Com a quantidade de blogs existentes, pode parecer algo simples manter um blog, mas não é o caso. Aqui estão alguns pontos de atenção que você deve ter em mente se quiser realmente que leiam seus posts.
- Oito em cada 10 pessoas vão ler uma manchete, mas apenas duas das 10 vai continuar a ler depois disso, então esse título deve ser bom, atrativo. Seja inteligente, mas não engane as pessoas. Dê-lhes algum vislumbre do que o seu post fala.
- Seu parágrafo de introdução é a sua próxima chance de perder as pessoas após o título. Você tem opções para despertar o seu interesse aqui: uma história pessoal, algumas estatísticas, um pouco de polêmica, mas independentemente disso, você tem que dizer aos leitores o que você pretende fazer com o post.
- Se você não tem domínio da linguagem escrita, da gramática ou não tem um estilo na escrita, a melhor opção é contratar um editor. Os erros podem ser de qualquer tipo de negligência: erros ortográficos, problemas de espaçamento, formatação, links quebrados…
- Cada post precisa ter um ponto específico. Deve estar muito claro para o leitor qual a ideia principal de cada post que você escreve. Apenas aborde um ponto, e não dois ou três ou quatro. Quebre seu post em dois, três ou quatro mensagens se você tem muito o que dizer. Então você terá uma série de posts. Você precisa realmente ser capaz de fazer um único ponto. Se você realmente não tem o suficiente para dizer em torno de um tema, escolha um outro tema.
- Seja organizado. Faça um esboço, se você precisar. É importante que o post tenha um começo, um meio e um fim para fazer seu ponto claro.
- Um blog precisa ser fácil de ler. Use bullets, listas numeradas, itálicos e texto em negrito.
- Estamos falando de um blog e não de um artigo do New York Times, por isso não escreva 2000 palavras. Você vai perder as pessoas.
- Da mesma forma, alguns dizem que há alguma sabedoria na variação do comprimento dos posts, mas com apenas 100 palavras você não vai convencer ninguém.
- Claro, há muitos tópicos por aí, mas você deve escrever algo único e interessante, para que as pessoas venham até você e leiam.
- Você escolheu um tema muito batido? Preste atenção no que seu setor está escrevendo sobre isso, assim você não vai escrever sobre a mesma coisa, ou pelo menos poderá criar uma variação sobre um tema popular.
- Um blog não é um anúncio. Um post deve educar ou ajudar o leitor a descobrir algo novo ou interessante. Não há nenhuma venda. A coisa mais próxima de venda é a chamada à ação no final.
- Você deve escrever sobre algo que é importante para você, é muito mais difícil escrever sobre coisas que você não gosta.
- Compartilhe uma experiência. Mostre seu público que você é uma pessoa real, com experiências reais.
- Indique suas fontes para que seus leitores possam entender qualidade dos textos, assim eles também poderão pesquisar informações relacionadas ao assunto.
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A distribuição é a chave para o crescimento de seus leitores. Adicione botões de compartilhamento no final de seus posts para que os leitores possam compartilhar facilmente seus posts.
- O ideal é postar uma vez por semana, no mínimo, se você quiser obter um público fiel.
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Seus seguidores vão acessar seu blog ou esperar a atualização o rss, portanto seja organizado com relação a sua periodicidade nas postagens.
- É difícil manter uma programação regular, quando você não sabe o que escrever. A falta de ideias pode ser estressante, se você criar uma grade de assuntos será mais fácil.
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O conteúdo do seu blog precisa ser original e criado por você. Ocasionalmente repostar algo notável é bom, e, certamente, convidar blogueiros é recomendado, mas a maioria de seu conteúdo do blog deve ser original, a fim de posicionar-se como um líder de pensamento em sua indústria e para a construção de sua marca.
- É preciso ilustrar seus textos, inclua sempre pelo menos uma imagem em cada post.
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Os motores de busca não podem ler o que está em uma imagem, por isso, para que uma imagem possa ajudá-lo com o SEO é preciso incluir um nome do arquivo, texto alternativo, de forma que todos efetivamente descrevam a imagem.
- Conheça seu público. Como você pode saber o que escrever, se você não souber com quem você está falando?
- Pense em quem é seu público cada vez que você for escrever. Finja que você é um deles. O post precisa ser útil para eles.
- Utilize links de posts relacionados, ao final do texto é bom ter indicações do que mais há para ler.
- Finalmente você tem um objetivo, correto? Gerar leads, obter novos clientes, ganhar dinheiro? Provavelmente algo nesse sentido. A chamada para a ação vai ajudar. Não esqueça de finalizar assim.
Se você já é um blogueiro notável, parabéns! Talvez essa lista reflita muitas coisas que você já sabe e já faz.