Compartilhe:

O branding desempenha um papel significativo no sucesso de qualquer negócio. Ainda assim, mesmo empresas já estabelecidas cometem erros de branding que acabam sacrificando sua existência. Muitos empreendedores não entendem o potencial de uma boa estratégia de branding.

A maioria das pequenas empresas se depara com dificuldades relacionadas a vendas, custos e outros detalhes técnicos. Com isso, acabam deixando as iniciativas de branding em segundo plano. Porém, sem uma estratégia de marca adequada, elas correm o risco de perder completamente a conexão com seus clientes. Portanto, acabam sofrendo com constantes quedas nas vendas, para sobreviver apelam para descontos.

Qualquer empresa, seja grande ou pequena, se beneficia quando sabe estabelecer uma estratégia clara e consistente. Porém, desenvolver uma marca de sucesso requer tempo, dedicação e planejamento cuidadoso. Ao trabalhar em uma marca, é importante estar ciente dos problemas que podem prejudicar seu sucesso para se concentrar no desenvolvimento de uma estratégia unificada.

Os 7 Erros de Branding mais Comuns

Analisar os erros cometidos por outras marcas vai te ajudar a estabelecer os melhores caminhos para seu branding. Neste artigo, eu compartilho uma lista com os erros de branding que as pequenas empresas cometem.

Erros de Branding que Pequenas Empresas Devem Evitar

Não saber o que é branding

A maioria das pequenas empresas ainda não sabe o que é branding. Para construir uma marca de sucesso, é importante entender o que é branding e como ele difere do marketing e da publicidade. Porque muitos profissionais ainda acreditam que desenvolver uma marca é sobre criar sua identidade visual. Outras pessoas acreditam que um plano de anúncios é suficiente para desenvolver uma marca.

Branding não é um projeto, é um processo. Primeiramente, é preciso dedicar tempo para entender o conceito. Somente quando você entende a força estratégica de uma marca é capaz de entender quais as lacunas que estão impedindo que sua empresa atinja o sucesso desejado. Portanto, não economize em sua própria educação.

O branding é uma parte essencial do plano de marketing que as empresas definem para se diferenciar dos concorrentes e permanecer relevantes na mente dos consumidores. Faz parte do planejamento estratégico porque uma marca bem estabelecida demonstra consistência e conquista a confiança do consumidor.

Branding é o processo de analisar, compreender, desenvolver e ativar uma marca com as associações desejadas e, em seguida, manter essa imagem e reputação.

Começar sem uma estratégia bem definida

O branding não se limita apenas a conhecer os valores ou a visão da sua marca. Além disso, envolve mergulhar fundo em seu segmento e mercado. Isso significa que você precisa de um entendimento completo sobre sua marca e de todo o cenário competitivo. Então, antes de começar a se preocupar com a estética da sua marca, comece pensando na estratégia. Sem uma compreensão clara de seus objetivos de negócios, até mesmo um logo muito bem projetado não funciona. Aliás, nada funcionará se sua marca não tiver essência.

A estratégia de marca incentiva você a olhar para o quadro geral e garantir a consistência entre sua visão e a experiência do cliente. É o que fornece informações sobre como você pode conquistar novos clientes e manter os existentes. Afinal, um argumento baseado puramente em estética já nasce condenado ao fracasso.

Focar no público errado

Qualquer marca deve ter um público bem definido. É parte fundamental do desenvolvimento de uma estratégia de negócios. Entender o segmento de clientes que você deseja alcançar vai ajudar a construir sua marca.

Se você realmente acredita que “qualquer um” pode ser seu cliente, entendeu tudo errado.

Focar no público errado, ou tentar atingir qualquer pessoa, vai resultar em vendas e engajamento zero. Afinal, se você está segmentando qualquer pessoa, provavelmente tem apenas uma mensagem genérica. Quem fala com todos, não fala com ninguém. Então, você precisa conquistar a confiança e se comunicar com empatia para que seus clientes reconheçam o valor que a marca está oferecendo.

Não diferenciar sua marca

Somos bombardeados com milhares de mensagens e anúncios todos os dias. Para que sua mensagem se destaque, ela não deve apenas ter uma boa aparência, mas também precisa ser única. Você deve ser diferente para que as pessoas possam se lembrar de você. Se você se parece com todas as outras marcas em seu segmento, seu cliente vai escolher a opção mais barata. Se eles não enxergam a diferença, por que escolheriam você?

Em primeiro lugar, você precisa se destacar para comunicar seu valor. Mas como você se diferencia da multidão se realmente não sabe quem você é? Isso nos leva ao erro de começar sem uma estratégia. Somente quando você sabe quem é e o que te faz diferente sabe comunicar esse diferencial.

Não finja ser algo que você não é. Descubra quem você realmente é e desenvolva sua comunicação. Depois de definir uma missão e visão claras, você pode criar mensagens visuais e verbais que o ajudarão a se destacar e comunicar seu valor.

Não ter diretrizes de marca

Definir diretrizes de marca bem estabelecidas facilita a organização de seu conteúdo. Além de ajudar a garantir consistência e autenticidade, são informações extremamente úteis para qualquer profissional terceirizado que você contrate para ajudar com marketing, conteúdo ou design. Outro erro de branding comum da maioria das pequenas empresas é não ser consistente. Principalmente com seus recursos visuais.

Se sua marca for inconsistente, não conseguirá conquistar a confiança dos clientes. Você sempre parecerá diferente, sem rumo. A melhor maneira de se manter consistente com sua marca é definir as diretrizes de marca. Fazemos isso por meio de um documento que especifica quais são os elementos da marca e como podemos combiná-los. Dessa maneira, sua marca terá sempre as mesmas mensagens. O manual de marca (ou brand book) é um documento desenvolvido para garantir que a sua marca se comunique da forma mais assertiva possível. Apresenta as diretrizes que você estabeleceu para mantê-la coerente e consistente.

Como Criar o Seu Manual da Marca: Branding para Pequenos Negócios

Subestimar a importância do rebranding

Uma das razões para embarcar em um processo de rebranding é quando sua marca simplesmente não está mais alinhada com seus objetivos de negócios. Na verdade, o rebranding vai muito além de uma renovação nos aspectos visuais de uma marca. Não se trata da criação de um novo logo. Seja proativo. Avalie a necessidade de repensar sua marca antes que ela comece a ter prejuízos.

Se muitas marcas evitam o rebranding, outras já investem em mudanças e atualizações sem sentido ou que fogem de sua verdadeira essência. Considere o fracasso do rebranding da Gap em 2010. A gigante americana acabou desistindo do redesign do logo após seis dias porque gerou extrema indignação no Facebook e no Twitter.

É normal que as pessoas reclamem quando uma marca atualiza seu logo, mas quando isso é feito tendo como base a essência da marca, as reclamações são pontuais e acabam em alguns dias. Por isso, tenha cuidado ao considerar o rebranding e certifique-se de manter o DNA da marca.

Claro, não queremos que nossa marca seja moldada por todas as tendências passageiras, mas também queremos evitar que pareça antiquada ou irrelevante. Conseguir o equilíbrio certo pode ser difícil, mas é necessário.

Perder de vista a essência da marca

Se sua empresa está crescendo, isso é ótimo. Porém, não permita que a alegria das conquistas te façam esquecer da sua essência. Certifique-se de promover um relacionamento saudável com seu público. A melhor maneira de fazer isso é manter a essência que seus clientes mais fiéis já conhecem e amam.

Entre todos os erros de branding, este é o mais sutil e difícil de ser percebido por quem está dentro da empresa. Por isso, o trabalho com um consultor externo é tão importante. Nunca se esqueça que uma marca é uma promessa.

Estamos todos familiarizados com o sentimento criado por uma promessa quebrada, realmente machuca.
No mundo dos negócios, quebrar uma promessa da marca prejudica a confiança do cliente em sua marca e cria um sentimento de decepção. Depois que você perde essa reputação, os clientes guardam rancor e sabemos como é muito difícil conquistar as pessoas. Quanto maior a escala do relacionamento, mais difícil é reparar o rompimento.

Hoje, os clientes estão mais atentos às marcas com as quais interagem. Eles fazem suas pesquisas buscando marcas que sejam autênticas, honestas e façam o que dizem que farão. Quando uma marca cumpre suas promessas, uma base de clientes leal e orgulhosa se levanta. Uma marca forte e eficaz inspira as pessoas a se sentirem conectadas ao seu negócio.

Conclusão

Aí estão os sete erros de branding mais comuns que as pequenas empresas cometem. Eles são evitáveis e também podem ser corrigidos. O que você não pode fazer é continuar no mesmo rumo.

O branding não é fácil, nem rápido, mas se você mantiver os olhos abertos, vai se sair bem!

Manter uma marca positiva, coerente e eficaz não é um processo de um dia só, porque envolve consistência e dedicação. Se você está ciente das coisas que podem dar errado, está um passo mais perto de garantir o sucesso da sua marca.

Como consultora de branding, eu vou te ajudar a seguir todo o processo de branding da maneira certa. Clique aqui e envie sua mensagem. Vamos juntos.

Compartilhe:

Write A Comment