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Se você ainda produz conteúdo sem um objetivo claramente definido, você está perdendo tempo e dinheiro. Porém, é possível virar o jogo. Você só precisa entender como definir um objetivo em cada parte do conteúdo que criar. Vamos ver então, como definir metas e indicadores na estratégia de conteúdo.

Antes de continuar a leitura, eu quero te fazer uma pergunta:

Como marca, por que você produz conteúdo?

Pare a leitura um pouco e anote sua resposta.

É provável que você tenha respondido com mais de um motivo. Você deve ter uma lista com várias razões diferentes.

Agora reveja suas respostas e pense quais delas ajudam no sucesso da sua marca. Existe um objetivo de negócios por trás do conteúdo que você está produzindo?

Se você não souber essas respostas, pode resultar em um desperdício significativo de recursos.

Cada parte do conteúdo que você produz deve ter um objetivo específico.

Seu conteúdo deve estar trabalhando em direção a uma ou mais metas de marketing mais abrangentes. Você deve sempre saber exatamente por que tomou a decisão de escrever um artigo no blog ou criar um infográfico.

Como Definir Metas e Indicadores na Estratégia

Seu conteúdo tem um objetivo claro?

Conteúdo sem contexto e um objetivo claro é uma receita para o desastre. Você precisa entender a finalidade do conteúdo, para quem está escrevendo e para quem será impactado por ele.

A empresa Databox entrevistou 50 profissionais de marketing para entender melhor os tipos de metas de marketing de conteúdo que eles definem, bem como os desafios que enfrentam em suas funções diárias. Para simplificar, vou apenas citar alguns dos objetivos descritos na pesquisa.

  • Geração de Leads
  • Reconhecimento da Marca
  • Engajamento do Usuário
  • Backlinks
  • Fidelidade a Marca
  • Autoridade de Domínio
  • Novas Conexões ou Parcerias
  • Tráfego
  • Conversões

No total, a pesquisa apresentou 32 objetivos de marketing de conteúdo, desde a identificação de um público-alvo até a criação de parcerias estratégicas.

Trata-se de entender o que cada parte específica da sua estratégia de conteúdo pode fazer por sua marca.

Geralmente, há uma tendência de tentar alinhar um único conteúdo com vários objetivos, tentando produzir algo que gere tráfego, leads, eduque o público e promova um forte reconhecimento de marca.

Desculpe, mas é improvável que isso aconteça.

Assim como é um erro não ter uma estratégia, também não é aconselhável tentar tudo com uma única peça de conteúdo.

A produção de conteúdo requer no mínimo seu tempo, além de outros recursos. É importante que ele funcione como parte da estratégia de marketing mais abrangente.

Quando você comete o erro de definir vários propósitos para uma única parte do conteúdo, acaba não sendo específico em nenhum deles.

A adoção dessa abordagem resulta em conteúdo com desempenho inferior e, na realidade, acaba sendo um desperdício de tempo e recursos.

Como transformar suas metas de marketing de conteúdo em indicadores

É muito melhor você se concentrar em um único objetivo de conteúdo por vez e executar da melhor maneira possível.

Às vezes, haverá um alinhamento entre objetivos diferentes. Mas sempre identifique uma única razão pela qual você está produzindo cada parte do conteúdo.

Ninguém espera que um único conteúdo alcance tudo para uma marca e, por esse motivo, você precisa se concentrar em atingir metas e indicadores relacionados ao objetivo principal.

Como Definir Metas e Indicadores na Estratégia

Aprender a definir metas no marketing melhora o desempenho dos seus esforços. Felizmente, não é muito difícil!

Porém, pode levar algum tempo, pensamento crítico e determinação para aprender a definir a metas estrategicamente orientadas.

Como transformar suas metas de marketing de conteúdo em indicadores?

No marketing de conteúdo, não basta pesquisar, escrever e publicar. Você deve avaliar constantemente o impacto que está causando nos seus negócios.

Você deve ter a estratégia certa de marketing de conteúdo. Infelizmente, não existe uma fórmula mágica para identificar os principais indicadores de desempenho (KPI) que você precisa medir.

Os objetivos do marketing de conteúdo são altamente individualizados. Suas prioridades de marketing são fortemente influenciadas pelo tamanho da sua empresa, orçamento, recursos disponíveis, testes e resultados anteriores, além de muitos outros fatores que variam de empresa para empresa.

Para aproveitar ao máximo sua estratégia de marketing de conteúdo, determine seus objetivos específicos e vincule-os aos KPIs certos. Vamos ver como determinar a melhor abordagem para fazer isso.

Primeiro, nunca crie conteúdo apenas porque é isso que você acha que deve fazer. Você deve entender o que deseja que seu conteúdo solucione.

Em outras palavras, quais são seus objetivos gerais de marketing? Aqui estão alguns objetivos nos quais você pode se concentrar:

  • Aumentar o reconhecimento da marca.
  • Direcionar mais tráfego para seu site.
  • Gerar leads de vendas.
  • Converter mais leads em clientes.
  • Melhorar a retenção e aumentar as vendas.

Com cada um desses objetivos, surge um tipo diferente de estratégia de marketing de conteúdo, focada em públicos específicos, aproveitando diferentes canais de marketing e comunicando mensagens direcionadas. É por isso que é tão importante descobrir seus objetivos antes de decidir como alcançá-los por meio do conteúdo.

Para que você entenda como definir metas e indicadores na estratégia de conteúdo, vamos tomar como exemplo o primeiro objetivo.

Aumentar o Reconhecimento da Marca

Aumentar o Reconhecimento da Marca

Concentre-se no conteúdo que chamará a atenção das pessoas certas. Pense em conteúdo altamente relevante e cativante.

Estratégia

Criar conteúdo de marca que as pessoas vão amar e querer compartilhar.

Pergunte-se

  • O conteúdo reflete a missão e os valores da minha marca?
  • Realmente chama a atenção para a marca e leva as pessoas a compartilhar?

Indicadores

Visualizações e Compartilhamentos

Conclusão

É assim que funciona.

Antes de criar conteúdo, dedique um tempo especial para definir seus objetivos e depois traçar uma estratégia para alcançá-lo. E, é claro, não se esqueça de vincular seus indicadores a esses objetivos, para que você possa ter uma ideia de como está progredindo.

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