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Você tomou a emocionante decisão de iniciar um blog em 2025? Então você está no lugar certo! Porque esse post é sobre como criar seu blog em apenas 6 passos simples. Criar um blog não é algo complicado e eu estou aqui para garantir que você seja bem-sucedido. Certo? Vamos lá!

Uma Breve História

Manter um blog é uma atividade simplesmente incrível. Eu comecei esse post dizendo que criar um blog é extremamente fácil e é verdade. Sabe o que é difícil? Manter um blog!

Sim. Eu mesma comecei e larguei vários blogs. Meu primeiro blog foi em 1997, eu escrevia basicamente sobre assuntos que me interessavam na época. Terapias alternativas como cromoterapia e aromaterapia. O problema era que eu gostava dos assuntos, mas não ao ponto de escrever com consistência. Eu escrevia um post e o outro era só depois de quase um mês e com isso eu abandonava os blogs. Blog sobre filmes, blog sobre seriados, culinária…

Porém em 2007 eu comecei um blog corporativo para a empresa que eu estava trabalhando na época. Foi então que aprendi muito mais sobre blogs, quais plataformas existem e as característica de cada uma, como organizar o conteúdo, manter uma agenda, ter ideias para posts, divulgar esses posts nas redes sociais e etc.

Em 2009 eu comecei esse blog aqui que você está lendo nesse exato momento. Boom! Me achei. Marketing. É isso que eu amo. Essa é a chave para um blog de sucesso. Escrever sobre algo que você realmente ame.

Agora que eu já compartilhei com você um pouco sobre minha trajetória, vamos continuar o assunto do post.

Por Que Começar um Blog?

Existem muitas razões para iniciar um blog.

Você pode ser um escritor e quer construir sua reputação por meio de um blog. Muitos escritores famosos começaram com blogs sabia? Eles transformaram os posts do blog em livro. Manter um blog ajuda a mostrar suas habilidades como escritor e ao mesmo tempo segmenta seu público.

Quer se posicionar como um especialista em determinado assunto? Um blog é uma ferramenta ótima para isso.

Se seu objetivo é ganhar dinheiro online vendendo seus infoprodutos ou como afiliado, novamente: Blog!

Você já tem um negócio, está começando algo novo, ou quer desenvolver sua marca pessoal? O blog é um ótimo veículo para se conectar com potenciais clientes e criar oportunidades. Um blog também pode ser usado para fornecer valor adicional aos clientes existentes ou demonstrar sua expertise e autoridade dentro de um segmento.

Como Criar seu Blog em 2018

Como Criar seu Blog

Então você já sabe seu objetivo ao criar um blog. O que você deseja alcançar. Ótimo. E muito provavelmente você já sabe também sobre o que você quer “blogar”. Mesmo assim é preciso pensar mais profundamente.

Primeiro Passo: Sobre o Que Será seu Blog?

A primeira análise deve ser sobre o que você pretende escrever. Ao escolher seu nicho e expor seu próprio ponto de vista, você vai se posicionar e diferenciar seu blog dos demais.

Decidir sobre o que deseja blogar é o primeiro passo. O segredo é escolher algo sobre o que você é realmente apaixonado. Algo que te interessa ler sobre, estudar e falar com as pessoas.

Ponto Ideal - Como Criar Seu Blog

Um blog é um compromisso. Se não for agradável, você vai abandonar.

Se você não estiver entusiasmado com o seu tópico escolhido, escrever sobre ele será um trabalho árduo. Quem quer isso? Além disso, por que os leitores estarão interessados se você não estiver?

Meu blog tem 9 anos! Imagina encontrar assunto para escrever durante todo esse tempo. Um blog sempre deve ter bastante espaço para discussão. É preciso muito conteúdo para continuar e permanecer interessante. Você vai precisar escrever no mínimo duas vezes ao mês, então tenha certeza de que tem muito o que falar.

Escolha um nicho em que você possa estabelecer-se como uma autoridade. Você provavelmente não será a primeira pessoa a blogar sobre o tópico que você escolher. É quase garantido que outra pessoa já tenha pensado nisso antes de você. Não se preocupe com isso, encontre seu estilo.

Todo esse processo vai te guiar na criação das categorias do seu blog, quando você estiver configurando e catalogando o conteúdo. Depois de decidir o tópico do seu blog, você precisa escolher um nome para o seu blog e um domínio (ou URL do site). `Pode ser o seu nome, algo específico para o seu nicho, ou alguma forma de marca que ressoe com você.

Segundo Passo: Domínio, Hospedagem e Plataforma

Agora é a hora de descobrir se o nome que você escolheu para seu blog já está registrado.

Domínio

Acesse o site Registro.br é onde você fará o registro do seu domínio (o nome do seu blog), mas antes, pesquise se já existe algo com esse nome. Se o domínio estiver disponível, basta seguir as instruções do site e pronto. Você já tem seu endereço na internet garantido.

Hospedagem

A hospedagem é o local onde os arquivos do seu site ficarão armazenados. Existem muitos serviços de hospedagem. Como exemplo posso destacar Bluehost e HostGator.

Plataforma

A escolha da plataforma é muito importante. Existem muitas plataformas, você pode escolher. Porém, se seu objetivo for criar um blog de negócios que você tenha total controle e domínio sobre o conteúdo que você publica, eu recomendo WordPress na versão instalada.

Se você ainda estiver na dúvida, leia o post que eu escrevi explicando tudo sobre as principais plataformas e as características de cada uma delas.

🔗 Qual a Melhor Plataforma para Você Criar seu Blog

Se você escolher instalar o WordPress, você poderá fazer isso facilmente no painel de gerenciamento do serviço que você contratou para hospedagem. Não é necessário saber programar.

Apenas algumas configurações e eu seu blog estará no ar.

Terceiro Passo: Layout do Blog e Design

Após a instalação do WordPress no seu domínio é a hora de trabalhar seu lado criativo. O WordPress funciona baseado em temas, esses temas que determinam como será a cara do seu blog. Onde vai o logo, quais serão as cores, se o conteúdo vai ficar dividido em colunas, quantas colunas, e etc.

Agora é um pouco mais complicado e provavelmente será necessário o trabalho de um profissional para fazer esses ajustes. Isso porque são muitas habilidades envolvidas. Precisa saber editar imagem para conseguir aplicar seu logo da maneira correta, entender como as cores funcionam na web para poder escolher as cores que combinam com a sua marca, entre outras configurações.

O WordPress fornece muitos temas gratuitos que possuem variações no visual e você pode mudar essas configurações no painel de controle. Para que você consiga o efeito desejado, um blog com a sua marca, sua essência e com todas as funcionalidades que você almeja, somente dedicando um pouco mais do seu orçamento e comprando um tema premium.

Como Escolher um Tema

Aqui está uma lista do que você precisa verificar para escolher seu tema. Você vai fazer isso pesquisando no painel de controle do WordPress no menu “Temas” que está em “Aparência”.

  • Leia a descrição

    A maioria dos temas vem com uma breve descrição dos recursos e funcionalidades. Muitas vezes você vai obter informações sobre o segmento que foi pensando quando o tema foi criado. Se é um tema bom para nutricionista, escritores ou empresas, por exemplo.

  • Visualize o tema

    Visualize o tema para ter uma ideia do aspecto geral e do layout.

  • Verifique as classificações

    Os temas populares terão classificações de estrelas já na pré-visualização e sob detalhes do tema. A quantidade de estrelas garante que outras pessoas já usaram e aprovaram.

  • Verifique se é responsivo
    É triste ver que em 2017 muitos sites ainda não são responsivos, ou seja, não abrem de maneira confortável nos dispositivos móveis. A pior experiência possível é tentar ler um blog ou site no celular ou tablet e isso ser humanamente impossível. Escolha um tema responsivo.

Quarto Passo: Configure o WordPress

Além dos ajustes relacionados ao visual do seu blog, outras configurações precisam ser feitas. Importante que você não se esqueça de:

  • Mudar os links permanentes.

Um link permanente é o URL exclusivo associado a uma página na web. Quando você deixa o padrão do WordPress fica algo como:

http://seusite.com.br/?p=123

Isso é péssimo para os sites de busca. Por isso você deve mudar para algo assim:

http://seusite.com.br/nome-da-postagem

Para acessar essa tela você deve selecionar no menu do painel de controle “Configurações” e depois “Links Permanentes”. Não tenha medo de experimentar os vários botões e opções de configuração para ver como eles mudam seu site. As mudanças não são irreversíveis, se você não gostar de como ficou é só voltar ao que era antes.

  • Você deve criar uma página sobre você, não esqueça de incluir sua foto para as pessoas saberem quem está por trás do blog.
  • Não esqueça de incluir um formulário de contato. É importante deixar a comunicação aberta.
  • Outra coisa importante são os links para suas redes sociais e os botões de compartilhamento para que os visitantes do seu blog possam compartilhar os posts também.

Você também vai precisar incluir novos plugins para melhorar a performance do seu blog. A lista com os plugins que eu indico você encontra aqui:

🔗 Checklist para Criar um Blog de Negócios

Quinto Passo: Escreva seu Primeiro Post

Agora é a hora de escrever seu primeiro post. E adivinha. Eu tenho um checklist para isso também!

🔗 Checklist para Escrever um Blog Post

Veja a tela para criação de um post.

Escreva seu Primeiro Post
  1. Basta que você inclua o título do post e aí está parte do seu URL
  2. Você pode incluir imagens e vídeos na sua publicação
  3. O texto pode ser diagramado como você quiser
  4. Nessa área você vai digitar seu post
  5. Parte muito importante da estratégia de blog são as Categorias e as Tags
  6. A imagem em destaque não pode faltar

Como você pode ver, a ferramenta é muito fácil de usar. Uma vez que você tiver instalado e configurado, a parte técnica é muito simples de usar. De tempos em tempos você precisará atualizar o WordPress ou os plugins que você instalou, mas pode ficar tranquilo porque você será avisado e é muito fácil fazer essa atualização.

Sexto Passo: Defina Seu Calendário de Divulgue seu Blog

Para que você mantenha a consistência nas duas postagens você vai precisar de um calendário de conteúdo. Baixe gratuitamente este modelo de calendário com dicas de como organizar suas ideias e suas postagens.

🔗 Marketing de Conteúdo: Organize seu Calendário

Não tenha medo de divulgar seu blog. Compartilhe nas redes sociais, com seus amigos e familiares. O mundo precisa ver sua obra de arte!

Será preciso também focar na criação de conteúdo e na otimização desse conteúdo para que ele apareça nas buscas. Um blog é uma parte muito importante do Marketing de Conteúdo. Seu blog vai conferir autoridade e credibilidade a sua marca.

Se você quer levar o seu blog ao próximo nível, atingir seus clientes, capturar mais leads e impulsionar suas vendas, clique aqui e entre em contato comigo.

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