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Nessa semana temos um convidado no blog. Ainda falando sobre Instagram, nessa super série de posts sobre Stories. Vamos entender como aumentar o engajamento nos Stories do Instagram. Boa leitura!

Olha, vamos ser diretos?

A primeira coisa que você tem que fazer é esquecer o número de visualizações dos seus Stories.

…Oi?

Isso mesmo!

E eu te explico de uma forma bem simples:

Você realiza compras em todas as vitrines que vê em um passeio pelo seu shopping favorito?

E entra em todas as lojas dessas mesmas vitrines?

Bem, considerando que você seja uma pessoa normal, acredito que a resposta às duas perguntas é de que não.

Mas olha que legal:

É assim que funciona o seu Instagram Stories.

Alguns dos seus seguidores irão olhar para os seus Stories apenas “de passagem”, outros prestarão atenção ao que você publicou, e, dentro dessa bela seleção, surgirão os seletos engajadores!

Ou seja, o nosso foco não deve ser em aumentar o número de visualizações, e sim gerar mais atenção ao nosso conteúdo!

É fazer com que mais pessoas que já observam as nossas histórias fiquem interessadas em saber mais sobre o nosso negócio.

E, partindo pelo pressuposto de que esses usuários já estão te seguindo, algum interesse em sua área eles têm!

Pensando dessa forma, até o “temido” algoritmo do Instagram estará ao seu favor tornando o seu perfil ainda mais visível e o posicionando nas primeiras indicações de Stories.

Bem, agora que você entendeu a questão do número de visualizações, que tal falarmos sobre algo óbvio?

Como Aumentar o Engajamento nos Stories do Instagram

Sem conteúdo, não há interesse!

…o que foi?

Eu te disse que era óbvio.

Para o bem da divulgação do seu negócio no Instagram, realmente é importante você se manter presente também nos Stories.

Só que muitos perfis de negócios (muitos mesmo) acabam lembrando somente da parte do “presente”.

Esquecendo completamente a parte do conteúdo.

Estranho, não?!

Mas isso também tem uma explicação:

Esses mesmos perfis tomam como prioridade a presença; não o conteúdo.

Muito provavelmente, você também segue perfis assim.

Então, quando menos se espera, estamos passando os vídeos e imagens que eles colocam nos Stories justamente pelo vazio de informações relevantes que queremos.

Deu pra entender?

O seu polegar acaba trabalhando mais clicando na tela para passar o material do que o seu cérebro adquirindo algo de útil.

O Instagram Stories realmente deve ter um conteúdo diferenciado das suas postagens. Em um tom mais leve e descontraído, trazendo um pouco mais das personalidades das pessoas e bastidores por trás do negócio.

Mas devemos lembrar também de que os seguidores que visualizam os nossos Stories estão mais propensos a entrar em um processo de compra, uma vez que o interesse deles chegou a um maior nível de atenção.

A solução está na estratégia!

Uma boa estratégia de conteúdo também aos Stories, unindo a maleabilidade dos momentos de insights com informações que seus seguidores possam utilizar farão com que você, mesmo que goste de exagerar um pouco na quantidade de Stories por dia, ou não publique diariamente, ainda assim coloque um algo relevante aos seguidores.

Aqui vão alguns pontos que irão te ajudar em seu planejamento estratégico:

A. Não se apegue ao horário das suas publicações.

O melhor horário para publicar os seus Stories é o seu.

Lembre-se de que o seu material estará lá por 24 horas, tempo suficiente para que quem te acompanha diariamente possa ver o que foi postado.

Ah!

E, já que dura um dia inteiro, não existem motivos para você prestar atenção apenas nas primeiras horas de visualização. O seu conteúdo não vai ser um desastre pelo simples motivo de que ninguém visualizou nos primeiros minutos.

B. Pergunte e opine

Bem, sempre é de extrema importância em qualquer campanha de marketing digital conhecermos o nosso público.

Porém para conquistarmos a atenção deles, nós temos que instigar as suas opiniões e preferências!

Trate o seu Instagram Stories como se fosse realmente uma ferramenta de comunicação.

Em uma conversa nós passamos informações, fazemos perguntas e opinamos. O que custa então tentarmos implementar isso lá também?

Demonstre o quão fácil é eles irem conversar com você. Com a certeza de que eles sairão de lá com uma resposta garantida e com a confiança depositada.

C. Use bem as suas enquetes

O implemento de enquetes no Instagram Stories foi uma coisa danada de boa!

Ela é realmente interessante.

Mas vamos combinar que não podemos colocar qualquer coisa lá, não é?

O bom uso das enquetes irá clarear e muito o nosso entendimento de quem nos acompanha.

Elas realmente aumentam a taxa de engajamento do seu conteúdo nos Stories.

Contudo, se a pergunta não for pertinente, não valerá o clique.

Pior:

Se as opções dadas por você não são do seu agrado, e não te passará nenhuma informação importante, para que colocá-las???

Uma enquete estrategicamente aplicada traçará outros possíveis caminhos de conteúdos, campanhas e melhor entendimento do seu público.

D. E o sticker da localização?

Dê uma atenção maior a ele se o seu objetivo é alcançar o público da sua região.

Se o seu objetivo for esse, aconselho também em transmitir a sua mensagem em apenas um vídeo de 15 segundos ou, se for uma sequência de vídeos, escolher qual deles terá o sticker da localização.

O motivo é simples:

Descontinuidade.

A sua sequência nos Stories da cidade pode ficar totalmente embaralhada, perdendo o foco da informação.

E lembre-se de aplicar sempre um atalho para o seu perfil (@nomedousuário ).

Facilitará e muito a vida dos usuários que ficarão interessados no seu perfil.

Como Aumentar o Engajamento nos Stories do Instagram

Vislumbre os resultados!

As dicas passadas para você trarão resultados sim!

Essas informações dentro da sua estratégia também te forçará a sair da zona de conforto de somente publicar as coisas de sempre esperando respostas diferentes.

Stories com conteúdo, personalidade e criatividade gerará um certo alerta em seus seguidores, fazendo com que a sua relevância para com eles aumente.

“Por que?” – Você pergunta.

Urgência.

Eles possuem somente 24 horas para assisti-los. Então, quem já te acompanha, não quer perder o próximo conteúdo.

Isso tudo, somado às dicas que foram passadas aqui, trarão o engajamento desejado e, principalmente, a autoridade merecida.

É isso.

Obrigado pelo carinho da sua atenção.

E aí? Gostou do post do nosso convidado?
Deixe seus comentários. Vou adorar aprender com você! 

O Diego Sandoval – Especialista em Instagram – escreveu esse post exclusivamente para o meu blog.

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3 Comments

  1. Marco Antonio Reply

    como sempre , em tudo que pude acompanhar de você até aqui, um estudo esclarecedor e de primordial importância. obrigado por compartilhar.

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