesso Orgânico

Os acessos orgânicos do seu site não são todos iguais.

Algumas buscas indicam que o visitante está procurando ajuda. Outros, como fazer algo. E outros ainda, como comprar.

Quando as pessoas estão procurando ajuda, esse geralmente é um acesso que não vai levar diretamente a venda. Essas pessoas não estão interessadas em comprar ainda, mas estão explorando possibilidades dentro de seu segmento para se informarem e educarem sobre os tópicos, problemas e pontos de dor.

Eles podem estar abertos à possibilidade de comprar de você. Mas agora, eles estão apenas olhando as opções.

Conteúdo de Ajuda

Quando você está segmentando esse tipo de busca, aqui estão as métricas você deve prestar atenção:

  • Taxa de Cliques: quanto mais pessoas clicarem no seu resultado, mais tráfego e reconhecimento de marca você irá gerar.
  • Tempo na Página: quanto mais tempo as pessoas ficam na sua página, melhor o ranking dessa página. Além disso, diz o quanto as pessoas estão envolvidas com seu conteúdo.
  • Taxa de Rejeição: se as pessoas saírem da sua página, isso não só prejudica seu ranking, como também significa que as pessoas não estão interessadas no que você está falando. Em outras palavras, você precisa repensar sua abordagem para essa fase da jornada do comprador.

Conteúdo Intermediário

Algumas buscas indicam que as pessoas estão interessadas no serviço que você oferece, mas ainda não se decidiram sobre a possibilidade de trabalhar com sua empresa.

Essas pessoas podem não conhecer sua empresa ainda, mas já entendem os serviços oferecidos por empresas semelhantes a sua.

Em última análise, elas estão procurando por alguém com quem trabalhar, mas elas não decidiram quem. Você pode trabalhar esse conteúdo com anúncios ou SEO. Aqui estão as métricas que valem a pena medir:

  • Custo por Clique: determine o seu custo por clique para entender o quanto o anúncio está custando e quanto de tráfego está gerando.
  • Taxa de Cliques: independente se você está trabalhando PPC ou SEO, taxa de cliques é fundamental para entender quantas pessoas seu conteúdo efetivamente atrai.
  • Tempo na Página: quanto mais tempo as pessoas passam na sua página depois de clicarem, mais sua empresa interessa essas pessoas.
  • Custo de Aquisição de Clientes: se você estiver executando anúncios PPC, quanto custa você adquirir um cliente? Essa mesma métrica se aplica ao SEO, mas é muito mais difícil de medir.
  • Taxa de Conversão: quantos cliques se convertem? Este é o seu objetivo final.

Conteúdo de Vendas

Finalmente, chegamos ao grande comprometimento. Esse tipo de busca as pessoas fazem quando estão prontas para comprar, ou pelo menos avaliar a compra. Em outras palavras, elas estão prontas para converter.

Aqui estão as métricas:

  • Taxa de Cliques: analisar a taxa de cliques vai te ajudar a entender se você está segmentando corretamente e usando a linguagem certa para atrair os compradores.
  • Taxa de Conversão: quantas pessoas que clicam no seu anúncio realmente convertem? O objetivo final é a conversão, portanto, certifique-se de que você não permite que a quantidade alta de cliques te distraiam dessa métrica.
  • Custo por Conversão: quanto custa cada conversão? Você sempre deve ganhar mais dinheiro do que está gastando.
  • Taxa de Rejeição: os cliques só são úteis se as pessoas passam algum tempo na sua página também. Se as pessoas deixam logo depois de clicar, algo está errado na sua página de destino (design, texto, tempo de carregamento, etc.) e você deve corrigir isso o mais rápido possível.

Mídias Sociais

As redes sociais são excelentes para segmentar pessoas que estão interessadas em seu produto ou serviço.

Provavelmente você está bastante acostumado aos anúncios de rede sociais, como Facebook e Instagram e deve saber da criação de audiências e retargeting.

Existem muitas maneiras de usar os anúncios nas redes sociais e isso para todas as fases da jornada do comprador. Aqui estão as métricas mais importantes nesse tipo de campanha de Marketing:

  • Taxa de Cliques: quantas pessoas clicaram no link do seu anúncio?
  • Taxa de Conversão: os cliques são bons. As conversões são melhores. Quantas pessoas converteram depois de clicar?
  • Custo por Clique: qual o custo de cada clique?
  • Custo por Conversão: finalmente, o quanto custou no geral para você conseguir esses leads?

Email Marketing

De muitas maneiras, sua lista de email é a audiência mais próxima de você. Na verdade, 80% dos profissionais de varejo afirmam que o email marketing é o melhor recurso para a retenção de clientes.

Porque você tem acesso direto a pessoas que já compraram de você ou já optaram por receber seu material. E você já deve saber que os clientes existentes são muito mais valiosos do que os novos clientes. E que custa muito mais caro para você conquistar clientes novos do que manter os existentes.

Pense nos seus assinantes de email como seus amigos. Envie material de qualidade e não um monte de emails chatos que você mesmo não gostaria de receber. Aqui estão as métricas que mais importam:

  • Taxa de Cliques: se as pessoas não estão abrindo seu email e, em seguida, clicando nos seus links, seus emails não são eficazes.
  • Taxa de Rejeição: não permita que os emails falhem com frequência. Se um endereço de email estiver com problema, remova-o da sua lista para evitar prejudicar a credibilidade do seu próprio email.
  • Taxa de Conversão: em última análise, você deseja que as pessoas convertam.

Muitos profissionais têm dificuldade em medir a eficácia da sua estratégia. Até aqui eu te ajudei com algumas indicações do que analisar. Para saber se suas atividades estão ou não funcionando. E o principal, se você está perdendo dinheiro.

A resposta está sempre nas métricas. Não apenas qualquer métrica, mas as métricas corretas no momento certo. Métricas que contam uma história e ajudam você a determinar como suas táticas de marketing estão afetando seus objetivos de negócios. Métricas que o ajudam a encontrar, diagnosticar e resolver problemas existentes.

Como você avalia suas ações de Marketing? Quais as ferramentas que você usa atualmente para determinar esses números? Deixe seus comentários!

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