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Não importa se sua ideia de negócio é realmente muito boa. Você nunca se conectará com os consumidores se não tiver um bom nome de marca. A escolha do nome da sua marca é uma das decisões mais importantes que você tomará para sua empresa e tem um tremendo impacto na maneira como os clientes veem você. Nesse artigo vamos ver ideias de como escolher o melhor nome para sua marca.

Por exemplo, o nome original da Amazon era na verdade Cadabra. Jeff Bezos quis dizer que o nome era uma versão abreviada da palavra “abracadabra”, mas as pessoas não só achavam difícil soletrar, mas também não entendiam que isso fazia parte do “abracadabra”. Cadabra não era um nome de marca que pegaria, por razões óbvias. E quem sabe se a Amazon teria sido tão bem sucedida como é hoje se tivesse ficado com o nome original?

Como Escolher o Melhor Nome para sua Marca

A escolha de um nome de marca pode ser complicada e não é algo que deva ser ignorado. Mas como você escolhe um nome atrativo que funcione para você e também atraia clientes?

Vamos começar!

Naming

Um grande nome desempenha um papel importante para uma marca. Embora o nome da marca não seja um substituto para a reputação que vem com um bom produto ou serviço, ele pode ajudar a destacar-se em um mercado competitivo.

Um nome de marca memorável que ressoa com os consumidores define um estágio poderoso. O nome da marca é o recipiente de significado. O processo de encontrar um nome para a marca é chamado de naming.

O objetivo central da marca é orientar o consumidor a escolher o seu produto em meio a uma gama estonteante de alternativas.

Como o nome da marca é usado toda vez que sua empresa é mencionada, ele não deve ser menosprezado simplesmente como um dispositivo para chamar a atenção, mas como uma parte vital do processo de posicionamento.

Um nome de marca eficaz pode ser um meio de comunicar o que o torna diferente dos concorrentes e valioso para os consumidores.

O nome é o ponto mais crítico de diferenciação em todo o kit de ferramentas da marca. A diferenciação é a principal razão pela qual as marcas surgiram e todo o conceito evoluiu.

Além de meramente diferenciação e posicionamento, as marcas também comunicam o que o produto representa e o que a empresa quer que o consumidor entenda.

Em mercados e categorias de produtos cada vez mais confusos e fragmentados, uma marca distinta é o primeiro ponto de vantagem competitiva de um fabricante.

Em essência, todo o marketing e kits de ferramentas de comunicação atuam como veículos para tornar a marca reconhecida, começando com o nome.

Como Escolher o Melhor Nome para sua Marca

Escolha um nome que reflita seu negócio

Seu nome deve dar aos consumidores uma pista sobre o que você faz. Se alguém passa rapidamente por um anúncio da sua empresa, você quer que essa pessoa seja capaz de determinar facilmente qual produto ou serviço você oferece. Se ela não tem ideia de qual é o seu negócio, ela provavelmente não vai se interessar. Mas se ela conseguir reconhecer o que você faz, é mais provável que ela se lembre de você quando precisar.

Escolha um nome fácil de lembrar

Outra dica importante para escolher um nome de marca é garantir que seja fácil para os consumidores lembrarem. Isso inclui escolher um nome que não seja muito longo, difícil de pronunciar ou difícil de soletrar.

É crucial escolher um nome que seja fácil para os clientes escreverem e entender especialmente hoje, quando seus clientes em potencial pesquisarão sua empresa no Google.

Além disso, evite grafias incomuns, palavras inventadas ou acrônimos complicados. Quando os consumidores não conseguirem entender seu nome, ele não ficará na sua mente e não será facilmente encontrado na Web.

Escolha um nome único

Além de ser fácil de lembrar, precisa se destacar da concorrência e ser memorável para os consumidores. Você precisa criar um nome exclusivo que o diferencie da multidão.

Encontrar uma marca que pega e funciona para o seu negócio pode ser difícil. Mas tente criar um mapa mental dos conceitos relacionados ao seu negócio e explore palavras descritivas, emoções e experiências que você associa à sua empresa.

Por exemplo, se você tem uma empresa de limpeza, alguns de seus conceitos de mindmap podem ser:

  • Brilhante
  • Cintilante
  • Frescos
  • Fácil
  • Rápido

A compilação de uma lista dessas palavras ajudará você a encontrar facilmente um nome que desperte interesse e chame atenção.

Pense nas conotações do seu nome

Seria embaraçoso gastar todo o seu tempo com o que você acha que é o nome perfeito apenas para perceber que ele tem conotações negativas aos olhos dos consumidores. Pense nas emoções que sua marca irá provocar nas pessoas.

Não se esqueça de verificar também as implicações internacionais. Você não quer se surpreender se seu nome for ofensivo ou tiver implicações vulgares em outro idioma. Seu nome de marca nunca será um sucesso se inspirar imagens negativas na mente de seu público.

Verifique a disponibilidade do domínio

Verifique a disponibilidade do domínio

Se você já fez algum brainstorming e criou uma marca atraente, calma.

Primeiro, você precisa verificar a disponibilidade do domínio para garantir que o domínio da sua marca não tenha sido usado por outra pessoa.

Pesquise aqui: registro.br

Ao escolher seu domínio, considere a adição de palavras-chave para melhorar o ranking do seu mecanismo de pesquisa.

Outra dica é nunca colocar hífens em seu nome de domínio, hífens podem ser um sinal de domínios de spam, e você definitivamente não quer que sua empresa seja associada a isso. Os hífens também dificultam a digitação do seu domínio, tornando menos provável que os usuários retornem ao seu site.

Conclusão

Com um único olhar no nome da sua marca, as pessoas decidirão quem você é. O nome escolhido pode determinar seu poder de alcance. Por isso, escolha um nome do qual você não apenas se orgulhe, mas que também se conecte com os consumidores. Agora que você tem essas dicas de como criar uma marca que pega na mente das pessoas, seu novo negócio estará pronto para o sucesso desde o início.

Como foi o processo de escolha do nome da sua marca? Escreva nos comentários. Ainda está com dificuldades para escolher seu nome de marca? Entre em contato comigo e eu vou te ajudar. 

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