A mídia social provou ser uma das melhores ferramentas para o Marketing Digital. É possível criar contas gratuitas e anúncios extremamente segmentados. As mídias sociais são a maneira perfeita de aumentar a visibilidade da sua marca e conquistar a fidelidade dos seguidores e clientes. Porém, com tantas opções, é difícil escolher qual rede priorizar. Afinal, se você é uma pequena empresa, não terá muito tempo ou dinheiro para monitorar seis contas de redes sociais diferentes. Felizmente, você pode escolher apenas duas ou três e ainda assim obter o alcance ideal que as mídias sociais oferecem. Aqui está uma visão geral das principais redes sociais e como escolher a melhor rede social para o seu negócio.
Conheça o seu público
É surpreendente como a maioria dos empresários buscam respostas prontas sobre qual rede priorizar ou que tipo de conteúdo apresentar em cada rede. Isso é o tipo de coisa que só se descobre observando seu público, sua audiência. É fundamental que você de dedique a entender quem é o seu cliente ideal.
Aqui estão algumas questões para pensar:
- Quem seu cliente ideal segue nas redes sociais?
- Quais assuntos eles estão discutindo ou publicando?
- Qual a idade dessas pessoas?
- Onde elas moram?
- Com que tipo de conteúdo eles estão interagindo regularmente?
Veja, isso não é um especialista de Marketing Digital que vai te responder. É você quem sabe, é você que lida com essas pessoas.
Reserve o tempo necessário para pesquisar e analisar seu público. É crucial saber quais canais são mais importantes para seu público, o melhor momento para chamar sua atenção, o tom que eles preferem e os tipos de conteúdo que eles mais consomem. Para entender profundamente seu cliente ideal e dar um passo a frente da concorrência, saiba como criar buyer personas.
Vá onde seu público está
Um erro comum é tentar incorporar muitos canais na estratégia de Marketing. Isso pode ser um esforço muito demorado e caro que produz resultados bem abaixo do ideal. Concentre seus esforços nos canais que seu público prefere.
Para as marcas B2B pode ser um desafio determinar se as plataformas mais recentes e as mais populares valem o investimento. Uma ótima maneira de começar é analisando o uso e a demografia de cada uma das plataformas.
As redes sociais em números
- 92,1% das empresas brasileiras estão presentes nas redes sociais. (Social Media Trends, 2017)
- O conteúdo visual tem 40x mais probabilidade de ser compartilhado nas mídias sociais do que os outros tipos de conteúdo. (Buffer, 2014)
- Mais de 56% dos adultos online usam mais de uma plataforma de redes sociais. (Pew Research Center, 2016)
- Posts nas redes sociais (85,3%) e em blogs (65,6%) são as táticas mais utilizadas por empresas em uma estratégia de Marketing de Conteúdo. (Content Trends, 2017)
- O uso de mídia social em dispositivos móveis aumentou 30% em 2016. (Hootsuite, 2017)
- As empresas afirmam que os principais benefícios das redes sociais são: divulgar a marca (77,4%), engajar a audiência (63,2%), aumentar tráfego no blog/site (50,3%), ampliar as vendas e o número de clientes (48,5%). (Social Media Trends, 2017)
- 65,2% das empresas publicam apenas 6 vezes por semana em redes sociais. (Social Media Trends, 2017)
- O orçamento investido em mídia paga se concentra na faixa de até 5% de todo o valor destinado ao marketing digital. (Social Media Trends, 2017)
- O Facebook é a principal rede utilizada pelas empresas brasileiras (97,6%), seguido pelo Instagram (63,3%). (Social Media Trends, 2017)
- 63% das empresas investem em mídias pagas nas redes sociais. (Social Media Trends, 2017)
- Posts no Facebook com imagem têm 2,3 vezes mais engajamento do que aqueles sem imagem. (Buzzsumo, 2015)
- 73% das pessoas dizem usar o Facebook para fins profissionais. (HubSpot, 2016)
- Nos últimos dois anos, o consumo de conteúdo no Facebook aumentou 57%. (HubSpot, 2016)
- A América Latina tem a maior taxa de uso de Facebook, com 52,2% da população acessando a rede social. (Statista, 2017)
- O Instagram tem 500 milhões de usuários mensais ativos. (Statista, 2016)
- Comparado a Content Trends 2016, o número de empresas no Instagram e no LinkedIn tiveram crescimentos percentuais de 32,2% e 20,1% respectivamente. (Social Media Trends, 2017)
- 32% dos adolescentes consideram Instagram como a rede social mais importante. (Pew Research Center, 2016)
- A maioria dos usuários do Instagram tem entre 18-29 anos. (Pew Research Center, 2016)
- Os usuários de internet do sexo feminino são mais propensos a usar Instagram do que os homens, em 38% contra 26%, respectivamente. (Pew Research Center, 2016)
- 68% dos usuários do Instagram se envolvem com marcas regularmente. (Selfstartr, 2017)
- O Instagram tem 58 vezes mais engajamento por seguidor do que o Facebook. (Selfstartr, 2017)
- Nos últimos dois anos, o consumo de conteúdo no LinkedIn aumentou 21%. (HubSpot, 2016)
- 81% dos comerciantes B2B utilizam o LinkedIn para lançar novos produtos. (Social Pilot, 2016)
- 35% dos usuários do LinkedIn acessam o site diariamente. (Social Pilot, 2016)
- 39% dos usuários pagam para usar o LinkedIn através de contas premium. (Social Pilot, 2016)
- 91% dos comerciantes B2B estão usando o LinkedIn para compartilhar conteúdo. (Social Pilot, 2016)
- Um usuário mediano do LinkedIn gasta 17 minutos no site por mês. (Pew Research Center, 2016)
- No LinkedIn, 98% das postagens com imagens recebem mais comentários e postagens com links possuem uma taxa de engajamento de 200% maior. (Social Pilot, 2016)
Youtube
- Mais da metade das visualizações do YouTube vêm de dispositivos móveis. (YouTube Insights, 2017)
- 31% dos usuários procuram a plataforma para acessar conteúdo de aprendizado. Para 47%, consumir informação e buscar por novidade (37%) e cultura (20%). (YouTube Insights, 2017)
- O YouTube tem mais de 94% de penetração nas classes A, B e C. (YouTube Insights, 2017)
- 96% dos jovens de 18 a 35 anos acessam o YouTube. (YouTube Insights, 2017)
- 54% acreditam que a essência do Youtube é a liberdade de expressão; 41% acreditam que é a diversidade; 26% acreditam que é a autenticidade. (YouTube Insights, 2017)
- 87% concordam que é uma plataforma que permite o consumo de qualquer tipo de conteúdo, quando e onde quiser; 78% concordam que aqui é o lugar para encontrar os conteúdos mais autênticos. (YouTube Insights, 2017)
- 59% concordam que é melhor ficar atualizado pelo YouTube do que vendo notícias. (YouTube Insights, 2017)
- 67% dos usuários do Pinterest consultam a plataforma enquanto estão comprando em lojas. (Omnicore, 2017)
- 83% do usuários preferem seguir uma marca do que uma celebridade. (Omnicore, 2017)
- 81% dos usuários são mulheres. (Omnicore, 2017)
- A idade média de um usuário do Pinterest é 40 anos, porém a maioria dos pinners ativos está abaixo dos 40. (Omnicore, 2017)
- 87% dos usuários compraram um produto por causa do Pinterest. (Omnicore, 2017)
- 72% usam o Pinterest para decidir o que comprar offline. (Omnicore, 2017)
- 80% acessam o Pinterest por meio de um dispositivo móvel. (Omnicore, 2017)
- 93% dos usuários ativos disse que usa o Pinterest para planejar compras. (Omnicore, 2017)
O mais importante é certificar-se de focar em canais onde seu público está, mas não é só isso que deve ser levado em consideração.
Como escolher a melhor rede social para o seu negócio
Escolher quais redes priorizar é uma etapa decisiva no planejamento de Marketing Digital. Não basta pensar sobre onde as pessoas estão, o que elas estão lendo e o que estão fazendo nas redes sociais. Pergunte a si mesmo: quais são seus objetivos na mídia social? O que você quer realmente?
Você deve ser capaz de vincular seus canais de mídia social aos objetivos de alto nível da sua estratégia de negócios. Se você não pode explicar por que ou como um determinado canal irá ajudá-lo a alcançar seus objetivos, então é melhor que você não o adote (ainda).
As mídias sociais devem apoiar o sucesso dos seus objetivos de negócios.
Qual conteúdo você vai criar?
Aqui damos mais um passo na direção de sermos estratégicos. Toda sua atividade nas mídias sociais deve estar baseada na estratégia de Marketing de Conteúdo. Nada que você criar e compartilhar deve ser uma ação solta, sem uma clara ligação com o Marketing de Conteúdo, que por sua vez deve estar alinhado a estratégia global de negócios da sua empresa.
Além disso, quando você define o conteúdo que vai distribuir nas redes sociais, você descobre quais as habilidades que você já possui e quais você precisará contratar.
Digamos que você tenha identificado em toda essa análise que o YouTube é uma rede que se encaixa perfeitamente na sua estratégia. A pergunta agora é: você já possui os recursos necessários para produzir os vídeos?
O passo final no domínio das mídias sociais é entender sua capacidade interna para criar, curar e publicar conteúdo nas suas plataformas sociais.
Conclusão
Em resumo, são três pontos importantes que você deve levar em consideração quando for escolher as redes sociais para estabelecer a presença da sua marca. São eles:
- Alinhamento Estratégico – Analise os critérios que definem a adequação entre objetivos de negócios e atuação nas redes sociais.
- Custo x Benefício – Seu cliente ideal realmente está nessa rede social? Seu esforço terá retorno?
- Viabilidade – Você atualmente possui os recursos necessários para atuar nessa rede social? Analise os recursos que você já possui e quais você precisará contratar. Aqui me refiro não somente as ferramentas, mas também a habilidade profissional necessária para a produção do conteúdo.
Espero que esse post te ajude na definição de quais as redes são mais relevantes para a sua marca. Caso você tenha qualquer dúvida, entre em contato comigo.
Confira também os checklists e ebooks exclusivos e com download gratuito disponibilizados aqui no blog.
3 Comments
Parabéns Cristiane pelo artigo, muito bem escrito.
Oi Renata! Obrigada pelo comentário. Que bom ter gostado.
Muito agradecido pelas informações colhidas neste artigo. São ricas em conhecimento que agrega. Parabéns! Sucesso!