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Ao entender como o algoritmo do Instagram funciona em 2020, podemos explorar as infinitas possibilidades dessa plataforma e criar conteúdo atraente que gera tráfego orgânico.

O Instagram mudou muito nos últimos anos. Sendo assim, temos praticamente três redes sociais em uma: Feed, Stories e IGTV. A primeira grande mudança que impactou a maneira das marcas trabalharem foi a apresentação deixar de privilegiar a ordem cronológica para focar no conteúdo.

Muitos influenciadores sentiram que estavam perdendo seu público. Muitas contas sentiram a queda em seu alcance. Esse assunto já é habitual aqui no blog. São muitas as dúvidas e mitos envolvidos nesse tema, justamente por isso que de tempos em tempos eu volto nele.

Como o Algoritmo do Instagram Funciona em 2020

Dúvidas Frequentes sobre o Algoritmo

O funcionamento do algoritmo do Instagram ainda é um mistério para muitos. No entanto, entender essas peculiaridades vai te ajudar na hora de planejar e publicar seu conteúdo. E o mais importante, vai te livrar de acreditar em fake news e mitos. Para começar, vamos às dúvidas mais comuns.

De maneira geral essas são as perguntas que as pessoas mais fazem.

Telegram

O tipo de conta influencia o alcance?

Essa dúvida é bem comum. Como existe a possibilidade de escolher o tipo de conta que você quer trabalhar, muitos usuários acham que essa escolha precisa ser estratégica também para a definição do sucesso no engajamento.

No Instagram temos três tipos de contas (perfis):

  • Pessoal
  • Comercial
  • Criador de Conteúdo

O Instagram explica que o tipo de conta não altera em nada com relação ao alcance e engajamento. O que importa na verdade é o quanto as pessoas interagem com seu conteúdo.

Então, se você não tem um bom alcance, não é por conta do tipo de perfil, mas porque as pessoas não estão se interessando pelo seu conteúdo. Segundo o Instagram, nem mesmo se a conta é verificada impacta no alcance do conteúdo.

Vídeos geram mais engajamento que imagens?

Esse é outro mito. Na verdade o que importa é a preferência do usuário. O Instagram também entrega mais vídeos para quem assiste mais e mais fotos para quem interage mais com fotos.

Então, nesse caso, você precisa observar o comportamento da sua audiência. É claro que o vídeo nos permite criar um conteúdo com mais profundidade e personalidade. Isso só será atraente para quem de fato para e assiste.

Não é o Instagram que dá preferência para um tipo de conteúdo ou outro, é a sua audiência. Sendo assim, só você poderá determinar a resposta.

Grupos para engajamento melhoram a performance dos posts?

Será que funciona mesmo compartilhar seu post para conseguir muitas interações e assim bater o algoritmo? O Instagram responde que para um engajamento momentâneo sim, claro que ajuda. Já que compartilhando nos seus grupos de Telegram e WhatsApp você receberá muitas curtidas e comentários.

Contudo, para o sucesso duradouro não vai mudar muita coisa.

Outro ponto importante é que o Instagram valoriza autenticidade e transparência. Isso significa que o algoritmo identifica comportamento vindo desses grupos e eles estão sempre trabalhando para ignorar comportamentos que não sejam engajamentos verdadeiros.

Usar ferramentas de agendamento prejudica o alcance?

Não. O que prejudica o alcance é postar e sair correndo. Se você não investe tempo na plataforma, você não é um usuário interessante. É preciso responder os comentários e criar conteúdo fresco como Stories e Lives.

Como o Algoritmo do Instagram Funciona em 2020

Como o Algoritmo do Instagram Funciona

Para entender melhor o atual algoritmo do Instagram, vamos voltar no tempo. Em 2016, o Instagram anunciou o fim do feed cronológico reverso e a adoção de um feed semelhante ao do Facebook.

Isso significava “colocar amigos e família em primeiro lugar”. Por isso existe o mito de que contas comerciais podem ter um desempenho não tão bom quanto contas pessoais.

Além dessa alteração sobre a ordem de apresentação do conteúdo, o Instagram anunciou melhorias nos feeds dos usuários, dando prioridade a postagens novas e relevantes.

Em janeiro de 2019, o Instagram reconheceu a crescente preocupação do público com o algoritmo e quebrou o silêncio em uma série de tweets.

A principal afirmação do Instagram foi com a personalização da experiência. Então, o grande lance de todas essas mudanças no algoritmo tinham como objetivo deixar a plataforma agradável para cada usuário.

Estratégia de Conteúdo

O melhor resultado com relação a todas essas mudanças foi o despertar das marcas para a necessidade de criar uma estratégia de conteúdo. Em outras palavras, criar conteúdo consistente de alta qualidade que sobreviva a todas essas alterações no algoritmo.

Quando você percebe que seu engajamento está caindo, nem sempre é culpa do algoritmo. É preciso acompanhar os interesses e comportamentos da sua audiência para que eles se sintam realmente interessados pelo que você tem a dizer.

O objetivo do Instagram é ter cada vez mais usuários ativos. Eles precisam de usuários comprometidos que passem muito tempo na plataforma. Aqueles que verão os anúncios. Os que geram lucro. Se você não ganha dinheiro com likes, o Instagram também não. O Instagram ganha dinheiro com anúncios, mas ele só terá anunciantes se tiver usuários ativos.

Como o Algoritmo do Instagram Funciona em 2020

O Que Mudou em 2020

Como já vimos, o algoritmo do Instagram está tentando mostrar a você, em seu feed, as pessoas que você conhece e se importa. Ele usa métricas simples, como interações e o tempo gasto nos perfis de outras pessoas.

Note que as contas que você mais interage são aquelas que mais aparecem para você. O Instagram entende interação como amizade, e você aparecerá com mais frequência nos feeds dos “amigos”.

Como o Algoritmo do Instagram Funciona nos Stories

Os Stories que aparecem logo no começo da listagem são de contas com as quais você mais se envolve, seja por meio do feed ou stories.

O algoritmo do Instagram Stories também prefere conteúdo mais recente. Isso para garantir que esteja sempre mostrando as últimas postagens de suas contas favoritas.

Outra dúvida comum é sobre como o Instagram classifica quem visualizou seus Stories no Instagram. De acordo com o Instagram, as pessoas que você vê no topo da lista de espectadores são aqueles com quem você mais interage.

Minha dica é que você mantenha a consistência postando nos Stories.

Claro que, levando em consideração qualidade e quantidade. Se você dividir seu conteúdo ao longo do dia, sempre terá algo novo para seus seguidores, aumentando assim a chance de aparecer em primeiro na lista de Stories. Não poste vários Stories de uma só vez.

Como o Algoritmo do Instagram Funciona em 2020

Como o Algoritmo do Instagram Funciona no IGTV

O Instagram seleciona vídeos com base em seus interesses e em quem você segue, e você também pode assistir a vídeos populares na aba “pesquisar”.

Da mesma maneira que acontece com os Stories, você pode compartilhar vídeos do IGTV com seus amigos por meio de mensagens.

O Instagram seleciona vídeos que provavelmente você vai gostar. São vídeos de pessoas que você segue e vídeos escolhidos pelo próprio machine learning do Instagram.

Então, como você pode trabalhar para que seus vídeos do IGTV tenham mais chances de serem vistos por públicos novos (e existentes)?

Faça bom uso da prévia do seu vídeo.

Antes, os vídeos do IGTV ficavam em uma outra área separada do feed geral do Instagram. Hoje, o Instagram apresenta uma prévia do seu vídeo dentro do próprio feed. Por isso, você deve fazer bom uso desse primeiro minuto de vídeo. Se as primeiras pessoas impactadas interagirem com seu conteúdo e se interessarem a assistir mais do seu vídeo, o Instagram vai entender que o conteúdo é relevante para outros usuários.

Como o Algoritmo do Instagram Funciona no Explorar

O explorar do Instagram é a aba de pesquisa, que aparece quando você clica na lupa do menu inferior. Essa área funciona como o próprio algoritmo geral, e o Instagram tem trabalhado bastante para tornar essa seleção de conteúdos cada vez mais personalizada para cada usuário.

No geral, a página explorar e o feed são bastante semelhantes. Ambos oferecem conteúdo que o Instagram considera mais interessante com base nas suas interações.

Por isso, quando você acessa essa aba do Instagram, o resultado é totalmente diferente do que pode aparecer para outra pessoa. Porque foi especificamente adaptada para ajudá-lo a encontrar novos conteúdos de que você goste, com base no que você já curte no Instagram.

Entender exatamente como o algoritmo funciona é uma enorme vantagem para quem deseja aumentar seus seguidores e criar uma marca forte no Instagram.

Como Usar o Algoritmo do Instagram a seu Favor

Com tudo o que você aprendeu nesse artigo, já é possível aproveitar o melhor do algoritmo. Não se trata de criar gambiarras ou artimanhas. Aqui estão mais dicas para você sair em vantagem com o algoritmo do Instagram em 2020.

Incentive as interações no Instagram Stories

Os adesivos nos Stories do Instagram são uma ótima maneira de incentivar o engajamento. E quanto mais engajamento nas suas postagens, maior será o impulso do algoritmo a seu favor.

Existem muitos adesivos do Instagram, mas os melhores para impulsionar o engajamento são as enquetes e o quiz.

Abuse da criatividade e conquiste a atenção dos seus seguidores.

Desperte o interesse para iniciar conversas

Onde quer que você compartilhe seu conteúdo, sempre pense em como pode iniciar uma conversa. Se o algoritmo entende que existe um relacionamento, ele vai destacar seu conteúdo.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é escrever boas legendas que promovam o engajamento. Pode ser algo tão simples quanto pedir a seus seguidores que comentem compartilhando seus pensamento ou sentimentos.

Otimize suas hashtags

Adicionar hashtags às suas postagens é uma das maneiras mais eficazes de alcançar mais pessoas no Instagram, o que significa mais “visualizações” para o algoritmo do Instagram levar em consideração.

E com uma boa estratégia de hashtag, você não alcançará apenas mais pessoas, alcançará pessoas relevantes para seus negócios e com maior probabilidade de se envolver com seu conteúdo.

Como Usar Hashtags no Instagram

Invista nas lives

As lives são uma ótima oportunidade para criar conteúdo com seus parceiros, conquistando uma nova audiência.

Além disso, as lives indicam para o Instagram que você é ativo e participativo, conversando e interagindo com sua audiência já existente. É uma ótima oportunidade para avaliar o conteúdo que seu público mais se interessa.

Use o Instagram Analytics

Sempre observe o que está funcionando. Analise quais stories e posts tiveram melhores resultados e trabalhe essa informação para conquistar cada vez mais o algoritmo.

Por isso, acompanhe e monitore o desempenho do seu conteúdo. Ter uma estratégia para entender melhor o que está funcionando (e o que não está) ajudará você a elaborar um plano bem ajustado, economizando tempo e esforço a longo prazo.

Otimize seu conteúdo do Instagram e aumente seu engajamento, comparando os tipos de post ou fotos com melhor desempenho e aplicando esses aprendizados a sua estratégia.

Conclusão

São muitas as táticas que você pode aplicar. Em resumo, o mais importante é manter o engajamento da sua audiência. Construir um relacionamento genuíno com seus seguidores é a única maneira de obter sucesso no Instagram.

Precisando de ajuda para entender como o algoritmo do Instagram funciona, conte sempre comigo. Entre em contato e siga meu perfil no Instagram.

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