A percepção que eu tenho é que a maioria dos empreendedores publica conteúdo apenas porque já ouviu falar que “O Conteúdo é Rei”. O problema é que conteúdo sem estratégia é inútil. Uma estratégia de conteúdo eficaz envolve muita pesquisa, organização e planejamento. Pode ser difícil, mas é o único caminho que leva ao sucesso. Então nesse post vamos ver como empreendedores podem planejar seu Marketing de Conteúdo para efetivamente obterem resultados positivos em vendas!
Estratégia e Planejamento
Aqui está uma explicação crucial, estratégia e planejamento não são a mesma coisa. Se você está com dificuldade para planejar seu conteúdo, muito provavelmente você não tem uma estratégia ainda. Vamos entender.
É importante que você saiba a diferença entre uma estratégia de conteúdo e um planejamento de conteúdo.
Uma estratégia de conteúdo é um documento que explica porque sua empresa produz conteúdo (objetivo), o valor que o conteúdo fornece a um público específico (personas) e o que sua empresa obterá dele (ROI). Sua estratégia de Marketing de Conteúdo deve estar alinhada aos objetivos de negócios da sua empresa.
O planejamento do conteúdo é como você vai executar sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Isso inclui seu calendário editorial, calendário de eventos, processos de trabalho, pessoas envolvidas e ferramentas usadas para dar suporte ao seu plano.
É comum ver empreendedores trabalhando no calendário editorial para organizar a produção de seu conteúdo sem ter pensado na estratégia primeiro. Não cometa esse erro!
Estratégia de Conteúdo
De maneira resumida, a sua estratégia de Marketing de Conteúdo é o “porquê”. Por que você está criando conteúdo, a quem você está ajudando e como você os ajudará de uma maneira que ninguém mais consegue.
O objetivo do Marketing de Conteúdo é atrair uma audiência que tem todas as características de um potencial cliente para assim obter resultados positivos como: aumento de receita, custos mais baixos ou melhores clientes.
Planejamento do Conteúdo
O planejamento é a documentação de como você vai executar sua estratégia. É importante entender que você precisa de uma estratégia de Marketing de Conteúdo ANTES de criar seu planejamento de conteúdo. Pense nisso como um plano de Marketing especificamente relacionado ao conteúdo.
Sendo assim, nesse documento você vai incluir detalhes sobre quais serão os principais tópicos e assuntos a serem abordadas, o conteúdo que você criará, quando e como vai compartilhar seu conteúdo e quais as chamadas para ação (CTAs) que você incluirá.
Como Empreendedores Podem Planejar seu Marketing de Conteúdo
Voltando a pergunta inicial desse post: como empreendedores podem planejar seu Marketing de Conteúdo?
A resposta é: começando pela estratégia!
A estratégia de conteúdo é o que vai te guiar na hora de criar o conteúdo certo, para as pessoas certas, nos momentos certos e pelas razões certas.
De acordo com o Content Marketing Institute, apenas 37% dos profissionais de marketing B2B têm uma estratégia de conteúdo documentada. Exatamente por falta de uma estratégia clara que muitos não sabem como medir o sucesso, avaliar os erros e acertos, e com isso ajustar o rumo. Aqui estão minhas dicas para você criar sua própria estratégia.
Como Criar sua Estratégia?
Antes de pensar nas personas, nos seus compradores, sua audiência, você precisa pensar em você. Qual sua história? Qual sua visão e missão? Quem é você?
Identifique seus Objetivos
O primeiro passo para a criação da sua estratégia está totalmente voltado para você mesmo.
Antes de conhecer seus clientes, é crucial que você conheça sua própria marca. O Marketing de Conteúdo é comunicação, certo? Então você precisa de uma definição clara de qual é a voz da sua marca.
Seus objetivos de negócios devem ser claramente identificados na sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Seja reconhecimento de marca ou geração de leads. Tudo deve estar alinhado. Quanto mais específico você for, mais fácil será para você avaliar se está seguindo o caminho certo.
Você quer se tornar referência em informações sobre como executar determinadas tarefas. Ou seja, resolver determinados problemas. Você quer ser a solução. É assim que você define a missão do seu conteúdo. Quem é você? O que você resolve/entrega? Por que?
Em seguida, você deve definir como vai medir sua estratégia para acompanhar o sucesso ao longo do tempo.
- Aquisição de clientes
- Aumento do tráfego da web
- Taxas de conversão
- Geração de leads
- Engajamento na mídia social
Meu conselho é que você foque em uma ou duas métricas de cada vez. Ainda que na sua estratégia existam várias métricas relacionadas a vários objetivos. Escolha uma ou duas metas, defina a métrica relacionada a cada uma e o prazo em que deseja atingir. O importante é que suas metas principais estejam ligadas aos principais objetivos de negócios.
Entenda seu Público
Depois de ter entendido quem é você, definido claramente a voz da sua marca e documentado suas metas, agora sim é hora de entender com quem você vai falar.
Você provavelmente já deve ter ouvido o termo Buyer Persona. Ou talvez Cliente Ideal. Você precisa ter uma visão clara de quem são essas pessoas.
- Quais são seus pontos de dor?
- Quais objetivos eles têm e como você pode ajudá-los a atingir essas metas?
- Quais são seus maiores desafios?
- O que facilitaria a vida deles?
Ter uma imagem completa dos seus clientes é uma das etapas iniciais mais desafiadoras e mais críticas na criação de uma estratégia realmente boa. O problema é que alguns profissionais de marketing se contentam com uma visão superficial de seus compradores.
A melhor maneira de obter essas informações é, obviamente, conversar com seus clientes. O mapa de empatia é uma ferramenta excelente para identificar dores e ganhos do cliente e como o conteúdo pode ser usado para suavizar a jornada do comprador.
Planeje sua Estratégia
É aqui que você vai começar a pensar em termos de conteúdo.
Qual conteúdo você criará? Agora sim é a hora de começar a pensar no planejamento do conteúdo.
- Identifique os canais mais relevantes para você trabalhar seu conteúdo
- Terá um blog?
- Em quais redes sociais você estará presente?
Escolher a melhor rede social para o seu negócio é uma etapa muito importante no planejamento do conteúdo.
- Defina os tópicos e assuntos que você vai abordar com seu conteúdo
- Faça ajustes em seu site para acompanhar sua estratégia de conteúdo
- Estude seus concorrentes, influenciadores e exemplos de conteúdo fora do seu segmento para inspirar ideias
- Analise as redes sociais e os blogs de seus concorrentes e demais players do seu segmento
Você deve pensar sua estratégia de Marketing de Conteúdo como um processo contínuo. Ou seja, você deve planejar, executar, analisar e corrigir.
Conclusão
Para criar sua estratégia é necessário muita pesquisa, análise, planejamento e brainstorming. Não pode cair na pressão de sair criando conteúdo sem antes dar esse passo atrás.
Uma casa precisa antes de fundação, e quanto mais forte e bem feita essa fundação, mais essa casa poderá ser expandida. Começe pelo básico, mas comece certo!
Tendo essa estrutura inicial claramente definida, você poderá a qualquer momento fazer adaptações e incrementações. À medida que você experimenta diferentes abordagens, faz experiências com diferentes ferramentas e acompanha como seus clientes interagem com sua marca, você pode melhorar continuamente sua estratégia de Marketing de Conteúdo.
Você documentou sua estratégia de conteúdo? Escreva nos comentários. Quais suas maiores dificuldades na hora de criar conteúdo? Envie sua mensagem que eu vou adorar te ajudar.
2 Comments
Olá, estou começando no marketing digital, criei um curso de cartonagem e publiquei na udemy. Bom agora quero divulgar este curso, não sei se comecei certo já com o curso sem ser conhecida e sem ter audiência. Inicialmente pensei em meu publico alvo, em uma mulher que gosta de artesanato e faz algumas técnicas assim como eu, na faixa dos 40 anos e que faz por hobby.
Tenho postado algumas pecas de artesanato que eu fiz e contado um pouco a história daquelas peças, e também posto dicas sobre a técnica de cartonagem. Fiz alguns vídeo para o meu canal no youtube, ainda tudo muito tímido sem muita direção.
Obrigada
Adriana
Obrigada pela mensagem, Adriana. Eu enviei as informações para seu email.