Se você está trabalhando no rebranding ou lançando um novo negócio, está se perguntando como escolher a cor da marca. Em primeiro lugar, escolher as cores de marca perfeitas para sua empresa é tão importante quanto criar um logo. Porque tudo isso junto compõe sua identidade.
Uma forte identidade visual de marca faz toda a diferença. Em um mercado lotado, ajuda a se destacar, comunicar quem você é e, em última análise, atrair as pessoas certas que terão conexão com você.
As cores da sua marca são uma parte significativa dessa identidade visual. No entanto, a escolha das cores certas para a sua marca não deve ser feita aleatoriamente. Por isso, vamos entender o que é preciso saber para escolher as cores da marca.

Por que Escolher as Cores Certas da Marca é Importante
Primeiramente, pense nas marcas que você vê regularmente. Por exemplo, Coca-Cola, Instagram e Netflix.
Tenho certeza que você sabe quais são as cores relacionadas a cada uma dessas marcas. Esse simples exercício de memória é capaz de mostrar como as cores da marca são importantes.
Porque associamos marcas a cores em nossa mente.
Então, escolher as cores certas para a sua marca é essencial para se tornar memorável. As cores em seu logo e outros materiais são a primeira e mais marcante impressão que muitas pessoas terão.
Você pode até pensar nas cores da marca como um uniforme para a empresa ou o tipo de maquiagem. Inclusive as cores que você aplica às imagens de redes sociais. Ou seja, as cores estão por todos os lugares. Elas importam e comunicam.
A cor exerce uma ação tríplice: percepção, emoção e comunicação.
Ela é vista porque é percebida pela retina. É sentida, pois provoca uma emoção. Além disso, comunica, porque tendo um significado próprio, com capacidade de construir uma linguagem própria, se conectando a uma ideia.
Porém, é importante lembrar que porções de uma mesma cor podem nos comunicar ideias diferentes, dependendo de vários fatores como saturação, brilho e contraste.
Por exemplo, o vermelho tem conotações diferentes para Netflix, Coca-Cola e Diesel. São todos diferentes entre si, mas extremamente específicos para cada uma dessas marcas. A cor é tão importante que ela pode até mesmo ser uma marca registrada, como no caso do azul da Tiffany.
Como Escolher a Cor da Marca
Caso você esteja toda hora mudando as cores da sua marca, talvez seja necessário repensar sua estratégia. Aqui estão 3 passos simples que explicam como escolher a cor da marca.
1. Entenda o que as cores significam
As cores podem significar coisas diferentes dependendo das outras com as quais são combinadas. Além de variar conforme o contexto e conotações culturais. No entanto, existem tendências e estudos no uso de cores.
Antes de correr para decidir qual a melhor cor para sua marca, tome o tempo necessário para entender sobre a psicologia das cores. Ainda assim, somente após identificar sua essência, você será capaz de escolher as cores certas.
Além disso, é importante lembrar que a cor não é uma ciência exata. É sobre comportamento, emoção e sentimento. Aí que entram as combinações de cores, pois ajudam a obter um visual que evoca certos sentimentos por meio de sua aplicação.
Para entender isso, pense no vermelho associado ao preto (Netflix) e em outra ocasião associado ao laranja (MasterdCard) ou amarelo (McDonald’s).
2. Identifique a Essência e Personalidade da Marca
Antes de pensar em escolher as cores da marca, você precisa ter uma compreensão clara de sua essência para poder comunicar a personalidade da marca por meio da cor. Caso contrário, você ficará totalmente perdido, usando inúmeras opções de paleta de cores sem um objetivo claro.
Comece identificando alguns adjetivos que descrevem seu negócio. Concentre-se nas coisas que o diferenciam de seus concorrentes. Ou seja, seus principais diferenciais.
Em primeiro lugar, se você já tem sua empresa em andamento, a melhor maneira de obter uma leitura precisa dos negócios é conversar com alguns dos clientes mais leais. Peça que esses clientes digam o que eles mais gostam em sua empresa. Quais traços de personalidade eles poderiam usar para descrever sua marca?
Por outro lado, se você ainda não tem clientes, comece focando em características que deseja ressaltar. Pense em quais adjetivos vocês gostaria que as pessoas usassem para descrever sua marca.
Faça também uma pesquisa dentro do seu segmento. Identifique as principais qualidades que diferenciam sua marca de seus concorrentes. Então, use isso para comunicar a essência da marca. Se você está com dificuldade, um bom primeiro passo é imaginar sua marca em um espectro de personalidade.
Ao final desse processo, você terá uma lista de pelo menos cinco adjetivos que descrevem sua marca.

3. Escolha um Método para Definir a Paleta de Cores da Marca
Depois de identificar os principais traços de personalidade da marca, é hora de encontrar as cores que melhor incorporam tais traços.
É aqui que entra a psicologia das cores. Sendo assim, como você poderia fazer essa escolha sem entender os significados das cores? Como escolher as cores certas se você não entendeu o impacto emocional que cada cor é capaz de provocar?
A psicologia das cores nos ajuda a entender as características e emoções que as pessoas geralmente associam às cores. Assim que conseguimos unir as cores certas para comunicar a mensagem perfeita.
Pense em quem você está tentando alcançar
Você sabe quem você é e o que você está tentando conquistar com seus negócios. Porém, quem são as pessoas que você está tentando alcançar? Que cores podem se comunicar bem com elas? Como você pode usar as cores para se destacar?
Considerações importantes na hora de escolher as cores da marca
Ao determinar as cores da sua marca, siga estas diretrizes para comunicar uma identidade de marca forte e consistente:
- Selecione cores que combinem com a personalidade e o estilo da sua marca
- Escolha cores que permitam flexibilidade e longevidade
- Desenhe uma estratégia de cores para o seu negócio
- Não varie ou mude suas cores com frequência, e sempre mantenha a coerência nas escolhas
Você pode trabalhar com métodos diferentes na hora de definir a paleta de cores da marca.
Por exemplo, você pode trabalhar com até 3 cores principais e até 5 cores secundárias. Ou ter apenas uma cor principal, mais duas cores primárias e outras três cores complementares, além de mais duas cores para destaque.
Ainda existe um outro método que é ter uma paleta principal com até cinco cores e mais uma secundária com outras cinco cores. Além disso, é importante levar em consideração a harmonia entre as cores.
Quer dizer, definir a paleta de cores é um exercício que pode seguir por diferentes caminhos, mas independente de qual seja a sua escolha, o ponto de partida deve ser esses três passos indicados.
- Entender o que as cores significam
- Identificar a essência e personalidade da marca
- Escolher um método para criar a paleta de cores da marca
Criar uma marca e permanecer fiel a ela é extremamente importante. Desde a criação de um quadro de inspiração para ajudar a solidificar as cores da marca, até o design de um logo e, em seguida, o uso de um manual de marca ou brand book.
Portanto, invista seu tempo, estude a psicologia das cores, analise a personalidade da sua marca e escolha as cores da marca que refletem uma identidade única para sua marca.
Se você travar em qualquer parte do processo, lembre-se que estou aqui para te ajudar.