Compartilhe:

Você já começou a digitalizar sua empresa, mas ainda não viu todos os benefícios que esperava. Ou talvez você não esteja vendo os resultados tão rapidamente quanto gostaria. De qualquer forma, talvez seja hora de dar um passo atrás e fazer alguns ajustes em sua abordagem. Aqui estão as informações que você precisa para entender o que é transformação digital e como digitalizar os negócios.

Digitalizar e Transformação Digital

Antes de continuar, vamos fazer uma correção nos termos. O que eu quero dizer com digitalização? Qual é a diferença entre digitalização e transformação digital? Qual é a conexão entre os dois?

Como Digitalizar os Negócios: Presença Digital Inteligente

Digitalizar os Negócios

Digitalizar é qualquer processo que adequa ou reproduz materiais analógicos para o formato digital. Esse processo está em andamento para muitas instituições desde o início da era da informação. A digitalização afeta todos os mercados, especificamente quando seu setor existe há mais tempo do que as ferramentas digitais. Como exemplo temos a indústria fotográfica e musical.

Transformação Digital

A transformação digital, por outro lado, refere-se a uma mudança na maneira como uma instituição realiza suas principais tarefas para alavancar ferramentas digitais e obter melhores resultados nos negócios. É algo muito mais relacionado à mentalidade e cultura.

A primeira ideia que você precisa para pensar como digitalizar os negócios é entender a melhor aplicação de tecnologias digitais para alterar um modelo de negócios e fornecer novas receitas e oportunidades de geração de valor.

Processo de Negócios

Essencialmente, um processo de negócios é a reunião de várias tarefas conduzidas por pessoas em um cronograma específico para desenvolver e entregar um produto ou serviço para um determinado conjunto de clientes.

Os processos internos de negócios ocorrem em todos os níveis da empresa, mas podem não ser visíveis para os consumidores. Para entender melhor os processos de negócios, é importante visualizar um fluxograma em que as atividades e tarefas ocorrem de maneira sequencial e usar dados para continuar em um determinado caminho.

Ao implementar processos de negócios internos e externos, sua empresa obtém sucesso, como maior satisfação do cliente e capacidade mais rápida de reagir às mudanças em seu mercado específico. Esse tipo de ajuste dentro de uma empresa também permite que os departamentos trabalhem de forma mais eficaz entre si.

Quando você está começando a desenvolver um processo de negócios, deve partir de um objetivo específico e terminar com os resultados ou realizações desejados que levem a alguma forma de valor para o cliente.

Além disso, os processos de negócios devem ter um responsável atuando como o proprietário do processo. Isso garante que a metodologia prossiga conforme o esperado do o início ao fim.

Entender a definição de um processo de negócios e como ele funciona dentro da sua empresa, é vital para definir como digitalizar os negócios.

Digitalizar e Transformação Digital

Qual a importância da digitalização de processos?

Hoje, os clientes desejam uma experiência digital rápida e fácil. Empresas como a Amazon estabeleceram um padrão alto para alcançar sua base de clientes e agora a maioria das pessoas espera o mesmo tipo de experiência digital ao obter produtos ou serviços de todos os negócios.

Como as empresas mais tradicionais não conseguem atender às demandas do cliente moderno, isso permite que organizações mais inovadoras, que tiram proveito da digitalização dos processos de negócios, tenham mais sucesso no mercado e ofereçam produtos e serviços digitais excepcionais.

Atualmente, muitos clientes procuram empresas que revisaram suas práticas de negócios e implementaram interfaces amigáveis, disponibilidade constante e serviços personalizados.

Muitos procuram empresas que incluam satisfação e soluções instantâneas, sem erros e consistência global. Essencialmente, os clientes buscam uma experiência de usuário superior. É por isso que a modernização e a digitalização dos processos de negócios são tão vitais no mundo de hoje.

Digitalizar sua organização pode lhe dar uma vantagem competitiva, criando e entregando melhores produtos e serviços, tudo de maneira mais rápida e mais barata que sua concorrência.

O uso de soluções digitais criativas oferece uma vantagem competitiva no mundo dos negócios e um plano de digitalização adequado pode ajudar a reinventar processos, melhorar a qualidade e promover a consistência.

Digitalizar e Transformação Digital

Como Digitalizar os Negócios

A mudança digital está acontecendo em um ritmo tão rápido que apenas os mais abertos à inovação estão obtendo sucesso.

No mercado atual, apenas 8% das estratégias de negócios permanecerão economicamente viáveis se mantiverem o plano de negócios existente. Então, como você adota a transformação digital para evitar se tornar uma das outras 92% das empresas que podem ficar para trás?

O primeiro passo para digitalizar sua estratégia é examinar as áreas fracas existentes na sua organização para descobrir o que você precisa mudar.

Como Digitalizar os Negócios

Esteja Pronto para a Mudança

Muitos líderes estão repensando seus modelos de negócios e alavancando a transformação digital. Indiscutivelmente, o aspecto mais importante da digitalização da estratégia é estar aberto a mudar a maneira como você a aborda tradicionalmente.

Em um mundo conectado e rápido, a mudança é inevitável.

É importante permanecer adaptável e aproveitar as oportunidades à medida que elas surgirem. Mas, a melhor maneira de permanecer no topo do mercado digital é estar passos à frente.

Abandone o Ciclo Anual

Embora tenha funcionado no passado, o ciclo anual de negócios não é mais o caminho para o sucesso. O mundo digital está se expandindo rápido demais para o ciclo tradicional acompanhar.

Aqueles que avaliam e implementam mudanças apenas anualmente serão deixados para trás mais rapidamente do que nunca. A era digital não espera até que o ano termine antes de fazer alterações, e você também não deveria.

Decisões Baseadas em Dados

O marketing lida fortemente com conteúdo qualitativo, como estratégias criativas e pensamento lateral. No entanto, isso não significa que o que você faz não observa uma base sólida de estatísticas e analytics.

O mundo digital também traz oportunidades para medir e registrar dados que facilitam novas oportunidades de sucesso. Segundo a Harvard Business Review, as empresas mais bem-sucedidas com estratégias de marketing digital são as que geram dados “acionáveis” testando métodos diferentes, não apenas gerando dados passivos que são registrados e ignorados.

Digitalizar sua estratégia não significa uma mudança geral e irrestrita na sua organização. Uma estratégia digital bem-sucedida evolui para atender o cliente, à medida que ele procurar maneiras novas e mais avançadas de resolver problemas.

Mentalidade Digital

O sucesso da digitalização depende de como sua equipe responde às mudanças e à tecnologia. Sua organização já possui práticas tradicionais em vigor. Revisá-las para uma cultura digital é o primeiro obstáculo.

Qual a importância da digitalização de processos

A transformação digital é excelente quando uma organização adota mudanças em todos os aspectos. Você precisa garantir que todos se movam na mesma direção. Além disso, deve envolver, informar e capacitar os funcionários para nutrir uma mentalidade digital.

  • Ajude todos a entender como a tecnologia pode afetar a eficiência, as vendas e as receitas de produtividade.
  • Treine e defina metas de digitalização para sua equipe.
  • Incentive a equipe a se unir ao aprendizado e fornecer feedback sobre os novos processos.

Reveja a Estrutura da Organização

Estruturas e processos organizacionais podem limitar as mudanças e afastar os melhores talentos. Para uma empresa que não está crescendo, as estruturas podem afetar a mudança para processos ágeis vitais para competir na era digital.

A digitalização prospera em plataformas eficientes e relacionamentos tranquilos. Os funcionários precisam se comunicar sem problemas. Enquanto isso, os clientes devem acessar o que desejam mais rapidamente. Para conseguir isso, sua organização precisa de estruturas flexíveis que otimizem todos os processos.

Presença Digital Inteligente

Todo mundo está na internet hoje em dia. Muitas pessoas usam a internet para buscar informações e muitas fazem compras online. Sua empresa pode não estar crescendo se ainda precisa adotar o marketing digital.

Os clientes pesquisam online antes de escolher onde comprar. Com a conveniência das compras online, sua empresa pode perder clientes rapidamente. Além de comprar produtos físicos, eles também podem acessar qualquer serviço que desejarem na internet.

Um site ou presença nas redes sociais não é mais um diferencial.

É o mínimo que sua empresa precisa fazer. É hora de você adotar ferramentas digitais para expandir seus negócios. Certifique-se de que os clientes possam descobrir sobre você rapidamente. Eles também devem poder comprar ou reservar seus serviços de qualquer lugar, a qualquer hora.

Telegram

Em resumo, lembre-se de que você não pode confiar apenas na tecnologia para fornecer os benefícios da digitalização para sua empresa. Você precisa de uma abordagem inspirada nas metas de negócios e essência da marca. Tudo isso impulsionado pelo compromisso de realmente mudar. Siga estas dicas de como digitalizar os negócios e você terá sucesso.

Entre em contato comigo e vamos analisar o melhor caminho para sua marca entrar na transformação digital.

Compartilhe:

Write A Comment