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Aprendemos com o colapso de empresas como a Kodak e a Blockbuster que uma cultura corporativa projetada apenas para sustentar e gerenciar o sucesso existente pode ser o fim de uma empresa. Sua marca precisa ser ágil para evoluir e atender as necessidades dos clientes que mudam rapidamente. Por isso, é crucial que entenda como estimular a inovação na sua empresa.

Sabemos que uma das melhores maneiras de mudar um mau hábito é substituí-lo por um bom hábito. Com isso em mente, se você é um executivo ou faz parte da equipe de desenvolvimento de produto ou inovação, aqui estão alguns hábitos chave que você deve repensar se realmente quiser inovar na empresa.

Todas as marcas dependem fortemente da inovação. Seus líderes devem buscar constantemente novas maneiras de inovar, porque não é possível resolver novos problemas com soluções antigas.

A inovação é fundamental em todos os setores. Porém, é necessário não apenas usar como frase de efeito, mas dedicar tempo para entender completamente o processo de inovação.

Como Estimular a Inovação na Sua Empresa

O QUE É INOVAÇÃO?

Os termos inovação e criatividade são frequentemente usados como sinônimos. Embora semelhantes, não são a mesma coisa. Usar a criatividade nos negócios é importante porque promove ideias únicas. É um componente chave da inovação.

Para que uma ideia seja inovadora, ela também deve ser útil. Ideias criativas nem sempre levam a inovações porque não necessariamente produzem soluções viáveis ​​para problemas complexos.

De maneira bem simples, a inovação pode ser entendida como um novo produto, serviço, modelo de negócios ou estratégia. As inovações não precisam ser grandes avanços tecnológicos ou novos modelos de negócios. Elas podem ser tão simples quanto atualizações e melhorias no atendimento ao cliente ou recursos adicionados a um produto já existente.

A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO

Desafios e mudanças são inevitáveis. A inovação pode ajudá-lo a ficar à frente. Aqui estão três das principais razões para estimular a inovação na sua empresa.

A inovação permite adaptabilidade. A crise sanitária de 2020 interrompeu vários negócios em uma escala nunca vista ou imaginada. Diversas operações se tornaram inviáveis. Muitas empresas ainda sustentam resultados negativos dessa mudança radical porque se apegaram ao status quo. A inovação é muitas vezes necessária para que as empresas se adaptem e superem os desafios da mudança.

A inovação promove o crescimento. A estagnação é extremamente prejudicial para qualquer negócio. Alcançar o crescimento organizacional e econômico por meio da inovação é a chave para se manter à frente em um mundo altamente competitivo e em constante mudança.

A inovação diferencia as marcas de seus concorrentes. Todos os negócios lidam com vários concorrentes que oferecem produtos ou serviços semelhantes. A inovação cria vantagem competitiva e diferenciação para sua marca.

Como Estimular a Inovação

A inovação exige que você colabore com outras pessoas, supere resistências e invista tempo e recursos valiosos na geração de soluções. Também pode ser algo altamente desencorajador porque muitas ideias geradas durante o processo podem não ir a lugar nenhum. Ainda assim, o resultado final pode fazer a diferença entre o sucesso ou o fracasso de sua marca.

Vamos ver cinco comportamentos que você precisa mudar para estimular a inovação na sua empresa.

Pare de focar em produtos e comece a se concentrar em problemas.

A compreensão dos problemas dos clientes requer o desenvolvimento da empatia, o que  exige novas formas e métodos de pesquisa e análise.

Cada problema descoberto representa uma oportunidade para oferecer um novo valor. Entender os clientes profundamente também permite que você não apenas ofereça novas soluções, mas também melhore sua marca em cada ponto de contato entre sua empresa e o mercado.

Naturalmente, falar com os clientes sobre seus problemas sem ter qualquer produto definido ou solução em mente pode parecer desagradável e até mesmo assustador para muitos. Mas a verdade é que esta forma de interação com o cliente é fundamental para competir melhor nos mercados existentes, bem como identificar e desenvolver as inovações mais promissoras.

Pare de pensar linearmente e comece a pensar exponencialmente.

Concentre-se no futuro, não no passado. O mundo está se tornando mais transparente, mais aberto, e muitas marcas estão reinventando o que significa ser uma empresa de sucesso. Ao alavancar as mais novas tecnologias e inovar em modelos de negócios as startups podem penetrar nos mercados existentes a uma velocidade vertiginosa.

É preciso ir além do pensamento linear. Evitar o foco exclusivamente em melhorias incrementais e redução de custos. Isso muitas vezes resulta em produtos mais baratos, mas que eventualmente perdem o seu valor para os clientes. Para ser bem sucedido, você não deve se concentrar apenas em sustentar os negócios existentes, mas também investir tempo, pesquisa e experimentação no avanço da inovação.

Pare de desincentivar comportamentos empreendedores e promova o intraempreendedorismo.

O fracasso é um passo necessário no caminho para o sucesso, e ter medo de falhar é uma das razões mais citadas porque a própria cultura corporativa não consegue produzir inovação. Se você incentiva as pessoas a serem ousadas, mas não oferece um ambiente seguro para falhar, você está simplesmente criando medo.

Podemos mudar a maneira como pensamos no fracasso por entendê-lo como aprendizado necessário. A capacidade de uma organização de aprender e traduzir insights em ação rapidamente, é a vantagem competitiva final. Não podemos deixar o estigma de “fracasso” ficar no caminho da inovação.

O talento empreendedor quer explorar possibilidades, eles querem se mover rapidamente, desafiar suposições e perseguir o impossível. No entanto, a cultura empresarial predominante impede e até pune esses comportamentos mais ousados.

As organizações devem estar prontas para compartilhar as vantagens da inovação bem-sucedida através de ações como participação nos lucros, bônus e orçamentos aumentados para talentos adicionais, à medida que eles alcançam a validação do mercado em novos empreendimentos.

Steve Jobs disse uma vez:

Não faz sentido contratar pessoas inteligentes e depois dizer-lhes o que fazer. Contratamos pessoas inteligentes para que eles possam nos dizer o que fazer.

Pare de fazer as perguntas erradas e comece a se concentrar no que gera o progresso.

O sucesso de seus métodos de inovação depende das perguntas que você está fazendo.

A maioria dos líderes empresariais luta para encontrar a pergunta certa, bem como elaborar o tempo certo, e a maneira correta de perguntar. Infelizmente, você gerencia o que você mede, e você mede com base na pergunta feita.

Normalmente, isso significa medir iniciativas de inovação usando as mesmas métricas de negócios ou produtos com décadas de existência. Qual é o ROI? Quando vamos ver isso?

Ao entrar em território desconhecido, o foco no ROI muito cedo pode ser letal, já que você corre o risco de matar uma ideia com monetização prematura ou subestimar seus esforços de inovação. Sendo assim, a única maneira de prever de forma verdadeira o ROI é olhar para os mercados existentes. Nesse caso, puxando a organização de volta para o trabalho incremental.

Para gerar resultados de inovação bem-sucedidos, devemos lançar as bases da cultura da inovação dentro da empresa, e há várias perguntas chave que podemos fazer:

  • Quem são exatamente seus clientes potenciais?
  • Que problemas eles estão tentando resolver, como e por quê?
  • Nossa solução existente é algo que devemos manter ou jogar fora?
  • Que canais são melhores para ter uma comunicação de qualidade com os clientes? Por quê?
  • Qual é o impacto que podemos ter sobre o cliente e por que fazê-lo?

Se você é uma startup, é fácil fazer essas perguntas, mas em grandes empresas, são necessárias novas habilidades de liderança que permitam a mentalidade de inovação, onde os funcionários estejam voltados para o cliente, movam-se com rapidez e agilidade e busquem evidências de mercado para a tomada de decisões.

Pare de escolher os inovadores e comece a espalhar a mentalidade inovadora.

Grandes corporações investem em inovação de várias maneiras, incluindo aquisições, fusões, fundos de risco e incubadoras ou laboratórios de inovação. Então, esta é uma boa abordagem, mas sendo encarada como algo separado, não prepara a empresa como um todo para os mercados voláteis de hoje.

É preciso transformar a cultura de modo que toda a organização tenha habilidades empreendedoras. Porque esta é a única maneira de sobreviver a longo prazo. 

Todo mundo fala sobre “inovar” na empresa e sobre negócios disruptivos, mas isso não é apenas sobre a construção de novos produtos. Trata-se de inovar o negócio em si. Marketing, atendimento ao cliente, vendas e outros departamentos podem descobrir novos valores a serem criados com foco nos clientes. Enquanto nem todo mundo vai “inovar” no sentido de criar produtos diretamente, a inovação pode vir de qualquer lugar.

A boa notícia é que a inovação pode ser aprendida. Porque as formas de inovar são inúmeras. Experimente algumas abordagens para aumentar sua capacidade de inovação.

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